Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cola madeira como pasta cicatrizante?

Mcdonald15/10/2010 01:05
Cola madeira como pasta cicatrizante?
Pessol, tenho visto alguns tópicos com o uso da cola madeira como pasta cicatrizante.... bem, em um passeio por um lugar longe, encontrei uma duranta acidentada q acabei fazendo um yamadore até para a planta não morrer.... ai vai o link
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15876
a raiz pivotante estava quebrada e eu não tinha pasta foi quando me lembrei da cola madeira...
coloquei cola madeira na raiz, mesmo para mergulha-la na areia pra não morrer.
acho q como pasta ela vai bem mas pra região aérea da planta, e no meu caso q passei na raiz? q eu saiba a cola madeira é a base de água. Não irá se disssolver? devo tirar a planta e passar pasta cicatrizante agora para q suas raizes não se apodrecam? e será q se deixar assim mesmo a raiz irá apodrecer?
por favor me ajudem...
abração
Mcdonald18/10/2010 22:00
Alguém poderia me ajudar.... esta dúvida está me corroendo.
quero me preparar caso precise.
abraços
Filipe Henrique18/10/2010 22:18
eu não costumo passar nada nas raizes, Rock Jr recomendou dar um pincelada com calda sulfocalcica, porem como esta em falta aqui em casa, não passo nada!
agora quanto a raizes trincadas, costumo cortar toda a parte e deixar um corte limpo.

acho recomendavel que no proximo transplanta proceda dessa forma.

mas não mexeria na planta agora.

quanto a cola como pasta, tb o Rock Jr usa, mas ele cola papel aluminio em toda extenção do corte porcima até do calo de cicatrização de forma a deixar ipermeavel e impedir a entrada de luz tb.

abraços
Marcio Garcia19/10/2010 01:20
quanto a cola como pasta, tb o Rock Jr usa, mas ele cola papel aluminio em toda extenção do corte porcima até do calo de cicatrização de forma a deixar ipermeavel e impedir a entrada de luz tb.

Achei interessante isso do papel aluminio, isso ajuda na cicatrizacao ?

abraços
Donegá19/10/2010 21:46
Tb fiquei curioso sobre o papel alumínio. Seria possível um desenho de cm é usado?

Abraços.
Filipe Henrique20/10/2010 00:15
opah,
essas imagens são do perfil do orkut de Rock Jr.

Att filipe

abraços
Mcdonald20/10/2010 08:23
Nusssssssssssssss.....
se servir pra parte aérea, creio q ficará ótimo nas raizes tb... alguém sabe se pode prejudicar em algo?? acredito q no próximo transplante estarei realizando isso. Vou cortar um pouco a parte q já estiver infectada e acho q vou colar o papel alumínio....
Se alguém achar q pode prejudicar a planta me dá um toque...
abração
Filipe Henrique20/10/2010 20:02
não recomendo,
raizes não precisa passar nada.
Mcdonald21/10/2010 00:29
Então quer dizer q não corro o risco de apodrecer a raiz Filipe? É que vejo árvores caindo pra todo lado também por causa de raizes podres.. Se não tiver problema então vou deixá-la como está por muito tempo...
abração
nickyfury23/10/2010 14:32
bonsai
Mcdonald, é preciso sim usar pasta cicatrizante nos cortes efetuados nas raízes. Como nos galhos, a pasta protege a parte cortada, evitando a ação de fungos, bactérias e outros agentes que possam, através desses locais desprotegidos, atingir a planta e por todo o trabalho a perder. Até mesmo considerando que algumas raizes grossas, dependendo da espécie, podem ser convertidas em jin. Eis a razão do uso da calda sulfocalcica, estendida ao raizame de uma maneira geral. 😄

Em relação a cola branca de madeira, é recomendável sua aplicação, pois ela veda bem, plastificando o corte, impedindo dessa forma a ação dos agentes agressivos, ou mesmo da agua da rega diária. Evitar danos a nossas plantas, de forma correta, é sempre melhor que correr riscos desnecessários. Fique atento. 😄

Quanto ao uso do papel laminando, em tópico anterior aqui no forum eu descrevi seu uso. O Rock aprendeu a fazer uso dele, inclusive, na mesma fonte: O bonsaista Pedro Morales. O papel impede a ação dos agentes perniciosos, mantendo a area impermeável e contribuindo para sua regenaração ou cicatrização mais rapidamente. 😄

Para usar, pegue um pedaço quadrado ou redondo, cubra o corte baixando as bordas em direção ao tronco/galho. Corte então, reduzindo o tamanho do papel. Nesse caso, ao usar o papel, eu prefiro usar antes pasta cicatrizante e não cola de madeira. Mas isso fica a critério de cada um. 😄