Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

[WA] Caliandra1 - Ajuda com Caliandra

WagnerArnaut25/10/2010 22:44
[WA] Caliandra1 - Ajuda com Caliandra
Caros amigos,

após algum tempo ensaiando para adquirir uma caliandra, achei essa muda de caliandra em um viveiro aqui próximo.

Pensei em inicialmente fazer uma alporquia para tirar mais duas mudas. Como o tronco é espesso e longo, é possível fazer 2 alporquias no mesmo tronco ao mesmo tempo?

Pensei em transplanta-la e já fazer a alporquia. Devo transplantá-la e esperar algum tempo para a alporquia ou já posso fazer os 2 procedimentos direto?

Também pensei em fazer uma desfolha. Devo fazê-la nesse momento?

Alquém tem alguma sugestão para estilização dessa árvore?

Muito obrigado amigos. Essa é uma espécie que me apaixonei aqui no forum e gostaria muito que ela vingasse.

Obrigado.

Wagner Arnaut
Leandro Ferraz25/10/2010 23:40
Eu acharia melhor alporquia e depois que fazer e tirar ai sim mudar de substrato.

Mais como eu ainda não tenho esperiencia com a especie
não faça nada com ela ainda deixa alguem mais experiente ver e opinar.
WagnerArnaut27/10/2010 00:06
Leandro, muito obrigado pelas sugestões.

Vc sabe se da para fazer 2 alporquias no mesmo tronco? Como o tronco é grande e espesso pensei em "gerar" 2 novas plantas. Será que funciona?

Alguém tem mais alguma sugestão?
Mcdonald27/10/2010 00:49
olá.... na minha humilde opinião acho q não dá pra fazer as 2 alporquias.. mas vamos esperar os amigos mais experientes falarem alguma coisa... quanto a desfolha... que eu saiba é indicada para diminuição das folhas.. as da caliandra já são pequeninas... para que diminuir?
abraço
ETO27/10/2010 00:50
Acho que seria mais seguro fazer uma depois a outra. a da ponta primeiro (lógico). Retirar a casca da árvore em dois pontos no mesmo galho simultaneamente acho que não é bom.
Filipe Henrique27/10/2010 00:55
WagnerArnaut,
pode fazer sem medo!
já fiz e deu certo em acerolas e pitecos, caliandra da raiz bem facil por alporquia, alias tenho uma planta bem parecida com a sua que acabei de fazer alporqui, esse fds eu posto fotos.

arabços
WagnerArnaut27/10/2010 01:30
Mcdonald e ETO, muito obrigado pelas dicas.

Filipe, vc fez 2 aloporquias simultâneas? Em geral em quanto tempo as raizes brotam na alporquia na caliandra?

Wagner Arnaut
Filipe Henrique27/10/2010 01:34
é isso mesmo WagnerArnaut,
duas simultaneas no mesmo tronco(vale frizar).

não me lembro ao certo quanto tempo levei pra tirar as alporquias de caliandra, mas deve ser alguma coisa em torno de 3 meses.

abraços
Nikkei 10027/10/2010 09:53
Então faça a alporquia sem trocar vaso/substrato e não faça desfolha. Uma adubação deve ajudar também.
Elio27/10/2010 10:18
Olá Wagner! Pode ser feito 2 alporquias no mesmo tronco ou galho, respeitando o fato de que deve haver galho e folhas entre as duas alporquias.
Essa espécie, Haematocephala ou Surinamensis (as duas são parecidíssimas) não é a melhor para se fazer bonsai, pelos longos entrenós. Mas, com jeitinho dá pra trabalhar e ter satisfação com ela.

abraço
WagnerArnaut27/10/2010 13:44
Elio, Nikkei e Filipe, muito obrigado pelas dicas.

Vou fazer 2 alporquias nessa caliandra. Pensei em fazer as alporquias nos pontos indicados com o circulo vermelho na figura abaixo. O que vocês acham?

Como o tronco é muito longo, também pensei e reduzí-lo cortando-o na parte representada pelos retângulos azuis. O que vocês acham?

Muito obrigado.

Wagner Arnaut