André, primeiramente quero dar-lhe os parabens pelo seu excelente trabalho até agora com essa romanzeira. Ela é digna de admiração e respeito, a meu ver, principalmente considerando ser vc um iniciante na arte bonsai. 😲
Essa espécie é muito vilipendiada pela maioria dos bonsaistas ditos "sérios", exatamente por apresentar graus incontornáveis de dificuldade, tanto no desenvolvimento quanto na formação estrutural, além é claro, da produção de flores e frutos, principal atrativo para iniciantes, eu diria. 😄
Por isso minha admiração e respeito pelo seu sucesso no cultivo e esmero no trato em atingir esse grau de maturação tão duramente perseguido e tão raramente conseguido, seja por iniciantes seja pelo pessoal mais tarimbado. Para vc ter uma idéia do grau de dificuldade, eu tenho uma obtida via yamadori, numa fazenda. A arvore deve estar beirando os 40 anos, o tronco fiz madeira morta e tudo, e há uns 8 anos eu a cultivo, visando desde aquela época formar uma boa estrutura aerea com ela. Nesse tempo todo que está em minhas mãos, apenas este ano logrou produzir um único fruto, o que me animou consideravelmente a continuar tentando algo com ela. 😄
Em relação a sua planta, há dois caminhos possíveis. Um, é seguir a dica do meu grande e nobre amigo Elio, buscando um melhor desenvolvimento, evitando para isso qualquer tipo de corte (aliás, considero abusivo cortar o que seja, sem necessidade nenhuma. Romanzeira, não é boa para ser reiniciada a partir do zero, como pensam muitos).
Para engrossar o tronco, porém, vc terá que replantar em uma mega bacia, de bordas altas e larga o bastante para caber uma big floresta. Ou, então, plantar no chão, onde os resultados visando engrossamento de tronco são sabida e reconhecidamente, bem mais promissores.
A outra opção, depois de esclarecer o nebari, como o grande Elio sugeriu, é replantar, escolhendo um vaso para bonsai, não definitivo, mas de treinamento. Nesse caso, o tronco não iria engrossar muito e nem rapidamente. Seria algo bem lento, mas lento mesmo, nesse sentido. Por outro lado, estando no vaso, sua planta já produzindo, serviria principalmente de incentivo para que voce desse continuidade a sua incursão na nobre arte bonsai, ao mesmo tempo que continuaria com seus cuidados e tratos para com ela, adotando outras espécies para cultivo e aprendizado, diferentes dessa, é claro. As sugestões dadas pelo nobre amigo Ricardo Paiva são ótimas, a meu ver, e poderiam trazer a voce, a longo prazo, muita satisfação e prazer. 😄
O vaso adequado deverá ser retangular, de bordas médias (entre 10 e 15 cm.). O substrato adequado deverá ser drenante e ao mesmo tempo ácido: caco de telha, pedrisco, terra granulada, carvão vegetal, casca de pinheiro (não tendo esta, use outra, desde que porosa). Misture tambem um pouco de substrato comprado pronto, tipo plantmax, plantax, bioplant ou similar, usado pelos horticultores para a germinação de sementes (fácil de achar, basta procurar esse pessoal aí mesmo na tua cidade que eles indicam onde tem). Misture todos os ingredientes em partes iguais.
Eu considero a primeira foto como sendo a melhor frente para essa planta, salvo outras sugestões é claro. Antes de reenvasar, deverá fazer uma pequena poda de estruturação, visando principalmente reduzir o comprimento dos galhos superiores. Visualize a imagem abaixo, em tracei linhas indicando onde cortar para priorizar a estrutura aerea, eliminando apenas o essencial para preservar seu trabalho e manter a planta saudável:
A linha vermelha abaixo da borda do vaso, indica o tamanho aproximado do vaso a ser usado como treinamento. Há boas peças no mercado, mas pode usar modelos da petropolis, tambem, que são bem mais baratos e faceis de comprar. 😄