Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu primeiro trabalho c/ junípero

sergiofilipi01/11/2004 11:35
Meu primeiro trabalho c/ junípero
Aceito opinião, crítica, sugestão, só não pode dar risada 😂 😂 😂

Aguardando

SFilipi
Antonio Castro02/11/2004 21:02
Olá SergioFilipi 😄 ,

Bom trabalho, há sempre uma primeira vez.. 🙂 😄,

Na minha opinião uma das coisas que salta á vista é os arames, existem formas definidas de executar e com diferentes espessuras de acordo com os ramos a aramar, até porque pode não estar a fazer efeito, dado que o tronco deve ser começar a dobrar numa determinada zona do arame para evitar que se quebre.
😲 Uma das Regras neste estilo, é que o Olhar deve percorrer o Tronco, neste caso prende-se no novelo de arames
Estes não devem ficar nem muito apertados, nem muito largos e na maioria das vezes consegue-se o mesmo efeito com 2 medidas diferentes.

(Se tiver dificuldade em Adquirir essa informação, mande uma "msg" logo verei o que se pode arranjar 🙂 )

Quando se pretende que os ramos que fiquem virados para baixo, regra geral é para simular a exposição a que as "Coniferas" estão sujeitas no Inverno com o peso da neve, como tal um dos erros que nós cometemos é haver uns virados para cima.

Conforme já fiz anteriormente noutra "Msg" de Junipero, criei esta "imagem virtual" na tentativa exprimir o meu ponto vista na tentativa de ajudar a simplificar o Bonsai.

Seria importante colocar uma foto "vista de cima" para se poder analizar convinientemente a profundidade e distribuição dos ramos.

Bom trabalho 🙂
Cptos,

Castro

Antonio Castro03/11/2004 07:06
Bons dias,

😲 Sergiofilipi, a foto do seu Bonsai desapareceu 😕

Cptos,

Castro
sergiofilipi03/11/2004 10:43
Olá Castro, não sei o que aconteceu com a foto, é a segunda vêz que isso ocorre?
Quanto ao seu comentário a respeito do bonsai, eu já tinha pensado em simplificar eliminando alguns galhos, mais fiquei com receio, a respeito do arame não entendi bem o seu comentário.

Abraço

SFilipi
Antonio Castro03/11/2004 21:05
Olá SergioFilipi 🙂 ,

Citação:
" a respeito do arame não entendi bem o seu comentário. "

Atenção que é apenas a minha opinião 😲 , a meu ver deve-se ao facto de na fotografia aparentar que por vezes está entrelaçado e resulta de uma aramagem um pouco confusa (na parte superior).
No tronco principal existem 4 arames do mesmo tipo, não sei qual a força necessária, mas parecem-me demasiados, dado que tenho visto algumas fotos de arvores mais robustas e não têm necessidade de levar tantos.
Ex: na Zona da terceira volta de arames grossos do tronco principal, junto da inclinação para a esquerda, devia ter sido dobrada pelos arames (que deveriam estar na parte inferior da dobra) e ele está com os arames na parte frontal, este tipo de dobragem no acto da execução é meio caminho para quebrar o tronco ou os ramos.

Nos Ramos superiores consegue-se o mesmo efeito utilizando arames (+ Finos ) de duas espessuras diferentes se for caso disso, ou até através de "tensores" ou da gravidade com pesos, mesmo quando está aramado temos de ter em atenção o factor estéctico do "bonsai" e continua a ser para contemplar 🙂

De qualquer forma interessa é começar e o como vai ficar o trabalho final,
alem disso agarrando as palavras do "Mestre" Mário A G Leal,
"essa é a sua árvore, Está contente com ela. Ótimo! Continue trabalhando e buscando o seu caminho"

Cptos 😄 ,

Castro
sergiofilipi04/11/2004 08:57
Olá Castro,

Entendi perfeitamente, vou tentar ser mais caprichoso da proxima vez, escolher melhor a espessura do arame e estudar um jeito de não
deixar o arame se entrelaçar.
Obrigado pela ajuda, vou continuar sim, mesmo porque não poderia parar pois sou um apaixonado pela arte.

Um grande abraço ao amigo.

SFilipi