Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Poda de Ficus benjamina

12
Seph190304/11/2010 21:06
Poda de Ficus benjamina
Olá pessoal...
Gostaria de pedir uma opinião sobre esse ficus benjamina que ganhei...sei que ele não tem a melhor forma afinal o caule não tem ndada a ver com a arte em si...então acho que apenas vou podá-lo...nos últimos dois meses ele tem aparecido com uma folhagem "enferrujada". Isso se deve a rega em demasia? Eu rego ele de manhã. e no fim da tarde, poius minha região nessa época alcança acima dos 30 graus brincando...minha idéia é desfolhá-lo e após efetuar uma poda nos galhos mais afoitos...o que acham?
Aguardo sugestões...

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=8866655923180081537&aid=1288886066&pid=1288911266637

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=8866655923180081537&aid=1288886066&pid=1288911353917

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=8866655923180081537&aid=1288886066&pid=1288911456559

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=8866655923180081537&aid=1288886066&pid=1288911378880
Mcdonald05/11/2010 00:32
só pra ajudar... sempre q for postar fotos coloque o link entre as tags

Seph190305/11/2010 01:15
Ah! Valeu...tô pegando as manhas do fórum ainda...ainda não consegui colocar minha foto no perfil também...sempre dah um aviso que ela deve ser menor que 9kb mas cheguei a diminuir pra 4 e não deu certo igual...mas não me entrego rsrs falou!!!
Mcdonald05/11/2010 05:58
cara quando vc descobrir como colocar foto no perfil me avisa... não consegui até agora.... abração
Leandro Ferraz05/11/2010 08:43
so consegui colocar foto no perfil hospedadas na net. as do pc consegui não
e hospedar em algum site e colocar la link
Seph190305/11/2010 08:53
Olá...eu cheguei a diminuir a imagem à 100bites (o que é muuuuito pequeno!) e aí wualahhh!!! Deu erro!!! rsrs acho que só hospedando mesmo...
Pedro Reimão05/11/2010 12:41
Mas voltando ao assunto do ficus...
Seph190305/11/2010 17:40
pedrojorge escreveu:
Mas voltando ao assunto do ficus...

Pois eh...a gente quase esquece...rs. Esse tipo de tronco entrelaçado não tem a ver com a técnica, então deixei ele crescer...minha idéia era efetuar uma desfolha nela, deixando algumas folhas. Esse fato devido à uma quantidade de folhas que ficaram "enferrujadas". Tipo assim, com as bordas cor laranja. Achei que esse fato devia estar ligado à rega...massss caso fosse algum tipo de fungo a desfolha ajudaria...
Outra coisa que devem ter percebido é que tem um "sobrevaso"...esse sobrevaso interno eu furei todo e deixei sobre o vaso de argila. Estou planejando fazer o reenvazamento também... tenho ele a uns dois anos e percebo que as raízes estão superlotando o vaso. Eu não queria podar e reenvazar no mesmo embalo pra não forçar a planta...
Não sei se é esse o caminho...
Pedro Reimão05/11/2010 22:55
Cara como você comentou as raizes estão coitadas apertadissimas, na minha opinião a primeira coisa a ser feita e colocar esta planta em um escorredor para que ela tenha mais espaço e engrosse este tronco e estes nós sumam e quando ela tiver bem você faz sua desfolha.
Seph190306/11/2010 01:14
pedrojorge escreveu:
Cara como você comentou as raizes estão coitadas apertadissimas, na minha opinião a primeira coisa a ser feita e colocar esta planta em um escorredor para que ela tenha mais espaço e engrosse este tronco e estes nós sumam e quando ela tiver bem você faz sua desfolha.

