Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Projetos - Preciso de Opiniões e Sugestôes

Donegá03/11/2010 21:57
Projetos - Preciso de Opiniões e Sugestôes
Olá Amigos,

Estou com dois projetos em andamento e gostaria da opinião e sugestão de vcs.

Este primeiro foi realizado apenas o esboço. Alguns talvez reparem e critiquem o galho na frente, porém a ideia é justamente esta, chamar a atenção de quem estiver olhando primeiro p/ o galho da frente que será um Jin e depois p/ o galho ao fundo. Chamo de "Vencendo as Adversidades da Vida", ou seja, apesar dos danos causados ao primeiro galho a planta foi mais valente e ressurgiu em novo tronco forte e elegante.

Gostaria a sugestão de vcs p/ qual árvore (espécie) trabalhar este tema e é claro opiniões sobre o esboço e projeto.

Neste segundo é um Ulmus Chinensis, onde fiz o esboço e comecei a podar e aramar na data de hj, alguns ajustes na aramagem ainda serão feitos p/ acompanhar o desenho.

Opiniões e sugestões sempre bem vindas.

Abraços.
Nikkei 10004/11/2010 09:50
Primeiro, parabéns pelos desenhos. Vou dar uma opinião sobre o ulmus: o que me chamou a atenção foi a copa da direita parecer um pouco carregada em relação à copa da esquerda/cima, que está em patamares. Talvez se fizer patamares na da direita fique melhor o conjunto
Sillas José04/11/2010 09:59
Re: Projetos - Preciso de Opiniões e Sugestôes
Donegá escreveu:
Olá Amigos,

Estou com dois projetos em andamento e gostaria da opinião e sugestão de vcs.

Este primeiro foi realizado apenas o esboço. Alguns talvez reparem e critiquem o galho na frente, porém a ideia é justamente esta, chamar a atenção de quem estiver olhando primeiro p/ o galho da frente que será um Jin e depois p/ o galho ao fundo. Chamo de "Vencendo as Adversidades da Vida", ou seja, apesar dos danos causados ao primeiro galho a planta foi mais valente e ressurgiu em novo tronco forte e elegante.

Gostaria a sugestão de vcs p/ qual árvore (espécie) trabalhar este tema e é claro opiniões sobre o esboço e projeto.

Neste segundo é um Ulmus Chinensis, onde fiz o esboço e comecei a podar e aramar na data de hj, alguns ajustes na aramagem ainda serão feitos p/ acompanhar o desenho.

Opiniões e sugestões sempre bem vindas.

Abraços.

Parabéns Donega! Se vc tem essa facilidade para desenhos, tenho
certeza que será um bom bonsaista para suas plantas.
Pois arte é arte.
Nada se cria, nada se copia, tudo se transforma.
edson060504/11/2010 10:32
Sillas,
o projeto para o Ulmus, acho viável com as possíveis alterações sugeridas pelos colegas. Quanto ao primeiro desenho, você já parece ter idéia de que este galho não deveria ficar na frente ou apontando para a frente da planta. Este tipo de estrutura é considerado um desrespeito para com o observador.
Abraço.
Edson.
Donegá04/11/2010 18:55
Olá Nikkei 100,

Desculpe, ñ sei se entendi, no caso acha viável que no caso na esquerda tenha apenas está copa mais baixa que do que "digamos assim" primeiro galho e as demais copas de formação saiam todas da esquerda? É acho que ficou meio desproporcional no desenho, se for isso me dê um toque, por favor.

Olá Edson,

Então... qto ao galho da frente a intenção era causar esse primeiro impacto de acordo com o nome dado ao tema, porém esse galho ñ estará voltado p/ frente, de qualquer maneira posso repensar e inverter as posições dos galhos. Tem alguma sugestão p/ uma espécie p/ este trabalho?
HudsonArpini04/11/2010 19:01
alguma especie de folhas pequenas e densas,uma serissa ?vc conseguindo reduzir e densar a copa,e depois moldar a madeira,qualquer uma fica viavel
SEKI - Elio Luis Secchi05/11/2010 16:01
Donegá, eu só posso elogiar os desenhos pois nesta arte sou péssimo. Aliás eu nem tento... Mas a concordo totalmente com o colega Edson quanto ao posicionamento deste galho/jin que cruza a frente, sendo isso considerado um defeito em bonsai. Mas de fácil solução: girando a planta um pouco no sentido anti-horário, este galho ficará na lateral direita e daí estará bem colocado. Poderia girar em sentido horário também poscionando no lado esquerdo, mas daí tem que mudar o ápice do jin para não ficar "espetando" os olhos do observador.
Outra possibilidade e até mais fácil, seria colocar no desenho este galho/jin a sair direto do lado direito do tronco, sem cruzar a frente do tronco principal.

abraço
Donegá05/11/2010 21:41
Olá Elio,

Gde amigo, agradeço pelos elogios aos desenhos, mas ainda há mt a melhorar, rsrsrs.

Valeu tb pelas dicas. Com certeza vou repensar o projeto.

Abraços.
Alexandre S. Coelho05/11/2010 22:51
Oi Donegá

Gostei dos desenhos!

Uma boa planta para o 1º poderia ser uma eugênia (Eugenia sprengelli), pois encontramos com facilidade em viveiros/floriculturas, elas assim com o tronco esguio e folhagem nas pontas.

Complementando as dicas dos amigos, o 2º desenho poderia mostrar galhos na parte da frente e por trás do tronco, como deve ser na realidade (tridimensional). Eu não deixaria a árvore tão alta 😉
Donegá06/11/2010 11:52
olá Alexandre,

Valeu pelas dicas, qto aos galhos de fundo, ainda estou tentando melhorar a técnica de desenho p/ coseguir dar essa profundidade, tb acho que vou deixar as copas mais densas um pouco p/ aumentar a imagem de força da planta. O que acha?

A sugestão da Eugênia me parece ser a melhor opção, ainda ñ tinha pensado nela e de acordo com as plantas que vemos nos viveiros, ela já ficaria mt próxima do projeto dimunuindo o tempo p/ finalização.
Nikkei 10006/11/2010 11:57
Donegá, a minha sugestão é em relação a deixar a planta mais "homogênia". Se observar, a copa do tronco que vai pra direita é bem densa e pesada, diferente do tronco que sobe que está em patameres. Também acho que uma altura menor ficaria melhor.
Donegá06/11/2010 14:32
Olá Amigos,

Fiz algumas modificações no desenho anterior, só ñ consegui ainda dar uma boa impressão de profundidade. O que acham?

Alexandre S. Coelho06/11/2010 19:25
Agora ficou muito densa...

O movimento dramático do tronco pede uma copa um pouco mais "rala"... um meio termo entre os dois desenhos feitos 😉

+ ou - assim:
Donegá06/11/2010 19:45
Olá Alexandre,

Ainda bem que é um desenho se não já tinha acabado com a planta, rsrsrs.

Bom, mas acho que dá p/ ter uma ideia e junto com a dicas que me deram ir chegando ao meio termo.

Valeu mesmo Alexandre.
Donegá28/11/2010 13:48
Atualizando estágio em que a planta encontra-se.