Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com cerejeira

Marcello WB05/11/2010 08:52
Ajuda com cerejeira
To com essa cerejeira e queria algumas opiniões no que devo fazer com ela.

Acho que a resposta seria "Escorredor e mamadeira", porém não tive muito sucesso com uma experiência numa jabuticaba, pois coloquei na mamadeira e depois de uns 6 meses ela não desenvolveu nada e morreu sem explicação!

Então queria saber se a cerejeira tem o desenvolvimento muito lento como o da jabuticaba e o que eu poderia fazer (aramação, podas, etc, e uma relação de tempo para cada trabalho)

Seguem as fotos, e valeu pelas dicas galera!

Se quiserem posso colocar outras fotos melhores depois, essas não ficaram muito boas!
Elio05/11/2010 18:26
Marceloo, a meu ver, só existe uma operação a fazer, agora.
Colocar num vaso bem grande, com substrato bem orgânico, sem mexer no torrão.
Com isso ela irá se desenvolver e só a partir do ano que vem poderá visualizar um projeto. Até lá vá estudando a espécie (cuidados, substrato, estilos, etc)

abraço
Marcello WB05/11/2010 19:11
Opa Elio, primeiramente agradeço pela dica... bom esse substrati bem organico que você fala poderia ser terra vegetal misturada em humus de minhoca e outros adubos ??

Queria saber também sobre o desenvolvimento da cerejeira se é demorado como a jabuticabeira, ou se ja vou notar o desenvolvimento dela em poucos meses.
Ricardo Paiva05/11/2010 20:56
Olá Marcelo, não esqueça de colocar algum elemento para o substrato ficar drenante, tipo pedrisco.
Sua cerejeira num vaso grande vai se desenvolver rápido sim, vais notar a diferença já em 6 meses.
Como ela vai desenvolver rápido, penso que seu trabalho deva focar a formação da estrutura da copa:
- deixar um galho de sacrifício para que para o tronco aumentar de calibre.
- aramações sucessivas cuidando para o arame não marcar. Começou a pegar no galho, retire e arame novamente.
- adubação constatnte
Sucesso.
Mcdonald06/11/2010 01:25
Pessoal.. observei q vcs não indicaram a técnica do escorredor mamadeira. Para essa espécie não é bom?
me desculpem mas é q todas as vezes q vejo plantas pequeninas sempre sujerem o escorredor mas agora não vi nada disso e sei q são bem experientes no assunto...
abração
Elio06/11/2010 16:13
McDonald, eu particularmente uso o escorredor num segundo momento. Até porque tenho espaço e solo no meu terreno. Quando a muda é muito pequena o chão ou uma bacia, vaso bem grande, com substrato bem orgânico (inclusive para coníferas), muito adubo............é para a planta se desenvolver na sua capacidade máxima.
Depois, num segundo momento, onde se faz necessário um sistema radicular baixo, raso, eu uso o escorredor.
Tiro do solo ou vaso grande, trabalho as raízes e coloco no escorredor, com substrato só até a metade.
Bom, eu faço assim. Não saberia dizer se estou fazendo o melhor, mas é o que eu sei.

abraço