Tudo bem...mas na sua opinião, ela não está com uma altura muito alta? Eu queria engrossar o tronco mas sem aumentar muito a altura dela...
nickyfury07/11/2010 10:08
bonsai
Essa variedade ficus é chamada benjamin variegada, por causa da cor esbranquiçada das folhas. Não é muito bem vista pela maioria dos bonsaistas, que evita seu cultivo por achar ela muito vistosa, muito chamativa, o que dificulta inclusive a escolha de um vaso adequado para isso. 😄

Mas, como costumo dizer, gôsto é igual pescoço: cada qual tem o seu. Então, vamos as dicas:

O tronco dessa planta foi trançado pelo cultivador, visando primeiro criar uma artificialidade que atrai muito a atenção. Aliás, além das folhas vistosas, a mulherada que adora jardim fica histérica quando vê planta com os troncos entrelaçados assim. Geralmente, desaconselho seu cultivo com a finalidade de formar um bonsa a partir dele, mas....

O certo então é tentar minimizar o que consideramos um defeito sério, ou seja, esse tipo de entrelaçamento dos troncos. A melhor forma é por adição. Adição, significa soma. Voce procede a uma poda nos galhos, visando reduzir a altura da planta. Com os galhos cortados, faz estacas e planta em areia grossa de rio, o que irá render novas mudas. Essas mudas é que irão ajudar a melhorar o tronco, via enxertia por encosto.

Parece algo dificil, mas é bem simples na verdade. Toda e qualquer muda nova, tirando um pedacinho da casca, é encostada ao tronco, numa parte tambem sem um pedacinho de casca. Nesse local, irá ocorrer a fusão, ou enxerto por encostia, de maneira que, tendo várias mudas em toda a volta do tronco, este acaba por obter um visual melhor ao cabo de alguns anos.

Se deixado como está, mesmo plantando no chão, irá levar uns dez a doze anos para essa mistureba desaparecer parcialmente. Com o enxerto, plantando em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo material drenante como substrato (caco de telha, pedrisco, casca de pinheiro e carvão vegetal), a planta poderá melhorar o aspecto em até 5 anos.

Opção de corte sugerida, visando reduzir a altura e melhorar a estruturação aerea:

Seph190307/11/2010 10:39
Re: bonsai
Olá...nickyfury. Realmente esse ficus tem bastante vigor. Foi presente da minha noiva...o tipo de tronco caso queira deixá-lo mais com aspecto natural realmente precisa ser engrossado...fiz a poda mas não tão radical...deixei uns três cm maior...como estou iniciando na arte, preferi podar inicialmente para depois colocar em vaso maior...o ficus está com dois a três anos, então ja tem muita raiz. Eu preciso podar isso também...masss como disse anteriormente não quero correr o risco de fazer as duas coisas juntas. Primeiro faço a poda aérea, depois a poda das raízes e coloco em escorredor. Aí vou partir para os enxertos...
Muito esclarecedor agradeço de coração...
Caso escrevi algo de errado me dê um toque... vou colocar foto assim que puder...valeu!!!
nickyfury07/11/2010 11:25
bonsai
Ao invés de replantar em escorredor, prefira uma bacia plastica grande, com uns 15cm de borda, bem perfurada no fundo e na lateral. Ela possibilita um trabalho melhor de reformulação do tronco, conforme minhas sugestões, além de agilizar o engrossamento e desenvolvimento da planta como um todo. 😄

