Sigmar25/10/2010 14:39
ficus me ajudem..
Retirei este ficus a um ano e meio a traz retirei ele e mais um iqual a ele .
o outro moreu . as folhas comesaram a ficar brancas sem cor e foi até Q moreu .e este esta com o mesmo problema !
gostaria que pudesem me ajudar!

os detales das folhas secando!

Laudir25/10/2010 17:12
terra pura?
no sol direto?
Diego Santana25/10/2010 17:22
Ja tive este problema em outras especie por conta de um solo muito fraco, mesmo com adubaçao constante, ai refiz o substrato e ela voltou após a troca e desfolha completa.....
pra mim é falta de nutriente.......
Astolpho Coelho Bicalho25/10/2010 21:17
Olá amigo, bom creio que vc deva fazer uma desfolha completa, coloque seu ficus em um lugar que pgue pouco sol, troque o substrato. deixe as raizes megulhadas no enraizador por 20 minutos, depois substrato, caco de telha, areia, 20% de terra varrida de quintal, penera grossa... creio que o seu ficus pode dar uma reagida... depois de uma semana, manda uma mistura de farinha de osso 30% torta de mamona 70%, 10% de cinza, misture tudo molhe com agua adicionando enraizador, faça os bolinhos e coloque dentro de uma meia, amarre os dois lados e coloque por cima da terra... e vai molhando quando for necessario.... se isso não resolver seu ficus infelizmente já era.... abraços....
Sigmar25/10/2010 21:36
ficus
Astolpho Coelho Bicalho escreveu:
Olá amigo, bom creio que vc deva fazer uma desfolha completa, coloque seu ficus em um lugar que pgue pouco sol, troque o substrato. deixe as raizes megulhadas no enraizador por 20 minutos, depois substrato, caco de telha, areia, 20% de terra varrida de quintal, penera grossa... creio que o seu ficus pode dar uma reagida... depois de uma semana, manda uma mistura de farinha de osso 30% torta de mamona 70%, 10% de cinza, misture tudo molhe com agua adicionando enraizador, faça os bolinhos e coloque dentro de uma meia, amarre os dois lados e coloque por cima da terra... e vai molhando quando for necessario.... se isso não resolver seu ficus infelizmente já era.... abraços....
vlz amigo pelas dicas o substrato e as folhas ja troquei a pouco tempo .vou tentar a meia vlw abraço..
JOÃO B25/10/2010 22:00
Caro Sigmar,
posso estar enganado, mas assim olhando as fotos me parece excesso de água + substrato pouco drenante. Experimente verificar após a rega por quanto tempo o solo se mantém encharcado (no fundo da bacia). Livrei-me do uso de bacias pois já perdi plantas afogadas, pois apesar de ter muitos furos, a rega não pode ser igual a de um vaso cerâmico, sob pena de óbito por afogamento e apodrecimento.
boa sorte
joão
Sigmar26/10/2010 12:01
ficus
JOÃO B escreveu:
Caro Sigmar,
posso estar enganado, mas assim olhando as fotos me parece excesso de água + substrato pouco drenante. Experimente verificar após a rega por quanto tempo o solo se mantém encharcado (no fundo da bacia). Livrei-me do uso de bacias pois já perdi plantas afogadas, pois apesar de ter muitos furos, a rega não pode ser igual a de um vaso cerâmico, sob pena de óbito por afogamento e apodrecimento.
boa sorte
joão
vlw joão vou verificar!!!
Sigmar28/10/2010 20:52
Laudir escreveu:
terra pura?
no sol direto?
Ta com composto ,agora no sol direto tá !! mas ja fas quatro meses Q a transplantei .o Q acha?????abraço