Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvidas com válvula solenóide

gpsabino23/10/2010 13:16
Dúvidas com válvula solenóide
Estou começando a adquirir materiais para fazer um sistema de irrigação automático.
Hoje me deparei com uma válvula solenóide da Brastemp antiga. Fiquei meio preocupado com o tamanho da saída da valvula. Perece meio pequeno e que não sustentaria a pressão necessária.
Alguém que ja passou por essa experiencia poderia me exclarecer?

Se for normal a saida, como eu faria para conectar às mangueiras ou tubos com os aspersores?

Segue uma foto da válvula que encontrei em uma loja por 15 reais:

Uploaded with ImageShack.us
Ricardo Loriggio23/10/2010 13:33
Qual a bomba que voce vai usar para a pressão???
Caso não use bomba, pode usar sem medo.
gpsabino23/10/2010 13:56
Olá, Ricardo!

Será que é necessário bomba para 10- 15 metros de aspersão?

Não tenho idéia disso.
Mas a principio penso em não por bomba.
Ricardo Loriggio23/10/2010 18:12
Depende dos aspersores. Qual vai usar?
Voce mora na cidade ou campo? Tem agua da rua???
Diêgo Vasconcelos23/10/2010 18:54
Olá

Acabei de fazer meu sistema de irrigação seguindo como exemplo o do link abaixo:
http://www.bonsaiclub.com.br/dicas/irrigacao.html

No meu caso, o sistema é bem pequeno. Apenas 2 aspersores, para molhar minhas plantas quando fico alguns dias fora.
Liguei a válvula direto na saída da torneira e utilizei os memos aspersores recomendados no projeto. Funcionou muito bem.

Se puder ajudar em mais alguma coisa é só falar.
Ab,
gpsabino23/10/2010 19:36
Penso em usar os micro aspersores indicado também nesse link que o Diego postou.
Existem outros que poderiam ser usados?
Moro em cidade e a pressão da água é muito forte!

Obrigado pelas prontas respostas.
Fico aguardando novos conselhos.
Marcio Vargas24/10/2010 15:51
Se vai usar bomba não tem porque usar solenoide, use somente um temporizador para ligar a bonba que ela propria funciona como uma solenoide...

Se for usar a rede da rua não precisa de bomba, liga direto na rede da rua que da conta. Não importa quantos metros vai ter. O que vai te dar perda de pressão é o numero de aspersores, quanto mais aspersores mais pressão vc precisa para a agua chegar ao final do circuito.

Se utilizares uns 4 ou 5 aspersores nem te preocupa que a rede da rua da conta... Se utilizares caixa d'agua e ela estiver a mais de 5 metros em relação aos aspersores tb da conta tranquilo...

abs
gpsabino24/10/2010 21:40
Olá, Marcio.
Essa é minha dúvida.
Será que a saída da válvula solenóide que postei a cima da conta de aspersores sulficientes para molhar uma linha como esta:

Aguardo respostas.
obs: pretendo aumentar minha coleção denovo progressivamente.
Obrigado,
Abraços
Filipe Henrique24/10/2010 22:07
IAEW BROTHER,
as informações que vou passar agora eu não tinha quando fiz meu sistema, fui fazendo por tentativa e erro até dimensionar alguma coisa que funcionace. Absorvi essas informações da ultima consultoria que fiz sobre o consumo de agua de uma bacia hidroiografica. Havia pessoas especializadas só para essa questão hidrica mas como estive envolvido em todas as vazes do projeto acabei aprendendo um pouco.

a valvula eu prendi assim:

é importante fixar bem pois a pressão da agua pode desprende-lo do cano com o tempo.

eu tenho usado esse modelo de aspersores;

a cor deles indica a vazão do aspersor. eu uso dois tipos, verde e laranja.
gostaria de usar um diferente, mas meu viveiro fica na laje e o raio de açaõ dos outros é de 3 metros e acaba molhando quem passa na rua, já as gotinhas (raio de 1,5 metros) até chegarem na rua praticamente desaparecem levadas pelo vento.