O escorredor, no caso do ficus, não é muito utilizado. A não ser na formação bem inicial, com mudinhas novas, geralmente obtidas via sementes ou estacas para mini bonsai. 😄 Claro que essa espécie, pelo tamanho que suas folhas atingem, não se presta a mini bonsai. 😉
Seph190307/11/2010 23:44
Re: bonsai
Ok, Nick.
Assim que eu tiver as fotos coloco aqui (minha máquina tah pifada rs!)
Abraço e mais uma vezvaleu a dica...
Alfamega09/11/2010 22:00
Amigos este tipo de ficus, é melhor não desfolhar (tem uma forte tendência a secar os galhos desfolhados) tire apenas as folhas mais velhas ou deixe pelo menos duas na estremidade do galho desfolhado ou vc vai perder muitos galhos, eu tenho um a pelo menos 4 anos em estilo Kengai e pra fixar o formato tive que ir trocando os arames por mais de um ano, a tendência dele é sempre voltar à posição antiga, só agora ele ficou no lugar, então tenha paciência com o bixinho tá?
Seph190309/11/2010 23:52
Alfamega escreveu:
Amigos este tipo de ficus, é melhor não desfolhar (tem uma forte tendência a secar os galhos desfolhados) tire apenas as folhas mais velhas ou deixe pelo menos duas na estremidade do galho desfolhado ou vc vai perder muitos galhos, eu tenho um a pelo menos 4 anos em estilo Kengai e pra fixar o formato tive que ir trocando os arames por mais de um ano, a tendência dele é sempre voltar à posição antiga, só agora ele ficou no lugar, então tenha paciência com o bixinho tá?

Olá...
Optei por fazer uma desfolha junto com a poda...deixei algumas folhas... decidi arriscar, levando em conta de que o ficus tem uma boa recuperação...talvez tenha tirado demais...mas deixei uma boa quantia de pequenos galhos...quanto tempo vc deixou cada uma das aramações?
Desde já agradeço a dica...abraço!
Alfamega10/11/2010 18:13
Com ficus é sempre bom ter cuidado, eu estou sempre olhando,quando começava a ficar apertado eu tirava os arames e refazia tudo mas enrolando o fio no sentido contrário pra evitar marcar.
se bem me lembro fiz isso + ou - cada 3 meses, mas o importante é vc acompanhá-lo sempre que puder e olhar de perto os arames, que as vezes a primeira vista não parece estar pegando na casca, mas olhando de perto vc vê a necessidade de remover e aramar de novo.
Seph190310/11/2010 18:39
Alfamega escreveu:
Com ficus é sempre bom ter cuidado, eu estou sempre olhando,quando começava a ficar apertado eu tirava os arames e refazia tudo mas enrolando o fio no sentido contrário pra evitar marcar.
se bem me lembro fiz isso + ou - cada 3 meses, mas o importante é vc acompanhá-lo sempre que puder e olhar de perto os arames, que as vezes a primeira vista não parece estar pegando na casca, mas olhando de perto vc vê a necessidade de remover e aramar de novo.

Opa valeu!!! Abraço! Vou acompanhar...
Seph190315/04/2011 01:29
Atualização
Boa noite pessoal.
Coloco novas fotos no tópico visto que segui parte das dicas do Nickyfury.
Como fiquei com receio de podar, utilizei a planta para "perder o medo das podas":
1 - Fiz uma desfolha, inicialmente.
2 - Depois, deixei ela colocar novas folhas, até para conhecer como é a velocidade da planta.
3 - A seguir, como pude observar melhor a disposição dos galhos
pela falta das folhas, reduzi o tamanho dos mesmos.
4 - Reordenei a direção deles utilizando arame e usei também,
barbantes de algodão presos à lateral do vaso. Galhos que estavam atravessados, foram puxados para outro setor da copa.
Percebi que a disposição deles melhorou a copa. Ministrei nesses 5 meses apenas duas vezes torta de mamona e farinha de osso,
sendo que faz uns dois meses que não adubo.
Agora, dispondo de novas fotos, gostaria da opinião quando à:
1 - Posso fazer uma nova poda nesta época, retirando os arames, antes do inverno?
2- Posso fazer a troca do substrato junto? O substrato está socado já, com uma trama de raízes...
Minha idéia era aliviar as mesmas, podar uns 30%.
A partir daí, seguiria a dica do Nicky, de transplantar para um vaso maior, radialmente de forma a aumentar o tronco.
4 - A disposição dos galhos principais está boa?
5 - notei o aparecimento de folhas "enferujadas". Pode ser água, demais ou a falta dessas adubações?

