Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Viveiro

HudsonArpini17/10/2010 14:26
Viveiro
Hj estou muito feliz,pq descobri um viveiro bem perto aqui de casa,onde visitei para adquirir minha muda de acerola(vou fazer topico sobre ela em minha arvore e opiniao),e la no viveiro,o dono q me atendeu e super gent boa,e as especies que eu perguntava,todas eles me mostrava,la eu encontrei mudas para bonsai de acerola,pitanga,jabuticaba,eugenia,ipes maravilhosos e ficus. agora sempre q eu precisar de alguma especie vou direto pra la !!!

Aqui,o cara de la me alertou sobre o ficus,que ele disse que destroi o vaso devido ao crescimento das raízes,inlusive o dele ja tinha se projetado do vaso e se fixado no chao,faz sentido ?
edson060518/10/2010 03:40
Hudson,
de fato o fícus em particular parece ter essa característica mais acentuada; mas não acredito que ele consiga romper um bom vaso de cerâmica; além disso as constantes podas do bonsai para redução de raízes e refino não deixam isso acontecer. No viveiro acontece porque a muda fica esquecida por vários anos em vasos geralmente de plástico. ENTRETANTO, dependendo do tempo, isso pode acontecer com qualquer espécie.
Abraço.
Edson.
nickyfury20/10/2010 15:13
bonsai
Edson, o nobre colega vai desculpar, mas a verdade é que o ficus possui essa particularidade de romper obstáculos a seu crescimento desenfreado, forçando com suas raízes o que encontra pela frente: pedra, rocha, muros, casas. A raiz do ficus é invasiva e há casos, inclusive presenciados por mim, em que a raiz danificou seriamente o fundo de uma piscina de concreto armado!!! 😲

É preciso muito cuidado no trato com essa espécie. Fazer o reenvase periodicamente, cortando fora as raízes que estiverem mais grossas que uma caneta bic, por exemplo, mantendo apenas as capilares (raizes finas de alimentação) assim mesmo em quantidades reduzidas, é um dos recuros para evitar perdas de vasos. O Nebari, que é a parte visivel das raizes, geralmente fica sobre o solo, mas enquanto isso, por baixo delas, capilares vão engrossando e buscando saída para se desenvolverem. 😲

Plantas que ficam muito tempo sem terem o substrato trocado, ou em que o reenvase não é sistematicamente realizado a períodos pré estabelecidos, podem causar prejuízos dessa monta a qualquer cultivador, seja iniciante ou não, se ele não cuidar de registrar, de maneira inequívoca, o período correto da troca de vaso ou replantio. 😄

Por outro lado, o nobre colega Hudson deverá buscar nesse viveiro justamente esses ficus que apresentam esse tipo de comportamento, vez que eles constituem prejuízo para o viveirista, que poderá então vende-lo por um preço bem inferior, apenas para se ver livre dessa "praga". 😂 😂
HudsonArpini20/10/2010 17:08
legal nick,quem sabe um dia eu nao adquiro um...
nickyfury20/10/2010 20:29
bonsai
Hudson, veja nas imagens abaixo o motivo da perda de sono dos donos de floricultura que vendem mudas de ficus, por um lado, e o sonho de todo bonsaista, por outro, que busca a formação estrutural do nebari do ficus:

João Paulo Batista Lyrio22/10/2010 09:19
Não é a toa que se é o primeiro a ser recomendado para iniciantes na
arte.
Esse é forte.
Marcio Vargas24/10/2010 15:59
Que loucura eim Nicky 😲 😲 😲

Abs