Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

HAN-KENGAI Jacaré

Dougb201008/10/2010 22:07
HAN-KENGAI Jacaré
Galera esse é um projeto para o futuro, é um junipero jacare estou pensando em fazer o estilo HAN-KENGAI ou ainda KENGAI.

Gostaria de orientações onde podar ou qualquer outra dica.

Sei que ele esta bem longe do esperado, mas como era uma muda cobaia a primeira que ganhei que me incentivou a gostar de bonsais e como que estava ali jogada resolvi começar a trabalhar para o futuro que sei que ira demorar.........

nickyfury09/10/2010 08:24
bonsai
Dougb2010, a grande vantagem em trabalhar com juniperos, de qualquer variedade, é a possibilidade de aramar e dar ao tronco e galhos os movimentos mais sinuosos que se pode imaginar. Sua planta está bem encaminhada e precisa apenas de um bom arame nessa fase, dentro do que eu escrevi acima, para converter-se num ótimo pré bonsai. 😄

Considerando isso, é razoável supor que, dentro dos estilos pretendidos, o melhor a meu ver é o kengai. Para formatar, aconselho reduzir a altura do tronco superior, bem como aramar o tronco que desce, dando a ele um movimento bem sinuoso lateralmente, de forma a permitir que os galhinhos que irão formar a estruturação principal fiquem situados sempre do lado de fora das curvas. Esses galhinhos, é claro, terão que ser oportunamente aramados para formar o que chamam de "patamares". Mas, agora, isso não é primordial, podem ser deixados em paz para encompridarem um pouco mais. 😄

Veja minha sugestão para mudar para melhor:

O tronco superior, ao invés de ser cortado na linha vermelha, vc retira toda casca dele, transformando-o em um interessante jin. Depois, arame ele e faça um movimento bem sinuoso (ao secar, ele ficará com a forma sinuosa). O tronco que desce, recebe curvas bem acentuadas (o desenho é apenas para dar uma idéia, não precisa seguir exatamente como fiz). 😄
Dougb201009/10/2010 10:12
Ola nickyfury obrigado pelasa suas dicas, so a sua imagem não esta carregando, tenta postar ela novamente para eu dar uma olkhada na sua sujestão.

Obrigado valeu..................
Dougb201011/10/2010 16:06
Ola boa tarde, nickyfury estou postando a imagem que voce em enviou por e-mail da sua sujestão.

Obrigado

Rafael Pontes11/10/2010 18:19
Dougb2010 vc tem um belo material pra trabalhar! dentro de algum tempo vc já vai conseguir um pré com a estilização em andamento!!!
Agora é só acompanhar ela e adubar direitinho pra ela engrossar!
Assim que der usa o escordor/mamadeira pra acelerar o processo! ou então faz um monte de furos pequenos nessa garrafa que ele ta plantado pra servir de escorredor... nao sei se funcionaria mas ja ia dar uma boa base pras raízes dela que tem q ser bem fortes verticalmente pra segurar o peso do kengai!
Dougb201011/10/2010 20:54
Valeu RAFAEL pelo incentivo, vou fazer uma montagem aqui e assim que estiver pronta eu posto, para ver o que vc acham....

obrigado.
Dougb201031/10/2012 14:51
GALERA DEPOIS DE MUITO TEMPO ACHEI O TÓPICO E RESOLVI POSTAR COMO ELA ESTA AGORA.

SEI QUE NÃO MUDOU MUITO POIS JUNIPEROS VOCÊS SABEM O QUANTO DEMORA PRA CRESCER E ENGORDAR.
EU FIZ UMA PEQUENA AMARAGEM SÓ PRA MOSTRAR MELHOR OS GALHOS NAS FOTOS.

SEGUE AS FOTOS ATUALIZADA, AJUDA E DICAS SEMPRE É MUITO BEM VINDA.

SEM QUERÊ EU ACABEI ACHANDO A FOTO DE QUANDO EU GANHEI ELA A MUITO MUITO TEMPO.
Lucas Sbardelotto31/10/2012 18:54
muito bonita e bem encaminhada, tem futuro.
Elio31/10/2012 19:32
Dougb, está ficando muito bonito.
Para dar uma melhorada sugiro puxar a ponta da cascata para a frente do vaso. Também, abaixar bastante a copa. Nesse estilo a copa não deve ser mais importante do que a cascata.

Parabéns. Está sendo bem conduzido!

abraço
gil_fuka02/11/2012 22:11
Lindo exemplar!
Parabéns!
Dougb201003/11/2012 09:37
Elio escreveu:
Dougb, está ficando muito bonito.
Para dar uma melhorada sugiro puxar a ponta da cascata para a frente do vaso. Também, abaixar bastante a copa. Nesse estilo a copa não deve ser mais importante do que a cascata.

Parabéns. Está sendo bem conduzido!

abraço

Ola amigo Elio, você se refere mais ou menos assim?
Foi o que eu entendi!

Não sei bem certo como proceder com a copa, estou meio inseguro!
Falvez seria isso, mais ou menos!
Seph190303/11/2012 10:19
Boas prejeções, Doug, acompanhando!
Elio03/11/2012 20:09
Perfeito Dougb!
É exatamente isso, tanto na copa como na cascata. Talvez puxar a cascata um pouco menos.

abraço
wellingtonfonsecan03/11/2012 21:26
Esse eu quero ver e acompanhar, muito bom Dougb, sucesso ai, Abraços
Dougb201005/11/2012 08:54
Valeu galera vou fazer as intervenções assim que puder eu posto novamente.

Valeu.......... 😂 😄
Dougb201019/11/2012 11:56
Pessoal fiz novas intervenções, seguem as fotos abaixo.

Caso alguém tenha sugestões que venham a melhorar, são bem vindas.

Dougb201019/11/2012 11:57
Nesta foto marquei em vermelho onde eu queria ter feito mais uma volta com o galho, conforme proteção anterior, mas acontece que na hora de torcer o galho acabou rachando mesmo eu utilizando a rafia! Então tive de desistir! 🙁

Eu poderia também ter puxado um pouco mais para a frente mas acontece que este galho que eu marquei na foto iria ficar batendo no vaso, e cortar fora ele acho que não seria uma boa esteticamente!
Dougb201019/11/2012 12:00
Pessoal alguém tem alguma opinião?