Atenção com a aramação
Um fator preponderante no cuidado diário com nossas plantas é o esquecimento. Colocamos arame para dar forma e movimento, seja em tronco ou galho, e por vezes alguns de nós esquece o arame, isto é, esquece de retirar o arame, que acaba por causar deformidades tais que podem levar a perda material, implicando isso em atraso na elaboração de um determinado estilo ou mesmo a morte do galho. 😲
Por isso, chamo atenção especial para esse fato, pois isso é mais comum e acontece com tal frequencia, como tenho visto em tantos viveiros, além do meu é claro!!! 😂 😂 😂
Eis, em sintese o que quero dizer com isso:
"O emprego de arames na orientação de galhos ou tronco é temporário e, portanto, não pode ser "esquecido" na árvore. Tal descuido pode comprometer seriamente a qualidade estética do bonsai pois este cresce e os arames cravam-se na casca.
O tempo de permanência do arame no bonsai não resulta de equação lógica qualquer. É pura observação"
As imagens abaixo traduzem bem esse comportamento relapso:

Nada como orientar, para educar. E lembrar onde foi mesmo que coloquei o arame? 😂 😂 😂 😂 😂
Por isso, chamo atenção especial para esse fato, pois isso é mais comum e acontece com tal frequencia, como tenho visto em tantos viveiros, além do meu é claro!!! 😂 😂 😂
Eis, em sintese o que quero dizer com isso:
"O emprego de arames na orientação de galhos ou tronco é temporário e, portanto, não pode ser "esquecido" na árvore. Tal descuido pode comprometer seriamente a qualidade estética do bonsai pois este cresce e os arames cravam-se na casca.
O tempo de permanência do arame no bonsai não resulta de equação lógica qualquer. É pura observação"
As imagens abaixo traduzem bem esse comportamento relapso:

Nada como orientar, para educar. E lembrar onde foi mesmo que coloquei o arame? 😂 😂 😂 😂 😂