Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Árvores do Israel 3

israelboff26/10/2010 13:54
Árvores do Israel 3
Segue mais fotos de outra muda... Essa eu comprei dessas prontas... estava tão linda que pensei: "vou tentar transformar num bonsai de verdade..." Então,,, o que fazer??? transplantar?? manter?? adubar??? E como consigo as folhas redutivas?? Estão muito grandes para a muda, conforme vocês vão notar.

Figueira:

Obrigado e um abração!

Prof. Israel Tavares Boff
Leandro Ferraz26/10/2010 19:18
Ficus carica é complicado mesmo o tamanho das folhas

to bricando com um aqui também, ou eu consigo diminuir um pouco ou planto no chao e vou comer compota...
EZEQUIEL JUNIOR26/10/2010 19:46
Realmente o melhor é plantar no chão ou em uma bacia grande, tomando o cuidado de dispor as raízes radialmente ao tronco, afim de formar um bom nebari.
Quanto ao tamanho das folhas, neste período de desenvolvimento da planta o ideal que se sejam grandes mesmo, para acelerar o desenvolvimento da planta. O Carica tem desenvolvimento inferior aos outros fícus, mas tem um tronco de única beleza.
Tente ir construindo a arvore de baixo para cima, cuidando inicialmente do nebari. Após ela se recuperar do transplante, o que leva mais ou menos um mês, inicie com adubação orgânica. Deixe a planta crescer livremente até atingir uma espessura do tronco que julgar ideal, depois faça a poda drástica e espere vir brotação para partir para a escolha do estilo.
Lembro que isso ocorrerá após uns dois anos ou mais, dependendo do local que plantá-la e de seu cuidado com ela.

Abraço
israelboff26/10/2010 22:49
Ezequiel, o que seria o nebari??

Não encontrei em minhas referências de estilo.

Obrigado.

Israel
Filipe Henrique26/10/2010 22:57
nebari é a junção do tronco com o substrato, a parte das raizes que fica levemente exposta no vaso ou a acima do solo em plantas ao natural.
nebaris interessantes;

esse já da nome a um estilo proprio, mas não lembro o nome;

uma materia de como se corrigir o nebari, que alias é a mesma planta que a sua!
http://www.artedobonsai.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=31:trabalho-de-nebari-em-ficus&catid=6:dicas&Itemid=16
t+