"Os microaspersores indicados para estufas de produção de mudas e climatização de ambientes agrícolas. Jato cônico com microgotas. Vazões de 27,2 e 53,6 lts/h, respectivamente, a pressão de 20 mca." dados do vendedor.

vc pode medir a vazão disponivel na sua rede hidraulica da seguinte forma:
pegue um recipinte que vc sabe quantos litros cabem e veja qual o tempo gasto para enche-lo abrindo toda a torneira...

ex: vc gastou 5 segundos pra encher um pote de 20 litros, a vazão na rede hidraulica da sua casa é aproximadamente(20 / 5), 4 lts/s, que equivale a 240 lts/h
oq possibilita usar 4 aspersores de 53,6 lts/h + 1 de 27,2 lts/h ou 9 aspersores de 27,2 lts/h

dai vc vai saber qual a quantidade maxima de aspersores seu sistema suporta sem bombas. Uma outra opição é irrigar por setor, tem timers com mais de uma saida de programação independente disponivel no ebay, fica o mesmo proço que comprar um timer normal aqui no brasil.

ai vc verifica o raio de ação de cada um desses modelos e consegue saber qual a area de cobertura que seu sistema consegue cobrir.
em um sistema mal dimencionado os bicos de aspersão começam a falhar alem de diminuir a raio de ação do aspersor.

o meu sistema funcionando.

qq duvida estamos ai, espero ter ajudado.

abraços
Marcio Vargas25/10/2010 07:42
GP Sabino

A abertura da valvula só vai ser determinante em grandes redes, muito maiores que a sua...

Para a sua o fator mais importante é a vazão que vc tem na sua torneira...

Faça o teste demonstrado pelo Filipe...

abs
Filipe Henrique25/10/2010 22:43
abri o arquivo excel q eu havia usado e vi que fiz conta errada, mas como era meramente um exemplo, acho q valeu!

abraços
Leandro Ferraz25/10/2010 23:29
Mudando um poquinho do assunto

alguem usa o time digital??
so queria saber se acabar a energia ele desprograma
Filipe Henrique26/10/2010 00:09
não,
ele continua com a programação mas spi vai armar novamente no proximo orario.
gpsabino26/10/2010 00:26
Olá pessoal!
Muito obrigado pelos esclarescimentos!

Filipe, seu sistema é muito bacana..
O que não entendi é o que colocou na válvula (preto) para vedar e ficar da mesma espessura do tubo pvc. Será que em meu sistema também convém usar o tubo pvc ou mangueira basta?
Os furos nos canos para conectar os aspersores foram feitos com broca 7mm tbm?

O timer ana lógico é mais recomendado?

Marcio, obrigado por me acalmar... As férias estão chegando e as plantas ficarão a sós por muito tempo!

Abraços e muito obrigado
Filipe Henrique26/10/2010 00:45
o timer que tenho usado é esse:

que não pérde a programação com queda de luz.

a borracha preta eu não lembro onde comprei acho q veio junto, caso contrario vc pode comprar em material de construção, leva a valvula e diz onde vc quer encaiuxar q eles dão um jeito.
o bico da valvula encaixa perfeitamente em uma mangueira, recomendo o usao de bracedeira nesse caso, pois instalei um desses em mangueira na ortinha da casa do meu avo e soltou.

a broca que usei eu não lembro a espeçura, corta um pequeno pedaço de cano e vai tentando. antes de encaixar o aspesor vai uma barraxa, dai vc tem uma margenzinha de erro na escolha da broca. quando vc estiver com os aspersores vai entender oq eu digo.
ahhhhh
o tipo de encaixe do aspesor no cano varia, fica esperto! eu sei que esse da foto não serve pra cano pvc só pra mangueira... o de cano pvc é de rosca e vem com uma barracha pra adaptar ao cano.... recomendo que peça a orientação do vendedor a sua necessidade. especificando o tipo de cano que ira usar
abraços
Marcio Vargas26/10/2010 12:40
Conforme MP enviada ao colega Rodrigo Zanchetta.

Cara...

Não há um projeto no papel...

O que fiz foi um circuito fechado com temporizador e solenoide.

O solenoide serve apenas para liberar e bloquear o fluxo de agua, parece complicado mas é uma peça, um principio bem simples. Aqui na usina temos solenoides de mais de 120 toneladas, porem para nossas plantas utilizaremos uma de maquina de lavar mesmo. É pequena e barata.

