Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Adubação com osmocote

Frank28/10/2010 15:02
Adubação com osmocote
Olá pessoal!
Estou com dúvidas a respeito do osmocote junto com outros adubos.
Gostaria de saber se eu posso, mesmo tendo adubado recentemente com osmocote, usar a farinha de osso e torta de mamona junto.
Se tiver algum problema me avisem ok!
Obrigado!
Filipe Henrique30/10/2010 03:28
Frank,
vai depender do seu objetivo e da quantidade de osmocote que vc colocou.
é bom lembrar que adubação em excesso e prejudicial principalmente em relação ao nitrogenio que MATA a planta. outro possivel problema é q o adubo em demasia tende a deixar a seiva muito elabora e vc acaba criando um atrativo para possiveis pragas.
Como se não bastase estes pontos, ha alguns nutrientes que quando em excesso, impedem a absorção de outros.

eu tenho usado osmocote e nas plantas q estão na "engorda" e tenho usado outros adubos mas com muito cuidado.

abraços
EZEQUIEL JUNIOR30/10/2010 09:46
Filipe escreveu:
outro possivel problema é q o adubo em demasia tende a deixar a seiva muito elabora e vc acaba criando um atrativo para possiveis pragas.

Não entendi essa parte...
Leandro Ferraz30/10/2010 11:30
pelo que eu entedi ele quiz disser.
Se adubarmos muito pode acontece da planta criar muita açucar ai atrai formigas outros incetos e pragas.
Brigoni04/01/2011 01:52
Olá,
por favor alguém pode me informar de quanto em quanto tempo posso repor o osmocote????
Uso apenas esse adubo nas minhas plantas, está errado??? Devo intercalar com outros adubos???
Obrigado
Elio04/01/2011 20:18
José, Osmocote é o adubo que mais uso e há mais tempo.
Preciso que vc me diga qual a formulação (NPK) e tempo de liberação, que existe desde 3 meses até 14 meses. Me informando posso te ajudar.

abraço
Brigoni05/01/2011 00:08
Olá Elio, uso Osmocote Plus NPK 15-09-12 liberaçao lenta 8 a 9 meses.
Muito obrigado pela atençao!
Abraço
Elio05/01/2011 14:40
Brigoni, é o mesmo que eu uso. Normalmente dura mais de 9 meses, por conta das variações de temperatura (que influi na liberação).
à medida que os sais vão saindo do interior das bolinhas de resina, elas vão ficando mais leve. Quando vc apertar uma delas e estiver completamente vazia, é hora de retirá-las. Caso haja ainda algum sal dentro é porque ainda cumprem suas funções.

Esse adubo satisfaz todas as necessidades das plantas.

Porém, nas mudas e pré que vc queira dar uma bombada pode incrementar com outro adubo orgânico. Não recomendo adubo químico junto, já que estes têm absorção muito rápida pelas plantas.

Contudo, algumas plantas não se dão bem com excesso de adubo, já outras gostam de mais adubações, por exemplo, glicíneas.

Adubação: " constante e pouco" essa é a regra!

abraço
gustavomartins05/01/2011 14:52
Elio escreveu:
Brigoni, é o mesmo que eu uso. Normalmente dura mais de 9 meses, por conta das variações de temperatura (que influi na liberação).
à medida que os sais vão saindo do interior das bolinhas de resina, elas vão ficando mais leve. Quando vc apertar uma delas e estiver completamente vazia, é hora de retirá-las. Caso haja ainda algum sal dentro é porque ainda cumprem suas funções.

Esse adubo satisfaz todas as necessidades das plantas.

Porém, nas mudas e pré que vc queira dar uma bombada pode incrementar com outro adubo orgânico. Não recomendo adubo químico junto, já que estes têm absorção muito rápida pelas plantas.

Contudo, algumas plantas não se dão bem com excesso de adubo, já outras gostam de mais adubações, por exemplo, glicíneas.

