Elio26/10/2010 22:05
Desfolha de Piracanta
Essa piracanta está com o primeiro galho, à esquerda, muito fino.
A técnica que conheço é de desfolhar os demais ramos e deixar esse sem desfolhar para desenvolvê-lo mais.
O amigo Nicky ainda deu mais uma idéia de encurtar os ramos que iria desfolhar.
ANTES
AGORA - Com as novas brotações. Estou achando que devo encurtar ainda mais os galhos que havia desfolhado.

SEKI - Elio Luis Secchi26/10/2010 22:16
O meu xará! Parabéns pela planta e pela intervenção. Já dá para ver que a técnica produz mesmo os resultados. Sobre sua intenção de encurtar ainda mais os galhos eu concordo pois acho que a planta está com uma brotação fantástica e poderia aproveitar para compactar ela. Tendo brotação mais perto do tronco, encurtar um pouco os demais galhos seria uma boa pedida. Mesmo que no futuro eles voltem a ter o mesmo tamanho, mas a brotação será mais compacta. Já estou imaginando ela cheia de frutinhas... que beleza!!!!!
abraço
Renato Rodrigues Roehrs27/10/2010 17:07
Bah Elio, que belo moyogi clássico! Ela tá com um desenho lindo!
Digna de exposição!
Abraços.
_newbe27/10/2010 17:22
Gostei muitíssimo da conicidade e movimento do tronco e da disposição dos galhos.
Se possível creio que poderia postar fotos com visão aérea dos galhos, mostrando a definição dos patamares.
Penso que nessa época do ano, aliado aos trabalhos de desfolha que está fazendo poderia investir no estabelecimento destes patamares com o formato de "uma mão espalmada".
Lindo exemplar!!!!
Não deixe de mandar fotos dele florido e posteriormente com frutos.
Inclusive, de que cor são os frutos?
Elio27/10/2010 20:47
Xará, como eu disse e vc reforçou, encurtei hoje todos os ramos exceto o primeiro. Agora é esperar.
Renato, realmente é um moyogi clássico, penas que as cicatrizes são grandes mas, darei um jeito de fazer uma maquiagem.
Valeu, Newbe! Como encurtei muito os ramos, hoje, agora é que começarão a se formar os patamares.
Ainda não sei a cor dos frutos, até porque não deixo a coitada sem podar. Ela terá o seu tempo de florir e frutificar quando eu conseguir o desenho ideal.
abração
Elio26/12/2010 14:47
Hoje, com intensa brotação.
abraço

Nikkei 10026/12/2010 19:53
Muito belo movimento de tronco.
Acho interessante estas fotos com os galhos crescendo desordenadamente em uma planta que já tinha triangulação e de um bonsaísta mais experiente. Para o iniciante perceber que a forma de um bonsai nem sempre é mantida ao longo dos anos e do ano. Existe uma ansiedade de se ter uma planta triangulada e tal, rapidamente e na verdade não é bem assim. Demorei uns meses para cair nessa realidade..
Elio26/12/2010 22:15
É isso aí, Nikkei. Temos que estar sempre avaliando nossas plantas e não titubear em recomeçar, desde que possamos visualizar uma melhora significativa.
Valeu!
Abraço
Ricardo Paiva27/12/2010 14:07
Realmente a redução do comprimento dos galhos ficou bem melhor.
Nikkei, depois de formada a estrutura principal, deixar crescer e perder a forma é uma maneira rápida de ampliar a ramificação.
E também, pode vir outra idéia e mudarmos a planta, hehehe.
Também to com uma assim que vou trabalhar hoje. Depois vou abrir um post pra ela. Já teve várias formas. 😮ops:

nickyfury27/12/2010 19:13
bonsai
Elio, e demais colegas do forum, a título de esclarecimento a planta em questão trata-se de uma Piracanta angustifolia, e os frutos costumam ser vermelhos. Essa variedade é a preferida pelos europeus. A que vemos com maior frequencia aqui no Brasil é a variedade P. coccinea, que por sua vez apresenta subvariedades, com frutos alaranjados e amarelos.
A diferença entre elas está basicamente nas folhas. Na angustifolia, as folhas são mais longas e de cor verde oliva. 😄
Elio, a vantagem dos galhos mais curtos é a possibilidade de formação de ramificação fina lateral neles. As novas brotações poderão ser conduzidas, via poda e aramação, nesse sentido.
Nikkei 10028/12/2010 09:17
Tem razão Ricardo. Aprendi isso com o Élio e com o post do branquilho hokidachi aqui no fórum. Antes eu tinha um pensamento errado, que era: deixo crescer um pouco e corto, brota, cresce pouco e corta; assim tenho grande ramificação desde perto do tronco. Porém assim não engrossa o galho e os galhos ficam quase que com mesma espessuara (ansiedade de iniciante). Agora tenho algumas que estão crescendo a vontade.