Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Podocarpo

usensales20/10/2010 21:01
Podocarpo
Amigos,

Depois de muitos anos sem dedicação a Bonsais, resolvi retornar e no ano passado adquiri uma muda de podocarpo. Fiz uma primeira poda para diminuir a altura (tinha cerca de 02 metros) e nessa primavera fiz a desfolha, aramei e troquei o substrato. Gostaria de saber se estou no caminho certo ou o que posso fazer para melhorar sua estrutura.

Faugustobr21/10/2010 00:58
Olá, Umberto!!!

gostei do nebari, tem futuro, mas particularmente me incomoda o tronco duplo e reto da forma que está... eu eliminaria o tronco da direita e faria uma poda logo acima do primeiro galho da esquerda, para dar algum movimento...

Abraços,

Fábio
usensales22/10/2010 19:46
Fábio,

Também não gostei do tronco muito reto, mas não queria fazer uma poda tão drática. E se fosse para fazer, provavelmente faria antes ou pouco depois da bifurcação do troco.
Como transplantei ela agora, poderia fazer essa poda ou deveria aguardar?
nickyfury23/10/2010 13:29
bonsai
Usensales, o podocarpus é uma planta excelente para se trabalhar com ela, visando formar um bonsai. Sua madeira dura permite, inclusive, a aplicação de técnicas de madeira morta, como shari e jin, sem nenhum contratempo, desde que posicionados de forma coerente na planta. 😄

Sua planta apresenta boa solidez estrutural, mas precisa de um ligeira correção. A frente, por exemplo, considerando o excelente nebari, deveria ser rotacionada um pouco para a esquerda. Dessa forma, vc poderia reduzir o tronco da esquerda, cortando um dedo acima do galho mais vigoroso, conforme mostrei no desenho abaixo, em vermelho:

Na sequencia, sugiro ainda moldar melhor os galhos principais, dando a eles movimento levemente sinuoso lateralmente, lembrando de buscar as brotações que sairem nos galhos na parte externa dessas curvas, e fazer o mesmo com elas, ramificando-as paulatinamente. 😄

Vc diz que a planta original tinha 2 metros, mas não informa a altura em que ela está atualmente. Por isso, situo as intervenções colocando algo em torno de 60 a 90cm no final, o que seria uma boa altura, considerando a espécie e essa variedade em particular, que apresenta as acículas/folhas são muito longas, mesmo qdo pinçadas. Digo isso, por que tenho essa variedade em meu viveiro e outra, indiana, que tem folhas menores (mas de crescimento bem mais lento). 😄

Cuidando do ápice, deverá buscar com os novos galhos que virão, formar uma estrutura para baixo, de maneira a arredondar essa parte, dando ênfase que isso irá transmitir mais idade para o futuro bonsai. Com o corte sugerido por mim, a mudança da frente, sua planta ficará mais interessante, mas, data vênia, o tronco da esquerda poderá tambem ser convertido num pequeno jin ao invés de cortado fora na marca sugerida (o jin, no caso, não deverá ser muito grande, e trabalhado no sentido de ser lascado). 😄
usensales24/10/2010 12:15
nickyfury,

Segui seu conselho e rotacionei a árvore, particulamente gostei do que vi, diminuiu o impacto do tronco da esquerda ser muito reto.

Segue algumas fotos das oopções de frente, gostei mais da 2ª. O que acha?

nickyfury24/10/2010 12:57
bonsai
Quem diria que uma viradinha de nada causasse toda essa mudança? A meu ver o caminho é esse mesmo que voce apontou. 😄