Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

pau-ferro / jacarandá mimoso / e angico - como engordálos?

CARLOVICH10/10/2010 11:02
pau-ferro / jacarandá mimoso / e angico - como engordálos?
Pessoal, tenho mudas de tamanho variado, mas todas com mais de 70cm... para variar relativamente finas....!!! o pau ferro se tentar dobrar ... 😲 ... quebrará so na intenção...rsrs.. pergunto... passo o serrote.. e espero brotar novamente... ou tento criar raizes em cima a proveitando seus galhos fartos e sinuosos lá ... bem lá em cima... !!!
rsrs
abrçs e fico no aguardo!

Leandro
Donegá18/10/2010 22:05
Ola Carlo,

Se tem várias mudas, tente fazer uma experiência com que lhe pareça menos promissora, ou com duas até, tente uma com alporque e outra com poda radical.

se quiser defazer de alguma muda de pau-ferro, sou candidato, rsrsrs. Tentei plantar algumas sementes mas nenhuma vingou e acho a tonalidade do tronco desta espécie mt bonita.

Abraços.
Kappenberg10/02/2011 11:21
Olá,

Eu, que só fico pedindo ajuda, não posso deixar de passar a oportunidade de ajudar. 😉

Para a germinação de pau-ferro, aí vai o roteiro que funciona muito bem aqui no Sul:

1) Pegar as bagas do chão, e secá-las até que virem um chocalho. Quanto mais chocalhar, quanto mais seco for o barulho, melhor.
2) Abrí-las cuidando para não quebrar as sementes.
3) Lascar as sementes com um faca, tirando uma lasca bem pequena da casca marrom que elas têm, o suficiente para que a água entre em contato com a parte interna (geralmente um amarelo esverdeado).
4) Deixar as sementes de molho na água, de preferência num dia quente, até que elas inchem um pouco.
5) Colocá-las no substrato, que deve ficar com pouca água.

Comigo funcionou nas vezes que eu fiz.

Espero que alguém aproveite.
Rafael Spinola16/07/2011 17:58
Carlos, posso lhe ajudar, sobre como dar forma e "engorda-las" sobre as formas faço o seguinte: todas elas pegam podas drásticas, mas, se houver um mínimo de flexibilidade faça o seguinte: deite a muda no escorredor de macarrão com a metade das raizes dentro do escorredor e metade acima do nível, (retire o saco ou o vaso) essa parte que ficou para cima (ainda com terra) será eliminada gradativamente, regue forte dia a dia e a terra sairá e as raizes morrerão, ficando só as raizes da parte de baixo, continuando: com a parte aérea faça tipo um arco ou berimbau, pegue um arame em um galho forte na parte de cima e envergue um pouco (com segurança) e ela irá dobrando aos poucos, coloque arame! porque vc poderá ir apertando como uma válvula aos poucos (tipo duas vezes ao mês) em menos de 1 ano as raizes que ficaram para baixo tomarão formas bonitas formando um nebari lindo e a copa se formará de acordo com o que vc conduzir (com podas). tenho muito sucesso com os paus ferros, mas vendi todos e não sei se tenho registro de fotos para lhe mostrar, mas segue o jacarandá da Bahia e um tamarino que fiz com esse método!
Boa sorte amigo!
jacarandá da Bahia

Tamarino
Rafael Spinola16/07/2011 18:00
Esqueci de falar sobre a engorda, coloque no escorredor e deixe o escorredor no chão de terra (se possível terra boa!) enterre a metade do escorredor.
Abração!