ramoncg26/10/2010 12:48
novo projeto - jabuticabeira 'mausai'
Caros amigos amantes da nobre arte. olá. Ganhei um "mausai" de supermercado essa semana. É uma jabuticabeira com uns 40 a 50cm de altura, o tronco com uns 3cm de espessura que sobe inclinado. A copa está mal formada com muuitos galhos saindo para todos os lados. Pretendo ainda esta semana transplanta-la para o escorredor, e gostaria de saber se nesta época, é possível que eu faça os 4 processos: transplante, poda de raizes, desfolha e aramação em minha futura notável, ou se a desfolha deve ser feita pra meados do verão, observando que está em perfeita saúde. Gostaria de aproveitar e pedir umas dicas quanto ao substrato para o escorredor, e em seguiida para a mamadeira. Depois postarei as fotos, é que minha câmera se acidentou. Grato! 😄
Pedro Reimão26/10/2010 16:00
Vou tentar começar a clarear o processo. Até onde sei não é uma boa aramar nesta epoca, pois estamos começando o verão e as plantas vão crescer muito, o transplante não e uma questão de escolha, pois imagino que ela tenha vindo naqueles vasinho de plastico, quanto ao substrato deve ser bem adubado pois arvores frutiferas gastam muito adubo.
Acho por enquanto o que sei é isto.
ramoncg26/10/2010 18:59
veio sim, e com um substrato muito argiloso. Achei interessante o fato da aramaçao de alguns galhos já mais antigos na planta. Espero mais comentários, principalmente à respeito da desfolha, vlw!
Marcio Garcia26/10/2010 21:29
se vc conseguir colocar uma fotinha ai pra vermos e temos ideia da planta ajudaria pra caramba.
Pedro Reimão26/10/2010 23:35
Pessoal desculapa a confusão nos posts, eu to com o meu sobre minha acerola e acabei confundindo onde postar as respostas certas.
Mais é isto ai coloque fotos para nós que o forum agradece.
Desde já grato.
ramoncg27/10/2010 00:22
postarei fotos essa semana