Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Areia lavada

daelin24/10/2005 17:08
Areia lavada
Oi de novo, gente. Preciso abusar da boa vontade de todos, outra vez 😮ops:

É o seguinte, minha cerejeira está com problemas. Sei que ela ainda está viva porque o caule está verde, mas no topo dela o caule está mais escuro e a casca está saido quando eu passo a unha.

Tenho a impressao que ela esta comecando a morrer. Se fosse um galho comum eu ja teria cortado, mas trata-se do tronco principal.

Devo fazer uma poda radical e cortar o tronco pela metade?

A pergunta que vim fazer, no entanto, não é só essa. O Jackson me deu a dica de tirar a planta do vaso e coloca-la na areia.

Comprei uma bacia de plástico e vou fazer furos nela. Comprei a areia lavada também. Nao vi se é muito fina. Estou com medo que seja fina demais.

Mas tenho um saco de pedrisco la em casa e se for fina demais estou pensando em misturar.

Minha pergunta é, devo colocar a arvore nessa bacia e nao preciso colocar mais nada? So regar? Por quanto tempo?

Eu estou muito chateada por causa dessa planta. Foi uma muda que escolhi pessoalmente no viveiro e ela vinha se comportando muito bem, com folhagem abundante. De dois meses pra ca as folhas comecaram a secar nas pontas e apos nova poda de raiz elas comecaram a murchar e cair.

No momento a arvore nao tem mais folhas.

Isso leva a outra questao. Se ela morrer (tomara que nao 😕 ) como eu vou saber?
Matsu01/11/2005 23:50
Posso tentar ajudá-la...eu tenho uma cerejeira de 10 anos.

Eu me sinto como um homem das montanhas neste fórum, pois não uso nada químico ou feito, simplesmente eu abuso de td q é natural, afinal não era assim q os primeiros Bonsai foram achados pelos grandes mestres na China??

Bom, aqui vai como eu cuido dos meus Bonsai incluindo a cerejeira ok...
( SE EU FOSSE VC A TRANSPLANTARIA PARA UM VASO GRANDE , dessa forma ela teria um apoio maior da terra )

Terra :
- terra vermelha
- areia – pode ser grossa ou fina tendo a função de drenagem
- pedras ou pedriscos – função de drenagem
- pó de café com função de eliminar pragas
- ferrugem – pode ser em pó ou em pedaços de ferro – com função de crescimento das pequenas raízes ( capilares )

obs. : todos os ingredientes em quantidades iguais e por cima pode-se colocar um pouco de terra vegetal preta pura sem adubo . Coloque um pouco de carvão tbm.

Fertilizante :
- pó de café
- torta de mamona - floricultura
- farinha de osso - floricultura
- estrume de vaca

obs. : todos os ingredientes em quantidades iguais . O fertilizante coloca-se a 1cm sob a terra localizada no canto do vaso longe do tronco da árvore, e não se coloca quando a planta está dando flores ou frutos . Vai revezando a cada vez os cantos dos vasos onde estará sendo colocado o fertilizante .

Como usar o fertilizante :
* Coníferas - pinheiros : a cada 30 dias uma pequena colher das de café
* Frutíferas e floríficas : a cada 15 dias uma pequena colher das de café

* Dica :Uma vez por ano no inverno não colocar o fertilizante . O fertilizante não deve ser colocado perto do caule e raízes centrais

IMPORTANTE : ao replantá-la lave as raizes da mesma ...coloque ela já replantada sob uma bacia ou balde de água por mais ou menos 10 minutos - dessa forma todo o ar existente nas raízes irá sair e todo tipo de possiveis ovos de formigas morrerão ao vc lavar as raízes junto com a submersão na água , pois ELAS podem estar lá e vc nem sabe e formiga é uma forte razão de poder aniquiliar seus Bonsai ) . Raspe levemente e cuidadosamente o caule dela onde vc perceber qq coisa estranha.

Como ela é frutífera evite deixá-la demais no sol direto...2 horinhas de sol direto e o restante em um lugar fresco e com luz forte porém indireta . Deixe ela sempre bem úmida!!!

Espero ter ajudado.