Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

eugenia

12
Gustavo Santos04/11/2012 20:13
Acompanhando.
CARLOS PEREIRA06/11/2012 11:19
YAMADORI
SERÁ QUE POSSO RETIRAR UMA EUGÊNIA AGORA, PARA COLOCAR NUM VASO GRANDE?
Sergio Batalini06/11/2012 11:27
Bom dia , Carlos !

O sucesso na retirada, nesta ou em qualquer outra epoca do ano , vai depender da quantidade de raizes capilares que conseguir retirar junto com a planta .

Quanto maior a quantidade de raizes finas , como cabelos , vc conseguir, maior possivilidade da planta se recuperar.

Quando fizer o yamadori , reduza tb a quantidade de massa verde , para que fique compativel com a redução das raizes, ou seja , a planta que perde metade das raizes deve perder tb metade da massa verde , menos bocas , menos corpo para sustentar.

Outra dica é que vc deve plantar apenas em areia de construção , grossa de preferencia , e manter a meia sombra por uns 30 dias , com regas 2x ao dia .

É bom tb borifar agua nos primeiros dias e, se tiver, usar algum tipo de enraizador .

Boa sorte , a experiencia leva ao aprendizado , errando é que um dia acertamos .
CARLOS PEREIRA07/11/2012 22:01
VALEU BONSÉRGIO...

SEMPRE FICO EM DUVIDA QUANTO A ÉPOCA DO YAMADORI...

VOU METER A MÃO NA MASSA ENTÃO...

OBRIGADO
Djalma Dourado24/02/2013 12:43
O.O lindo exemplar.
Estarei acompanhando as intervenções, pois tenho dois exemplares e um que eu gostaria da opinião do nobre Bonsergio sobre ela.
Parabéns pela a evolução.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=217081#217081

Abs.
Sergio Batalini19/01/2014 20:54
Atualizando em 18-01-2014.

O shari foi prolongado até quase o apce eos patamares mais definidos e em maior quantidade... buscando a triangulação ..

Algumas plantas são dificeis de fotografar e nunca correspondem com a realidade, pessoalmente é bem mais lindinha.. rsrs

Sergio Batalini12/04/2014 19:08
Março de 2014

Pedro Lima05/05/2014 10:47
Lindo trabalho com madeira morta, Bonsério!

Pode nos contar em detalhes como você o fez? Usando quais ferramentas, técnicas, etc.

Parabéns pela planta, realmente muito linda!
Thomas Eckert06/05/2014 08:59
Realmente estava uma bola sem graça e agora deu muito mais vida a planta, ficou bem legal!! Só merece um vaso mais a altura rsrs

Abraço
Sergio Batalini07/05/2014 09:51
Bom dia, amigos...

Pedro: Obrigado. O shari foi feito com um estilete, primeiro marquei o que seria retirado , depois cortei fundo e "descasquei", alguns dias depois comecei a aplicação de calda sulfocalcica. Nada de dificil ou mirabolante...

Thomas: Obrigado tb. as vezes temos que arriscar, claro, com calma e atenção..

Quanto ao vaso, é do ceramista Ricardo Mendes, de Ribeirão Preto, que vem se destacando no cenário nacional.

Claro que opiniões são sempre bem vindas, qual outro vaso vc poderia me sugerir ?
Thomas Eckert07/05/2014 13:30
Este vaso não é feio, mas assim como um sapato deve combinar com roupas, um vaso deve combinar com a planta, eu acho que um vaso redondo mais raso e com maior diâmetro ficaria legal para esta planta, oq acha?

Abraço
Victor09/05/2014 00:53
ótima condução cara. tá ficando show...ainda vou pegar uma eugênia..hehe

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi09/05/2014 15:15
Bela condução Sergio. Parabéns! Abraço
12