Vanderlei E. Döge"]
"Mcdonald escreveu:</div>caramba... legal sua projeção... na minha opinião ficou legal e com o tempo vc vai melhorando o que tem q ser melhorado.... quanto ao substrato, eu uso terra vegetal humificada comprada em gardem com areia grossa (areia de construção peneirada com aquelas peneiras de leite q sempre tem em casa) na mistura de 50 a 50%. vc pode usar também caco de tijolo q na minha opinião é bem melhor pq retem mais umidade mas dá um trabalhão pra fazer. hehehehe
abração</blockquote> escreveu:
acho que vou ter muito trabalho a tarde entao ehhehehe...
sera que coloco ele numa lata grande para desenvolver o tronco e o nebari?
abraços
bom.. pra desenvolver o tronco a melhor coisa é realmente o escorredor apenas com areia grossa.... depois vc colocar sobre uma bacia com terra vegetal com muito adubo tipo farinha de osso e torta de mamona... ai vc vai ver q o desenvolvimento dobra rapidamente principalmente para o ficus q já tem o crescimento acelerado.
Filipe Henrique02/11/2010 13:05
iaew amigos,
essa mistura do Mcdonald
"eu uso terra vegetal humificada comprada em gardem com areia grossa (...)na mistura de 50 a 50%."
é a que deu melhor resultado com ficus até hj de acordo com as varias tentativas de substrato feitas por mim. sem cacos de tijolo. e realmente uma vasilha maior lhe dara resultados mais rapidos, o nebary do ficus já fica iunteressante por si só, não precisa por no escorredor, pode planta-lo direto na bacia, ms se fizer questão naõ vai prejudicar, pelo contrario....
quanto a projeção, acabei de recomeçar um trabalho exatamente por conta do formato de arco no tronco. muito parecido com o do seu desenho.
é caracteristica do moiogy, que a planta tenha movimento desde a base, em direções diversas, tras, frente, direita e esquerda de preferencia com os galhos saindo do lado externo as curvas.
não estou querendo impor minha pespectiva, ha outros estilos em que vc poderia usar essa parte da planta como frente, um fukinagash ou shakam, mas pra moiogy não creio que dara bom resultado.
É bom lembrar que voce pode apenas replanta-la e esperar até que um desenho melhor venha, ou postar novamente quando já existirem outras possibilidades. Essa perspectiva esboçada por vc permite, dado que naõ ha intervenções radicais a serem feitas para segui-la, conduzir dessa forma e rever futuramente se ainda lhe agrada.
mudar o rumo do projeto as vezes é normal!
abraços
Vanderlei E. Döge02/11/2010 13:20
OK colegas, farei o replantio dela nesta tarde. aramarei alguns dos galhos, e como voce disse Filipe, vou esperar ela crescer, e então irei postar novamente para que eu possa junto com a ajuda dos amigos do forum, conduzi-lo até que se torne um bonsai.
Por hora agradeço a todos que postaram suas opiniões aqui. Serão de grande valia no meu aprendizado.
Abraços
Vanderlei E. Döge02/11/2010 14:43
Pessoal, tirei uma foto do Ficus, no angulo que pretendo usar como frente.
e um detalhe que nao sei devo cortar ou não.
abs
Filipe Henrique02/11/2010 15:15
Vanderlei E. Döge,
PASSA A FACA!
HEHEE
POR ESSE angulo sua projeção fica melhor... de qq jeito vamos ver oq o futoro reserva, mas vai guiando de acordo com o seu dezenho. Tem boas opições pros galhos principais....desse angulo acho q da caldo!
abraços
Vanderlei E. Döge02/11/2010 17:17
Filipe escreveu:
Vanderlei E. Döge,
PASSA A FACA!
HEHEE
POR ESSE angulo sua projeção fica melhor... de qq jeito vamos ver oq o futoro reserva, mas vai guiando de acordo com o seu dezenho. Tem boas opições pros galhos principais....desse angulo acho q da caldo!
abraços
Bom, comecei fazendo a troca do vaso deixando um pouco do torão de terra. e colocando o substrato da Garden e areia de rio(50% para 50%).
Tentei aramar dois galhos, que quebraram com muitaaaaa facilidade, então resolvi "enxerta-los". nao sei se vai dar certo, mas vamos tentar.
Também tirei algumas folhas. Segue a foto de como está:

HudsonArpini02/11/2010 18:18
pod cortar o galho pq ta atravessando o tronco,
Nikkei 10002/11/2010 18:41
Fez uma coisa errado: retirar as folhas próximas ao tronco nos galhos baixos. Mais para frente, se brotar de novo, não corta, pois eu aconselho, depois que ela recuperar, a diminuir o comprimento dos galhos para aumentar a ramificação, e nã deixar folhas somente nas pontas dos galhos 😄
Vanderlei E. Döge02/11/2010 18:58
Nikkei 100 escreveu:
Fez uma coisa errado: retirar as folhas próximas ao tronco nos galhos baixos. Mais para frente, se brotar de novo, não corta, pois eu aconselho, depois que ela recuperar, a diminuir o comprimento dos galhos para aumentar a ramificação, e nã deixar folhas somente nas pontas dos galhos 😄
opa nikkei 100, obrigado pela dica, mais como estavam surgindo brotaçoes por toda a extenção dos galhos resolvi deixar as folhas até que os brotos(não estao visiveis nas fotos) se desenvolvam. ou seja, daqui a algumas semanas quando os brotos ja vierem a ser folhas, vou poder mexer nas pontas.
abraços