IAEW BROTHER,
as informações que vou passar agora eu não tinha quando fiz meu sistema, fui fazendo por tentativa e erro até dimensionar alguma coisa que funcionace. Absorvi essas informações da ultima consultoria que fiz sobre o consumo de agua de uma bacia hidroiografica. Havia pessoas especializadas só para essa questão hidrica mas como estive envolvido em todas as vazes do projeto acabei aprendendo um pouco.
a valvula eu prendi assim:

é importante fixar bem pois a pressão da agua pode desprende-lo do cano com o tempo.
eu tenho usado esse modelo de aspersores;
a cor deles indica a vazão do aspersor. eu uso dois tipos, verde e laranja.
gostaria de usar um diferente, mas meu viveiro fica na laje e o raio de açaõ dos outros é de 3 metros e acaba molhando quem passa na rua, já as gotinhas (raio de 1,5 metros) até chegarem na rua praticamente desaparecem levadas pelo vento.
"Os microaspersores indicados para estufas de produção de mudas e climatização de ambientes agrícolas. Jato cônico com microgotas. Vazões de 27,2 e 53,6 lts/h, respectivamente, a pressão de 20 mca." dados do vendedor.
vc pode medir a vazão disponivel na sua rede hidraulica da seguinte forma:
pegue um recipinte que vc sabe quantos litros cabem e veja qual o tempo gasto para enche-lo abrindo toda a torneira...
ex: vc gastou 5 segundos pra encher um pote de 20 litros, a vazão na rede hidraulica da sua casa é aproximadamente(20 / 5), 4 lts/
s, que equivale a 240 lts/
h
oq possibilita usar 4 aspersores de 53,6 lts/h + 1 de 27,2 lts/h ou 9 aspersores de 27,2 lts/h
dai vc vai saber qual a quantidade maxima de aspersores seu sistema suporta sem bombas. Uma outra opição é irrigar por setor, tem timers com mais de uma saida de programação independente disponivel no ebay, fica o mesmo proço que comprar um timer normal aqui no brasil.
ai vc verifica o raio de ação de cada um desses modelos e consegue saber qual a area de cobertura que seu sistema consegue cobrir.
em um sistema mal dimencionado os bicos de aspersão começam a falhar alem de diminuir a raio de ação do aspersor.
o meu sistema funcionando.
qq duvida estamos ai, espero ter ajudado.
abraços