Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Hibisco mame

Mateus09/10/2010 16:32
Hibisco mame
Olá...

Estou com este hibisco que consegui a partir de estaca e queria saber se é possivel transformá-lo em um mame.Se possível,pode haver uma diminucão de suas folhas e flores?

Abraços!!!
marco_avelar09/10/2010 17:37
As flores eu acho que não, as folhas sim! é só desfolhar uma ou duas vezes ao ano, não colocar muito adubo com muito nitrogênio, não regar em excesso e deixar pegar bastante sol.

Nos mames a grande dificuldade é manter o solo úmido, então, coloque os vasos dentro de outro vaso com areia e regue como se fosse um vaso maior.
Mateus22/10/2010 22:03
Atualizando...

Já com algumas folhinhas... 🙂

nickyfury23/10/2010 13:13
bonsai
Mateus, ae o que vc visa é a construção de um mini bonsai, ou mame, aconselho então proceder a alguns cortes no tronco, para agregar maior movimento e permitir uma melhor conicidade. Nesse sentido, ao replantar, vc inclina a planta um pouco para a esquerda (considerando a primeira foto). Dessa maneira, a curvatura no meio do tronco dará movimento inicial. Corte na linha vermelha, conforme marquei na foto:

http://lh6.ggpht.com/_jl04iqmhjnY/TML5h_2QNQI/AAAAAAAAK24/RVDYxJSNSQg/s512/hibisco.jpg

Com o material que sobrar, ainda poderá formar mais uns tres mame, se quiser. A tampinha mostrada na foto, vc faz um furo nela bem no centro e usa como vasinho de treinamento. Plantas pequenas requerem vasos pequenos, para isso, tem que condicionar as raízes desde cedo.

O substrato ideal para mame é do tipo vendido pronto, chamado PLANTMAX, PLANTAX ou BIOPLANT. Ele é composto dentre outras coisas por: vermiculita, fibra de coco e de pinus queimadas. Muito rico em humus, permite boa drenagem e favorece a emissão de novas raizes, cuidando de sua proteção e manutenção. Como é muito leve, triture caco de telha até ficar com granulos diminutos e cubra o solo com eles, ou então pedriscos lisos, de areia grossa de construção, peneirando os menores que puder. 😉

Lembrando que os mini bonsai devem ficar acondicionados em bandejas plasticas, contendo areia grossa de rio. Isso proporciona boa umidade, vez que a terra nos vasinhos seca muito rápido, ocasionando perdas se não observar esse detalhe. Mantenha a bandeja com os mini em local semi sombreado, onde recebam luz e calor solar indiretos. Os meus ficam protegidos por sombrite, disposto um metro e meio acima das bandejas. 😄
Mateus23/10/2010 22:15
Olá nickyfury...

Obrigado pela atençao e por essa ENORME ajuda...Era tudo o que precisava... 😉

Vou esperar ela se recuperar e desenvolver um pouco mais para ver o que é possível fazer com ela,mas achei sua ideia bem interessante de diminuir ainda mais seu tamanho,porem, se ela ficar menor,suas folhas tambem diminuem?E em relaçao as flores(se ela florir...)de um mame de hibisco, deve-se deixar ou remover?
nickyfury24/10/2010 08:17
bonsai
Mateus, aí teremos duas possibilidades:

A primeira, seria a de retirar todas as folhas, para realçar a flor. Isso é muito comum nas fotos de mini bonsai japonesas que vejo na net ou nas revistas especializadas de bonsai publicadas naquele país e que coleciono: Bonsai Sekai e Kinbon. Eles fazem isso tanto em relação às flores como aos frutos, quando houver. 😄

A segunda seria manter as folhas, procedendo a mais desfolhas, reduzindo-as. Mas isso irá depender, tambem, da variedade de hibisco que vc está cultivando. Algumas variedades, por exemplo, possuem folhas e flores menores. Há outra, inclusive, que tem as folhas variegadas (bordas brancas, centro verde ou vice versa). Então, nesse caso, o tamanho das folhas não implica em sua redução via desfolha.

De qualquer forma, sendo essa uma florifera, sua principal caracteristica será sempre a floração, razão pela qual as flores não deverão ser retiradas. As folhas até podem sair, mas as flores não, ok?