Adubação: " constante e pouco" essa é a regra!

abraço
Elio eu estou usando osmocote 15-9-12 pra 5 meses e já se passaram mais, mas as bolinhas ainda estão verdinhas e amarelas, é verdade que devo retiralas mesmo assim, eu achava que enquanto elas não ficavam transparente ou sumiam ainda estavam agindo, complicado que tem um monte no vaso que é grande e até achei que tinha muito adubo, por outro lado a mais de um mês num sai uma folha nova, o bonsai ta estabilizado demais.
Brigoni05/01/2011 15:16
Muito obrigado Elio,
vou seguir com esse adubo e com tuas recomendaçoes.
Abraço
Becker05/01/2011 15:29
🙄 Aproveitando o tópico o adubo Osmocote pode ser largado por cima do substrato ? ou tem alguma regra ! 🙄
Mauricio Lutz05/01/2011 15:59
Olá Becker, pode largar o osmocote por cima sim, mais recomendo um porta adubos ou um saquinho de tecido com o adubo dentro, com isso você não perde o adubo durante as regas e também pode colocar mais ou menos, conforme a reação da planta 🙄

Abraço 😉
gustavomartins05/01/2011 16:31
gustavomartins"]<span style="font-size:130%">
Elio05/01/2011 21:10
Gustavo e demais!
Abaixo o texto que coloquei na resposta à tua mensagem privada.
Para que os demais também possam saber.

abraço

.................................................................................................

Olá Gustavo! A cor ou transparência não indica o conteúdo. Precisa apertar entre os dedos e ver se ainda tem "sal mineral" dentro. Somente quando estiver totalmente vazia é que se joga fora. A bolinha não se desfaz, só fica vazia.

abraço

.................................................................................................
gustavomartins06/01/2011 09:04
Valew Elio, mas como é dificl achar alguém como vc que praticamente só usa osmocote e ajuda nas resposta gostaria de tirar mais umas dúvidas:

Qual a quantidade por litro do vaso que vc usa???

Qual dos tipos de osmocote vc usa? e de quanto tempo de liberação? varia durante a época do ano?? Usa algum diferente pra futíferas ou outro tipo??

Por ser de liberação lenta e de difícil intoxicação vc continua a usar no inverno??? ou faz alguma conta para ele terminar a ação na entrada desta época?? Moro no interior de São Paulo, quase não temos inverno, muito quente aqui, rsrs

Quando vc disse acima que quando a árvore é pré ou joven talvez e vc deseja dar um a "bombada" nela acrescenta outro adubo orgânico, qual?? com maior parte de nitrogênio???

Bom eu tenho uma tuia jacaré linda de 22 anos comprada rescentemente, com +_ uns 60 cm de altura e 5 acers sendo 2 importados da frança resultados de misturas, sendo 1 maduro os outros todos jovens além de outros pequenos.

Desculpe tantas perguntas!!!
Abraço
Elio06/01/2011 15:17
gustavomartins escreveu:
Valew Elio, mas como é dificl achar alguém como vc que praticamente só usa osmocote e ajuda nas resposta gostaria de tirar mais umas dúvidas:

R: 2 bolinhas do tamnho de uma bola de ping-pong

Qual dos tipos de osmocote vc usa? e de quanto tempo de liberação? varia durante a época do ano?? Usa algum diferente pra futíferas ou outro tipo??

R: Uso o 15.9.12 - liberação 8/9 meses. Coloco em Setembro/outubro. Uso o Fosway no outono, não só para frutíferas mas, para todas.

Por ser de liberação lenta e de difícil intoxicação vc continua a usar no inverno??? ou faz alguma conta para ele terminar a ação na entrada desta época?? Moro no interior de São Paulo, quase não temos inverno, muito quente aqui, rsrs

R: No inverno retiro das plantas caducifolias.

Quando vc disse acima que quando a árvore é pré ou joven talvez e vc deseja dar um a "bombada" nela acrescenta outro adubo orgânico, qual?? com maior parte de nitrogênio???

