Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jasmim Laranja

12
Guilherme Cahú12/10/2010 11:35
Jasmim Laranja
Ontem comprei uma mudinha de Jasmim "de cheiro", que é o Jasmim que suas flores com cheiro (mas não sei qual é a espécie, exatamente - devem existir várias - com certeza! xD).
Falei "de cheiro" porque tenho um que é "sem cheiro". ^_^
EDITADO: OK, segundo o pessoal, é Jasmim Laranja...

Só tinha 2 mudas lá, ambas sem 'movimento', mas isso não importa pra mim =P
Bom, as fotos são as seguintes:

121020101927 por Kang Zeng Bang, no Flickr

A minha intenção é fazer dele uma árvore forte, bem viva e frondosa.

Como ela não tem galhos ramificados, fiquei sem conseguir imaginar algum estilo ou forma para ela... Por isso, gostaria de sugestões...

Obrigado desde já! o/
hsp12/10/2010 13:22
Ola meu amigo. Me parece ser uma murta, tenho uma, crescimento vigoroso durante o verao, no mais, ao menos em Curitiba, fica dormindo. Abracos.
Rafael Pontes12/10/2010 15:02
Ô Guilherme, axo que se vc conduzir ela desde já dando um movimento no tronco bem sinuoso e aproveitando esses galhos que já nascem desencontrados caimuito bem um chokkan, ou moyogi ou shakan!!!

boa sorte com ela!!
Pethrus Barros12/10/2010 15:05
Jasmim Laranja
Guilherme Cahú12/10/2010 15:28
Valeu pela ajuda e pelas dicas, pessoal!
Agora retirei a gema apical.
Vamos ver onde saem as ramificações ;D
Paulo César Morais13/10/2010 00:56
o nome científico é Murraya paniculata, os nomes populares vão variar de

acordo com a região: murta, jasmim laranja, etc etc
Guilherme Cahú13/10/2010 11:11
Beleza, valeu! =D

Mas alguém tem alguma sugestão e/ou projeção para a planta? ^_^
Guilherme Cahú01/02/2011 20:39
Posso fazer uma desfolha nele nessa época?
Pedro Reimão01/02/2011 21:37
Guilherme deixe me dar minha opinião pelo que você projetou para ela.
Eu montaria um hokidachi da seguinte forma, abaixaria a copa consideravelmente, montaria um nebari radial e uma copa triangulada e arredondada.
Desculpa qualquer erro.
Guilherme Cahú01/02/2011 21:45
^^ Sem problemas...
Na verdade, ela adquiriu uma forma inclinada depois de umas coisinhas que fiz... ^^
Postarei fotos assim que possível.

Apenas gostaria de saber.. se, de qualquer modo, poderia realizar uma desfolha... E mesmo se não for a época certa, realizar uma desfolha poderia matar a árvore? Ainda assim, não seria completa.
Pedro Reimão01/02/2011 21:52
A duvido muito que isto mate ela então vá com calma.
Guilherme Cahú02/02/2011 13:31
Assim está:

Pedro Reimão02/02/2011 19:18
Não sei mais uma vez se estou falando borracha, mas não seria interessante tentar um fukinagashi?
Guilherme Cahú02/02/2011 21:12
Ah, um "varrido pelo vento"...
Entendo...
Mas o meu propósito mesmo é fazer uma árvore inclinada, como se tivesse nascido e se desenvolvido normalmente assim, sem "agredida", digamos assim, por um efeito "natural", como o efeito de vento, no caso.

Mas você tem sugestões muito boas ^_^
Pedro Reimão02/02/2011 21:56
Guilherme acho que entendo muito o que você quer dizer, em minha cidade tem uma arvore que acho que é exatamente o que você quer. Vou fotogra-la e postar para você aqui.
Obrigado pelo elogio.
Guilherme Cahú03/02/2011 14:26
Ah, OK! Obrigado! ^_^
Paulo Henrique de S. Garc03/02/2011 14:46
Guilherme, jasmim laranja e murta são a mesma planta, que aliás tem uma floração muiro cheirosa!!
Tenho duas delas e uma já floriu bastante esse ano (já fazem 5 que as cultivo como bonsai). Elas têm crescimento bem rápido e acho que os estilos mais indicados são ou hokidashi ou moyoji! o varrido, acho que não ficaria bom pois suas folhas nunca ficarão apenas da "direção do vento".
Espero ter ajudado.

Um grande abraçoe e

Té mais...
Guilherme Cahú03/02/2011 14:58
Valeu, Paulo! ^_^
Vou esperar um pouco pelas fotos do Pedro para ver como concretizar minha ideia...
Mas, para confessar, não me preocupo muito com estilos... Acho que o que mais quero fazer é Ponsai, ao invés de Bonsai. ^_^"

Mas vamos vendo aí... 😛 😉
Guilherme Cahú06/06/2011 22:22
Estou com uma dúvida...

Tenho lido que a melhor época para o transplante do Jasmim é na Primavera, mas será que posso fazer isso no inverno, no fim de Julho?
É mais por uma questão de tempo, mesmo, que não sei se terei depois...
Guilherme Cahú22/06/2011 19:56
Fotos da troca de substrato do escorredor + corte de parte da raíz pivotante.

AguiaR25/07/2011 13:57
Guilherme, como está a sua Jasmim Laranja?
Tenho muito interesse em fazer um bonsai dela, pois aqui na casa dos meus pais tem 3 árvores dela. Há algum tópico em que eu possa saber mais a respeito dela? Como se dá p processo de estaquia dela? Ela suporta uma poda drástica? etc... XD

Mas gostaria que se pudesse, colocasse fotos de como ela está por enquanto... :]

Abraços
Renan Leite Gaigher25/07/2011 14:47
è uma murta, aki onde moro tem muito dela... Uma coisa posso te garantir alem de crescer com muita facilidade é extremamente Rustica, uma dica corte a guia dela, se não ela so vai expichando toda a vida, e so quando tiver bem alta começa a ramificar ;D
Rafael Spinola30/07/2011 23:16
Guilherme, aqui na Bahia nós conhecemos como murta, mas pode ter outros nomes pelo Brasil, eu não mexeria em nada, só aramava, ela desenvolve rápido, passa o arame e coloque o escorredor próximo ao chão em um local com 3 a 4 hora de sol (ela não gosta de tanto sol) e espere um ano, vc terá uma surpresa! se quiser ver fotos de algumas minhas eu lhe envio depois.
Abração!
AguiaR31/07/2011 00:13
rafael, se puder postar aqui no tópico seria muito útil para todos nós! 😄
valeu pelas dicas, estou aqui acompanhando e só colhendo as informações, porque tenho muita vontade de ter um bonsai com essa planta! :]
Ricardo Paiva31/07/2011 03:11
Guilherme, suas mudas são de uma Murta, também conhecida como Murta de Cheiro, Jasmin Laranja e outros.
No post abaixo coloquei uma ficha completa da espécie.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18602&start=15
12