Veja a capa dessa revista da kinbon, por exemplo, que mostra um marmeleiro japones, chamado KARIN. As folhas foram retiradas para realçar a frutificação:

Nesse mini bonsai de piracanta, porém, as folhas são mantidas, pois têm tamanho proporcional em relação ao fruto. Repare no tamanho do vaso, se não é quase o mesmo de uma tampinha plastica de garrafa pet:

Mateus18/02/2011 22:48
Atualizando...
Fiz uma poda e desfolha nela (tava cabeluda hehehe) para melhorar a estrutura e retirar aquela cicatriz no topo do tronco. Mas ainda tenho uma duvida: Ela está plantada na mesma bacia de outro hibisco,por isso queria saber quando posso transplantar ela para outro vaso,lembrando que ela foi obtida através de estaca. Aguardo respostas e opiniões...

Até mais!!!
Ricardo Paiva19/02/2011 01:07
Mateus, se dá pra transformar em bonsai, não sei se vocvê já copnhece, mas veja o trabalho que o Walter Pall fez com uma simples muda de hibisco.

Todo o desenvolvimento tem registro fotográfico, olha o link:
http://walter-pall.de/floweringhibiscus_nr__1.jpg.dir/index.html
Mateus29/03/2011 21:36
Uau!!!Baita evolução... 😲
Nem dá pra acreditar que era só uma mudinha desajeitada... 😂
Mateus06/04/2011 18:00
Atualizando...

Fiz o transplante para outro vaso, com um substrato mais drenante...

Atras

Abraços!!!
Mateus27/04/2011 16:18
Depois de algumas modificações...

Ate mais!!!
edson060527/04/2011 20:12
Caro Mateus,
é preciso dar uma chance para a coitadinha... 🙄
Você tem feito podas muito frequentes. Assim a planta não se desenvolve; tem que deixar enfolhar e crescer 😉

Abraço.
Edson.
Mateus27/04/2011 21:00
Eu tive que fazer isso porque o 2 galho da esquerda estava ''roubando'' toda a energia da planta, impedindo que os outros galhos se desenvolvessem...

Mesmo assim muitissimo obrigado por esse puxão de orelha, agora vou maneirar nas podas e deixar ela se desenvolver melhor...
Afinal, é com alguns erros que a gente aprende... 😂
Mateus18/05/2011 17:14
Atualizando...

Agora vou deixar ela crescer a vontade por enquanto..

Abraços!!!
Mateus02/06/2011 21:24
...🙄...
Mateus13/07/2011 18:06
Olá pessoal... 😛
Estou postando novas fotos da minha estaquinha de hibisco q já vai florescer :

Abraços!!
Mateus02/08/2011 17:21
Agora a flor:

RCasagrande02/08/2011 18:47
BELA PLANTA E FLORAÇÃO... 😂

ABRAÇOS...
Mateus18/08/2011 14:25
Então, pena q a floração durou pouco pq dias depois ela foi devorada por formigas e ficou assim:

Depois cortei o galho alto e tirei os arames

Abraços
Mateus29/08/2011 17:09
Brotação 😄

😉
Ricardo Paiva29/08/2011 21:25
Mateus, aproveite que ainda e tente dar uma sinuosidade no tronco e galhos. Seu hibisco está com o mesmo problema que o meu que é o tronco reto.
Mateus23/01/2012 17:27
Olá a todos...
Como não pretendo investir mt nessa plantinha, rsolvi passá-la pra um vasinho de treinamento (q eu msm fiz heheh):

05-01-12

Até +!!!
Guilherme Luz27/01/2012 22:02
Olá amigo, desculpe eu me intrometer.

Mas gostaria de lhe fazer uma humilde sugestão...

que vc removesse esse ápice pois o tronco se mostra muito reto, dessa forma vc aproveitaria o ápice retirado para fazer uma nova muda, e daria mais movimento ao tronco...

Veja a projeção (tá meio amadora mas ilustra bem o que quero dizer...)

Dessa forma vc trabalharia a triangulação nas duas copas, tenho certeza que ficaria muito charmoso.

Acompanhando...
Ricardo L C27/01/2012 22:32
ACOMPANHANDO>>>>>>>>>>