O temporizador serve para acionar a solenoide. Quando a solenoide recebe uma carga eletrica ela abre, permitindo a passagem do fluido, e quando essa carga eletrica some, ela fecha, bloqueando o fluido.

Como estaremos em contato com agua, e ninguem aqui é um engenheiro eletrico (pelo menos não a maioria) eu aconselharia a trabalharmos com valvulas de 12v, assim caso ocorra algum vazamento o contato da agua com a eletricidade não vai provocar danos (atende a NR10 do ministerio do trabalho);

Vamos a pratica: (você deve adaptar de acordo com teu local de instalação, mas o esquema é o mesmo da minha que apresento aqui)

Material:
- Mangueira cristal de 1/2" (quantos metros forem necessarios ao teu projeto)
- Micro Aspersores
- Solenoide pequena (de preferencia para aquela que a entrada for compativel com tua rede de agua e a saida compativel com a mangueira que tu comprou)
- Timer (digital, analogico, tanto faz. Aqui é questão de gosto)
- Fonte 12v (se tua solenoide for 12v)
- Registro de 20mm
- Luva de 20mm
- Cabos eletricos, fita isolante, fita veda rosca
- Abraçadeiras

Ferramentas:
- Alicade de corte
- Estilete
- Alicate de bico
- Martelo

Receita: (a minha)

O local de instalação foi esta floreira onde mantenho minhas plantas de setembro a abril.

Havia uma torneira proximo a esta floreira. Eu retirei a torneira, coloquei um "T" de PVC. Em uma das saidas do "T" recoloquei a torneira, na outra saida coloquei um registro de PVC.
Imediatamente apos o registro e coloquei a solenoide com o auxilio de uma luva de PVC. O solenoide foi colocado dentro de uma luva dessas comuns que donas de casa usam. Um dedo é a entrada, outro a saida e um terceiro dedo é por onde passam os fios. Tudo vedado com silicone. O punho tb vedado. Isso para não entrar agua.

Na saida do solenoide prendi a mangueira com abraçadeiras. A mangueira vai "costeando" a parede que vc vê na foto. Lá no final eu dobrei a ponta e amarrei com arame.

Ao longo da mangueira há 4 microaspersores, de modo que quando ligados toda a area receba agua por igual.

Liguei o sistema e com o auxilio do registro fui regulando a vazão ate encontrar um ponto em que não era forte demais nem fraca demais.

O fio que sai do solenoide entra no AP no banheiro do quarto que fica na parede ao lado desta que aparece na foto. Fiz o furo na parede com broca 10mm. Lá dentro o furo sai direto dentro do balcão do banheiro, ali há uma rede eletrica da iluminação do espelho. Instalei uma tomada e coloquei o Timer.

Meu timer liga 15 minutos por dia (é o minimo dele) as 18:00.

Funciona que é uma beleza!!!!

Abs

Espero se util..

Abs
gpsabino26/10/2010 22:02
Olá, Marcio e Filipe.
Muito obrgado pelos esclarecimentos.
Fiquei bem mais seguro e comprei todos os componentes necessários. Como moro recentemete no interior, os preços acabam sendo um tanto mais caros.. Porém achei que tive sorte em encontrá-los.

Assim que projetar e instalar prometo postar as fotos do sistema funcionando!

obs: Os micro aspersores que encontrei são amarelos, será que tudo bem??

Grandes abraços e muito obrigado novamente!
Filipe Henrique26/10/2010 22:17
opah
vlw brother,
acho q seria perguntar qual a vazão deles, como já mencionado, a cor faz referencia a vazão.

abraços
Marcio Vargas27/10/2010 07:42
A vazão tu regula na torneira ou registro...

É mais pratico, rapido e barato do que ficar batendo perna atraz de um bico com a vazão EXATAMENTE igual a que tu precisa...
Filipe Henrique27/10/2010 08:20
NA VERDADE, A SOMA DA VAZÃO DOS BICOS PODE SER MENOR QUE A DA TORNEIRA, SEM PROBLEMA.
ELA não deve ser MAIOR, pois causa um mau funcionamento dos bicos oq pode acasionar na parada total de irrigação em algum setor matando alguma planta.

ARBAÇOS