Usensales, o podocarpus é uma planta excelente para se trabalhar com ela, visando formar um bonsai. Sua madeira dura permite, inclusive, a aplicação de técnicas de madeira morta, como shari e jin, sem nenhum contratempo, desde que posicionados de forma coerente na planta. 😄
Sua planta apresenta boa solidez estrutural, mas precisa de um ligeira correção. A frente, por exemplo, considerando o excelente nebari, deveria ser rotacionada um pouco para a esquerda. Dessa forma, vc poderia reduzir o tronco da esquerda, cortando um dedo acima do galho mais vigoroso, conforme mostrei no desenho abaixo, em vermelho:
Na sequencia, sugiro ainda moldar melhor os galhos principais, dando a eles movimento levemente sinuoso lateralmente, lembrando de buscar as brotações que sairem nos galhos na parte externa dessas curvas, e fazer o mesmo com elas, ramificando-as paulatinamente. 😄
Vc diz que a planta original tinha 2 metros, mas não informa a altura em que ela está atualmente. Por isso, situo as intervenções colocando algo em torno de 60 a 90cm no final, o que seria uma boa altura, considerando a espécie e essa variedade em particular, que apresenta as acículas/folhas são muito longas, mesmo qdo pinçadas. Digo isso, por que tenho essa variedade em meu viveiro e outra, indiana, que tem folhas menores (mas de crescimento bem mais lento). 😄
Cuidando do ápice, deverá buscar com os novos galhos que virão, formar uma estrutura para baixo, de maneira a arredondar essa parte, dando ênfase que isso irá transmitir mais idade para o futuro bonsai. Com o corte sugerido por mim, a mudança da frente, sua planta ficará mais interessante, mas, data vênia, o tronco da esquerda poderá tambem ser convertido num pequeno jin ao invés de cortado fora na marca sugerida (o jin, no caso, não deverá ser muito grande, e trabalhado no sentido de ser lascado). 😄