R: Nos pré e mudas uso também o Biobokashi líquido. Nas que não coloco Osmocote, uso Biofert Plus.

Bom eu tenho uma tuia jacaré linda de 22 anos comprada rescentemente, com +_ uns 60 cm de altura e 5 acers sendo 2 importados da frança resultados de misturas, sendo 1 maduro os outros todos jovens além de outros pequenos.

Desculpe tantas perguntas!!!
Abraço

Gustavo, sinta-se à vontade em perguntar. O que eu souber, informo.

abraço
gustavomartins07/01/2011 14:39
hehe, então vou perguntar mesmo hein, rsrs Obrigado!!!

Tudo isso??? 2 bolinhas tem ping pong por litro, geralmente eu vejo as pessoas falarem em 1 colher de chá por litro, 2 bolinhas de ping pong deve dar duas colheres de sopa bem cheias ou estou errado??

R: Uso o 15.9.12 - liberação 8/9 meses. Coloco em Setembro/outubro. Uso o Fosway no outono, não só para frutíferas mas, para todas.

Que medida de fosway vc usa?? 25ml / 10lts de água a cada 30 dias? ou seja 3 aplicações em 3 meses de outono??

Mesmo nas caducifolias como o acer vc usa o fosway no outono??

R: Nos pré e mudas uso também o Biobokashi líquido. Nas que não coloco Osmocote, uso Biofert Plus.

Qual a medida de biobokashi??

Qual o tipo de árvore vc não usa osmocote??
Elio07/01/2011 15:48
gustavomartins escreveu:
hehe, então vou perguntar mesmo hein, rsrs Obrigado!!!

Tudo isso??? 2 bolinhas tem ping pong por litro, geralmente eu vejo as pessoas falarem em 1 colher de chá por litro, 2 bolinhas de ping pong deve dar duas colheres de sopa bem cheias ou estou errado??

R: Acontece que o pessoal usa o de liberação 3 meses. Como eu uso o de liberação 9 meses, então devo usar o triplo da quantidade, certo? Além do mais, como a liberação está correlacionada diretamente com a temperatura ambiente, nas minha região, que é mais fria, 12 meses depois ainda tem sal dentro das bolinhas, isto pela liberação mais lenta ainda do que o normal.

Que medida de fosway vc usa?? 25ml / 10lts de água a cada 30 dias? ou seja 3 aplicações em 3 meses de outono??

R: 3 ml/l, 3 vezes no outono.

Mesmo nas caducifolias como o acer vc usa o fosway no outono??

R: Isso, uso em todas as plantas.

R: 5 ml por litro

Qual o tipo de árvore vc não usa osmocote??

R: As plantas que não uso Osmocote são por estarem em vasos muito pequenos e kusamono, pois não tem como colocar as bolinhas. Não faço distinção por espécie.
gustavomartins10/01/2011 09:27
última pergunta. rsrsr
Elio escreveu:

R: 5 ml por litro

Pelo que entendi é aplicação foliar, ou estou errado? com essa solução de 5ml por litro qual a frequência que vc aplica nas mudas e prés que deseja dar uma bombada???
Todo dia??? no fim da tarde para não queimar as folhas com o sol?
Elio10/01/2011 16:34
Gustavo, o Bokashi aplico, às vezes foliar; às vezes no solo.
Aplico a cada 40 dias + ou -. meia hora após a rega da tarde.

abraço
gustavomartins10/01/2011 16:54
Elio escreveu:
Gustavo, o Bokashi aplico, às vezes foliar; às vezes no solo.
Aplico a cada 40 dias + ou -. meia hora após a rega da tarde.

abraço

Quando vc diz 5ml / litro é por litro do vaso ou é uma solução de 5ml do produto por litro de agua?, como a gente tava falando de osmocote por litro do vaso pintou a dúvida.
Elio10/01/2011 17:07
É 5 ml por litro de água, Gustavo. Para não ficar dúvida.............rsrsrsrs!

abraço