Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Atenção com a aramação

nickyfury24/10/2010 09:14
Atenção com a aramação
Um fator preponderante no cuidado diário com nossas plantas é o esquecimento. Colocamos arame para dar forma e movimento, seja em tronco ou galho, e por vezes alguns de nós esquece o arame, isto é, esquece de retirar o arame, que acaba por causar deformidades tais que podem levar a perda material, implicando isso em atraso na elaboração de um determinado estilo ou mesmo a morte do galho. 😲

Por isso, chamo atenção especial para esse fato, pois isso é mais comum e acontece com tal frequencia, como tenho visto em tantos viveiros, além do meu é claro!!! 😂 😂 😂

Eis, em sintese o que quero dizer com isso:

"O emprego de arames na orientação de galhos ou tronco é temporário e, portanto, não pode ser "esquecido" na árvore. Tal descuido pode comprometer seriamente a qualidade estética do bonsai pois este cresce e os arames cravam-se na casca.

O tempo de permanência do arame no bonsai não resulta de equação lógica qualquer. É pura observação"

As imagens abaixo traduzem bem esse comportamento relapso:

Nada como orientar, para educar. E lembrar onde foi mesmo que coloquei o arame? 😂 😂 😂 😂 😂
Marcio Vargas24/10/2010 12:00
Aqui na serra, no vale dos vinhedos, a maioria dos parreirais são em encostas muito ingremes, alguns deles tem sua parte superior na cota 900 e a inferior na cota 650, ou seja, um desnivel de 250 metros em ralação ao nivel do mar.

Em epoca de colheita são toneladas de uva sustentadas por arames e palanques.

É costume por aqui na borda superior, o agricultor plantas platanos, e ir podando para manter o troncom com uns 3 metros de altura e bem parrudo. Então eles prendem os cabos de aço nos platanos, com o tempo a planta incorpora o cabo e promove toda a sustenção prncipal...

Vou ver se consigo umas fotos para ilustrar...

Abs
hraphi24/10/2010 15:35
Huhauhauhauhauhuhau, muito legal...
Mcdonald25/10/2010 10:59
Caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaca.. que máximo... a imagem da bicicleta foi a melhor.......
parabéns....
_newbe27/10/2010 17:14
Algumas coisas interessantes nesse link: http://www.wonders-world.com/2010/04/20-objects-devoured-by-jungle.html.

As melhores são as que mostram raízes.