Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estaquia de Cereja do Rio Grande

Darci24/10/2010 00:23
Bom dia amigos. Gostaria de saber dos amigos bonsaístas se é possivel fazer estaquia de Cerejeira do Rio Grande e se possivel ,qual o melhor método.
prumodeq25/10/2010 11:44
Darci

Da Cereja do Rio Grande (Eugenia envolucrata) eu nunca fiz, mas dada as semelhanças com a Cereja Anã (Eugenia matosi) acredito que posso compartilhar minha experiência de sucesso:

Usar estaca de material semi-lenhoso (aqueles galhos mais firmes da brotação do ano anterior).
O corte em bisel ou corte reto não fizeram diferença no enraizamento.
No corte passar pó enraizador (Tiamina + Acido Indol Butirtico)
Retirar todo material apical e 50% a 70% das folhas
O substrato pusei pedrisco + terra + areia na mesma proporção (algumas usam areia pura, mas eu nunca tentei)
Usei como recipiente em uma floreira grande, bem furada para não encharcar
Molhar abundantemente o susbtrato e deixar escorrer bem antes de colocar as estacas
Fazer furos com um galho no substrato antes de colocar as estacas, deixando loge do funco pelo menos uns 3 a 5 cm
"Armar" uma estufa com arame grosso e plastico transparente para manter a umidade, fazendo pequenos cortes no plastico para manter a ventilação
Manter em local sombreado por pelo menos 3 semanas
Nas duas primeira semanas seguintes pulverizar as folhas diariamente
Conferir a umidade do substrato sempre, nunca deixar encharcado
No segundo ou terceiro dia pulverizar um fungicida natural (eu uso óleo de neen) e repetir semanalmente
Semanalmente regar com solução de Tiamina

Depois de 45 dias 100% das estacas já estavam enraizadas e com novas brotações, aí eu deixo a estufa mais aberta para melhorar a ventilação.

Eu uso esse método para todas as estaquias que faço e tenho tido muito sucesso (com exceção do Acer palmatum 😢 )
Darci25/10/2010 19:39
Prumodec,
Eu fiz basicamente o que vc diz,mas usei areia pura porque eu achava que o substrato com terra poderia apodrecer a estaca. O Hormonio eu usei Forth enraizador. Como eu nao tenho experiencia desses procedimentos,vou errando e aprendendo.Vou fazer teste com estacas de Amora miura tambem.Pelo que andei lendo aqui a Amora enraiza mais facil.Obrigado pelas dicas.
Luigi25/10/2010 22:21
desculpe a intromição mas gostaria de saber do amigo Prumodeq, sobre a Tiamina + Acido Indol Butirtico, você manda manipular ? poderia passar a dosagem ou se o amigo compra na internet, um abraço e té mais...
prumodeq26/10/2010 08:57
Darci, é isso aí, vai experimentando e aprendendo nos erros e nos acertos... depois posta aí os resultados, compartilhando com a comunidade.

Luigi, não é propaganda, mas eu comprei com este cara aqui no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-157420675-po-enraizador-premium-ate-10-mil-estacas-frete-gratis-_JM

Abraços
Luigi26/10/2010 11:13
Brigadão pela informação, um abraço e té mais...
Darci05/11/2010 09:35
prumodeq escreveu:
Darci, é isso aí, vai experimentando e aprendendo nos erros e nos acertos... depois posta aí os resultados, compartilhando com a comunidade.

Luigi, não é propaganda, mas eu comprei com este cara aqui no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-157420675-po-enraizador-premium-ate-10-mil-estacas-frete-gratis-_JM

Abraços

Após 15 dias,percebi que os galhos estao com brotaçao,mas nada de raizes ainda.
SEKI - Elio Luis Secchi05/11/2010 15:32
15 dias para criar raiz é muito pouco tempo.....paciência.....
abraço
Darci05/11/2010 16:10
Elio:
Isso é pressa de principiante,mas vamos aguardar.