Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus - Yamadori - mais ou menos 25 anos

Filipe Brasil05/11/2010 23:19
Ficus - Yamadori - mais ou menos 25 anos
Coletei esse ficus de dentro de outra árvore. A coitada devia estar lá a baastaante tempo !
Não sei muito o que fazer com ela, estou aceitaando dicas 😉

Abraços,
Filipe Brasil05/11/2010 23:21
Filipe Brasil05/11/2010 23:21
neiluis06/11/2010 00:32
e ta bem judiada
Mcdonald06/11/2010 01:21
olá filipe... que substrato vc está usando nesta planta e quanto tempo faz q fez o yamadore? Isso é importante para ajuda~lo.
abraço
nickyfury06/11/2010 09:15
bonsai
Filipe, a planta parece saudável, a meu ver. Mas para uma boa recuperação, aconselho seu replantio: escolha uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Forre o fundo com uma camada de material ceramico (telha ou tijolo maciço fragmentado). Em seguida, prepare um substrato bem drenante e rico em matéria organica: terra granulada, pedrisco, caco ceramico, carvão vegetal, casca de pinheiro. Misture tudo em partes iguais e de igual tamanho (algo do tamanho de uma semente de laranja estará bem). Deposite uma primeira camada, replante distribuindo as raizes o mais radialmente possível (em torno do tronco, em forma de roda de carroça).

Em seguida, cubra bem as raizes até a altura da borda desse vaso plastico atual, mais ou menos a metade desse tachiagari que aparece na foto. Regue bem, deposite a planta em local once receba luz e calor solar o dia todo, se possível. Antes do replante, porém, enquanto prepara o substrato, vc pode ajudar mais a planta depositando suas raizes dentro de uma solução liquida contendo hormonio enraizante.

Com esse trabalho simples, porém importante, vc irá permitir que a planta se recupere mais rapidamente, emitindo na sequencia uma boa brotação, principalmente com novos galhos mais bem posicionados, com que formar uma linda estrutura aerea para ela futuramente.
Seph190306/11/2010 10:05
Oi...
Eu posso tá enganado...o ficus cresce realmente muito fácil...mas pelas folhas tá bem parecido com uma Figueira...essa sim cresce dentro de outras árvores quase como uma hospedeira indesejada, por vezes matando a árvore que a hospedou...
Abraço...
nickyfury06/11/2010 13:21
bonsai
Seph, até onde sei, as figueiras são plantas, geralmente árvores, do gênero Ficus, família Moraceae. Também são conhecidas como fícus, gameleira (ou gomeleira) e caxinguba, palavra de origem tupi-guarani.

Há mais de 1000 espécies de figueiras no mundo, especialmente em regiões de clima tropical e subtropical e onde haja presença de água. O gênero Ficus é um dos maiores do Reino Vegetal.

As figueiras podem crescer de forma enérgica e por isso não é indicado que se cultivem figueiras de grande porte perto de casas, pois o crescimento de suas raízes têm a capacidade de deformar as paredes das residências.

As figueiras são normalmente árvores, embora algumas espécies não cresçam muito e permaneçam como arbustos, outras são trepadeiras, como o Ficus pumila, e ainda rasteiras. Em todos os casos são plantas lenhosas, muitas com caule de forma irregular, ou escultural, com raizes adventícias e superficiais.

As principais diferenças entre as espécies se dão pelo porte, forma do caule, forma, textura e consistência das folhas, cor, textura e forma dos sicónios.As figueiras ocorrem em todos os continentes, com exceção da Antártica.

A figueira do figo comestível (Ficus carica) é a primeira planta descrita na Bíblia, quando Adão se veste com suas folhas, ao notar que está nu (Gênesis 3,7). A origem da espécie parece ser do Oriente Médio.

Como se vê, é preciso estar atento, pois é fácil nos enganarmos a respeito de alguma planta. 🙄
Seph190308/11/2010 09:18
Re: bonsai
Olá...realmente, a quantidade de espécies de ficus é realmente grande. Na minha reagião (Noroeste do RS) a Figueira, assim como a chamo, é muito conhecida pelo seu tamanho gigante e pela sua vasta rede de raízes e sua longevidade. Costumam dizer que debaixo das copas dessas árevores muitas famílias "se criaram". Já o Ficus, é conhecido sempre em sua forma mais reduzida, como em bonsais ou simplesmente nas ruas da cidade onde moro. Inclusive, os órgãos de governo da minha cidade têm o péssimo hábito de podar essas árvores em forma de "V" deixando um clarão no seu centro, pois estraga a fiação elétrica...Enfim, isso nos motiva a buscar mais conhecimento sempre...muito bom o post.
Abraço!