Seguem as fotos:
Acho que esse lado pode ser a frente:

Girando em sentido horário.

Parte de trás:

Quarto lado

Base:

Todas as críticas serão bem vindas pessoal. Desculpem a atualização enorme.
Seph190317/04/2011 21:05
Benjamina
Ninguém arrisca uma opinião pessoal?
Sei que esse ficous tem o tronco trançado e tals...
Mas vou tentar deix-alo o mais natural possível...

QQ dica vai ser legal.
Nikkei 10017/04/2011 22:08
Me parerce que precisa retira mais alguns galhos. Tam recomendo, se conseguir (poder aos poucos) horizontalizar os galhos sem que eles fiquem arqueados. Amanha vou ver se faço um desenho paras exemplificar
Seph190317/04/2011 23:45
Entendi
Olá Nikkei

Entendi a dica sobre horizontalizar...
Mas vou aguardar teu desenho para visualizar melhor...
Nikkei 10018/04/2011 09:05
Um rabisco do que acho que pretende para ela:

Seph190319/04/2011 01:00
Horizontal
Olá Nikkei!

Legal a dica, era mais ou menos isso o que eu imaginava (mas sempre prefiro um empurrão pra ver se não estou errando)😄.
Vou contar o que eu fiz antes:
Há dois anos o deixei com um amigo, que acabou deixando ele sem água pra variar. Consegui salvá-lo. Perdeu cerca de 80% das folhas.
Por outro lado foi bom pois aprendi a resistência da planta. Depois disso deixei crescer bastante os galhos e fui orientado a efetuar uma poda para encurtá-lo. Como a poda sugerida era grande, optei por podar cerca de 30% do tamanho dos galhos (até pra perder o medo) e utilizar arame para orientar alguns galhos que, devido ao tronco torcido estavam atravessados.
Nessa segunda poda, eu queria, como vc mesmo orientou no post anterior:
- diminuir o tamanho dos galhos novamente;
- diminuir a quantidade de galhos da copa para facilitar uma ordenação mais forte do que a primeira vez que fiz.
- efetuar a troca de substrato com poda de raízes, que nunca efetuei (perceba que há somente pedrisco na superfície e o solo está compactado).

Minha dúvida: posso efetuar as alterações sugeridas por você ao mesmo tempo que efetuo a troca de substrato e poda de raízes? Sugere alguma composição para o substrato?

Amigo, desde já agradeço teu tempo!
Nikkei 10028/04/2011 09:17
Olá Seph,
Nessa segunda poda, eu queria, como vc mesmo orientou no post anterior:
- diminuir o tamanho dos galhos novamente;
Tome cuidado para deixar algumas folhas no galho porque corre o risco dele secar e morrer.
- diminuir a quantidade de galhos da copa para facilitar uma ordenação mais forte do que a primeira vez que fiz.
Pode fazer isso agora se tiver certeza dos galhos escolhidos. Senão aconselho estudar, ver fotos, olhar sua planta, imaginar antes de procedê-lo (cortou já era)
- efetuar a troca de substrato com poda de raízes, que nunca efetuei (perceba que há somente pedrisco na superfície e o solo está compactado).
Faça a troca no final do inverno/início de primavera. Eu só faria poda da raiz tipo pivotante (principal para baixo) e não mexeria muito nas outras. Isso para estimular o crescimento das outras, sem perder muitas raízes. Quanto mais raízes, mais rápido a recuperação. Desta forma, eu colocaria num vaso mais largo, menos profundo que este; acerta as raízes para ficar mais radial.

Minha dúvida: posso efetuar as alterações sugeridas por você ao mesmo tempo que efetuo a troca de substrato e poda de raízes? Sugere alguma composição para o substrato?
Não sou o melhor cara para falar de substrato. O que tenho nas minhas são caco de telha + terra preta (pouca). fica bastante drenante, elas têm ido bem (talvez poderiam ficar melhores).
12