Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Azaléia

Alfamega23/10/2005 14:57
Ajuda com Azaléia
Tenho algumas azaléias que estão aparecendo com as folhas manchadas como se tivesse caido algum líquido nelas ficam com uma cor de ferugem e acabam secando e caindo, poderia ser ataque de lesmas??
jackson23/10/2005 21:20
Alexandre,

se as folhas que estão caindo são as mais próximas do caule, e as pontas do galhos estão verdes e saudáveis pode ser a troca natural das folhas,

mas se aparecem em toda a planta pode ser fungo, deve-se, então, pulverizar com sulfato de cobre, de preferência sob a forma de calda bordaleza.

pode ser cochonilhas, examine o tronco e galhos para ver se não existem pontinhos brancos ou pardos grudados neles, se tiver aplique um inseticida para jardins (dimy pronto p. exemplo)

pode ser falta de nutrientes como o ferro, que elas gostam muito, que pode ser corrigido aplicando micronutrientes ou colocar um pedaço pequeno de palha de aço sobre o substrato.

qualquer dúvida, escreve.

[]s
Alfamega27/10/2005 16:46
Jackson, as folhas praticamente não estão mais caindo, mas estão muito feias, utilizei a palha de aço na água da rega(deixei por uns dias pra enferrujar) e agora está começando uma nova brotação obrigado pela dica.
Angela Fernandes27/10/2005 19:20
Oi Alfamega !!!!! 😂 😂 😂

Que bom que a planta melhorou.....
Retire as folhas feias.... eu utilizo um prego enterrado no substrato e isso produz ferro gradativamente, de acordo com o que a planta necessita....

Lembre-se de sempre observar a planta para ver se não existe algum fungo...

Espero ter colaborado ❗ ❗ ❗

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Alfamega29/10/2005 20:44
Eu que agradeço a todos pela ajuda.