Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda a principiante: jabuticabeira e Ipê branco

vdrezende12/10/2010 11:36
Ajuda a principiante: jabuticabeira e Ipê branco
Pessoal,
sou principiante e inexperiente e gostaria que me ajudassem e dessem dicas.
Abaixo posto as fotos de minha jabuticabeira e de um ipê branco.
A jabuticabeira foi semeada em 2006 e em dezembro do ano passado realizei a primeira poda e a coloquei nesse vaso. Durante esse ano cheguei a aramá-la.
Como podem ver, ela está se desenvolvendo bem. Minha dúvida diz respeito ao formato. A intenção é formá-la como vassoura. Estou na dúvida se devo cortar esse galho mais baixo ou deixá-lo.
Quaisquer outras dicas, serão muita bem vindas.

Uploaded with ImageShack.us

O ipê branco está menos desenvolvido e segui os mesmos procedimentos acima, mas ele tem um ano a menos.
Minha intenção também é formá-lo como vassoura.
Acham que preciso colocá-lo num vaso maior? Escorredor e mamadeira? Ou apenas deixar que ele se desenvolva?

Desde já, obrigado pela ajuda a tod@s.
Abraços.
Filipe Henrique12/10/2010 13:33
vdrezende,
certinho brother?

não entendo nada de ipê, vou orienta-lo quanto ao q eu faria com a jabuticaba, acho q pode fazer parecido com o ipê mas tem algumas plantas q não correspondem bem a tecnica do escorredor, jabuticaba eu sei q da certo, mas de forma geral acho q vc pode proceder da forma como descrevo abaixo, salva algumas alterações q os amigos devem fazer ou completar...

eu usaria essa a foto abaixo como frente, abaixando o segundo galho e dando movimento sinuoso a todas as ramificações da planta de forma a acompanhar a tendencia do tronco(não literalmente.. tronco reto galho reto.. tronco torto galho torto). Planta ela em um escorredor de macarrão e vai dando podas de forma a não perder a estrura q vc tem agora, com os galhos principais;
1º a direita,
2º a esquerda,
3º atraz...

vc tem ai um longo trabalho, até conclui-lo vc já tera pleno conhecimento do que fazer e quando fazer... e agente vai ajudando. 😄
a frente qescolhi é essa

nada melhor pra desenvolver uma planta que planta-la direto no cão , se vc tem quintal com algum cantinho q pegue sol, desconsidere oq eu falei e plante direto no chão de preferencia enterre um piso deramioco e planta a muda logo acima dele.

abraços