Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus

neiluis20/10/2010 13:42
Ficus

este e o meu primeiro bonsai adquiri ele a uns 3 meses atras estava jogado no fundo de uma floricultura
fiz o transplante dele na virada para a primavera gostarias de dicas para fazer algo a mais por ele...
Faugustobr20/10/2010 14:09
Eu acho que daria um belo han kengai... mas vamos esperar pelos mais experientes... Pois eu o colocaria para engorda por enquanto.

Abraços,

Fábio
Laudir20/10/2010 14:38
antes de tirar alguma conclusão qto ao estilo, poste mais fotos de diversos angulos... use um fundo preto pra melhorar as fotos
neiluis20/10/2010 14:55
ok vou colocar mais fotos e com o fundo em preto...
Nikkei 10020/10/2010 15:59
Coloque alguma coisa para mostrar o tamnho dele. Tem uma planta bem interessante, da para trabalhar uma planta bonita aí. Aguardamos as fotos de outros ângulos
HudsonArpini20/10/2010 17:20
olha o nebari da criança !
neiluis20/10/2010 18:13
gosto das aereas da um ar bem mais antigo a arvore
neiluis21/10/2010 11:02
segue abaixo as fotos em angulos diferentes como pedido

frontal

lateral direita

lateral esquerda

traseira
Diego Santana21/10/2010 12:23
Este lado é o melhor na distribuição do nebari e seu galhos..
Aquelas plantas grudadas no tronco nao ficam legais......

NEsta foto ja tem um moyogi o estilo mais comum conquistar em um bonsai........

Renato Rodrigues Roehrs21/10/2010 14:23
Olá Nei Luis, seja bem-vindo ao fórum!

Sou de Sapucaia, então poderemos manter contato e trocar experiências e aprendizado.
Fica a vontade para contatar.

Te convido também para as reuniões na Associação Bonsai do Vale, que nasceu a pouco tempo e tem reuniões regulares na casa do Sr. Jaime, dono da Bonsai Ideal em Novo Hamburgo.
As reuniões ocorrem sempre no último sábado do mês e a próxima está marcada para o dia 30/10.

Abração.
neiluis21/10/2010 14:30
obrigado vou fazer contato com vc via msn...
Nikkei 10021/10/2010 14:49
Eu pensaria algo do tipo:
nickyfury22/10/2010 15:21
bonsaiq
Conquanto a projeção tenha ficado muito boa, a planta requer, para sua implementação, o corte do tronco mais ou menos uns dois dedos acima da primeira curva, com vistas a obter maior conicidade e eliminar de pronto esse segmento reto e deselegante do tronco. Com isso, tambem, ficará fácil seguir o projeto e obter maior conicidade para a planta. 😄
neiluis17/11/2010 13:50
teria como descrever melhor isso nicky vc diz dar uma poda radical nele...
Alexandre S. Coelho18/11/2010 15:44
Amigo

As raízes aéreas neste caso não combinam com o movimento do tronco, dando efeito contrário ao de envelhecimento...

Minha sugestão seria realizar uma "limpeza" visual dando ênfase ao nebari e copa frondosa (características dos ficus).
Num posterior transplante, incline mais a árvore para frente, pois pela 1ª foto dá a impressão que ela tomba para trás 🙁
Paulo W.M.19/11/2010 22:36
Muito boa progeçao Alexandre, cara o caminho é esse mesmo(na minha opiniao), a base ja ta formada, agora so falta terminar essa copa.
Guilherme Luz23/11/2010 12:40
Concordo com o Paulo acho a base muito interessante, inclusive concordo tambemcom o Nickfury, pois o importante agora é a formação do troco e depois a formação aerea, Essa cicatriz provoca uma conicidade invertida no tronco atrapalhando muito a estetica do seu bonsai.

Mas é só minha opinião por favor não me leve a mal, e pesso por favor aos mais experiente que me corrijam se eu estiver errado.

Boa sorte com seu bonsai é um ótimo material!
ST Lima23/11/2010 23:32
Boa noite nikkei
Sou do norte do país, bem longe, amigo eu tenho um ficus que me acompanha a uns 20 anos, fiz uma poda drastica nele, mas já esta se recuperando, troquei o substrato mas não fiz a poda das raizes ainda, vou esperar ele se recuperar, vou psotar as fotos e você poderia bolar uns estilo nele, ele tem um belo nebari, já tem uma auporquia em um dos galhos e já está aparecendo uns brotinhos, se precisar de mais fotos me avise ok: