Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Pré bonsai.

123
Elio09/11/2010 20:19
Hudson, creme dental sai com a água. O melhor, então é usar tinta latex, PVA. Pode ser essa mesma que se usa em artesanato. Sei em torno de 5 reais o vidrinho, Vaselina sólida também pode usar.
Elio09/11/2010 20:23
Nicky, mês passado fiz Mastique. Estou muito satisfeito com a facilidade de aplicação.
Usei sebo, cera de abelha, querosene, breu e pasta de sapato!

Parece coisa de bruxo.............hehehehehe!!
HudsonArpini09/11/2010 20:24
kkkkkkkkk,nao ha o q perdoar,nao pude evitar de rir,mas enfim,ajudou !
nickyfury09/11/2010 20:38
bonsai
Elio, meu chapa, voce fez o quê? Mastique? isso é mastigar, em francês? 😂 😂 😂

Cara, mastigar esse monte de coisa e depois aplicar na planta? Puts, meu velho, cada vez mais economico, hein? 🙄 🙄 Mas e aí, funciona mesmo ou é só experimentação ainda? 😄
Elio09/11/2010 20:49
Não é invenção, não, Nicky.
Desculpe mas a grafia correta é MASTIC.
Funciona legal! Quem usa é o Bergson.

Veja nesse link:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14895&sid=102d4ecc9ab75ab529b858bd0f60d5c3
Mcdonald09/11/2010 21:39
olá nick.. mas no caso da cola branca, ela é feita a base de água... e percebi q está saindo com as chuvas.... dá pra confiar?
vou fazer a compra da pasta mas só no mês que vem....
Elio09/11/2010 22:38
Mcdonald, depois que seca, não sai mais. Se molhar, chover, antes de secar.......sai!

abraço
Mcdonald09/11/2010 22:50
Perfect....... não vou deixar de usar.....
Nikkei 10010/11/2010 08:33
O que passei cola branca não sai, mas umidece e por baixo e começou a fungar. Uma vez o Nick falou de passar a cola e cobrir com alumínio. Daí resolve o problema...
Elio10/11/2010 10:38
Como eu disse acima, acho o PVA, latex uma boa. Usei durante anos, sem problemas. Hoje, tenho uma mistura mais sofisticada que é o Mastic.
Aliás, coisa de quem não tem o que fazer porque para fazer o Mastic gastei mais do que se fosse comprar uma pasta japonesa..............rsrsrsrsrs!!

abraço
nickyfury10/11/2010 11:47
bonsai
Grande Elio, Mastic ou não, prefiro continuar usando a velha e boa pasta japonesa. Essas novidades envolvendo abelhas não é para mim. O Bergson é quem gosta, vez que cria esses bichinhos. Mas valeu pela dica, de qualquer forma, é sempre proveitoso estarmos aprendendo algo novo. 😄
Elio10/11/2010 12:13
Nicky, velho amigo! A título de curiosidade, quando eu tinha 11 anos fui picado por, cerca de 50 abelhas.........................e sobrevivi.

Acho que é por isso que gosto de mel. Acho que o veneno ficou no sangue!!.....................hehehehe!

Ah, vi o endereço do site de vcs. Estou indo visitar!

abraço
Mcdonald10/11/2010 12:55
Elio escreveu:
Nicky, velho amigo! A título de curiosidade, quando eu tinha 11 anos fui picado por, cerca de 50 abelhas.........................e sobrevivi.

Acho que é por isso que gosto de mel. Acho que o veneno ficou no sangue!!.....................hehehehe!

Ah, vi o endereço do site de vcs. Estou indo visitar!

abraço

hahahahaha.. o homem abelha.. igual ao homem aranha... kakakakakakakaka

desulpe a brincadeira mas é q não pude resistir.... tb vou ver. mas me parece ser meio complicado essa fórmula.... e onde conseguir cera de abelha em são paulo??
Elio10/11/2010 13:57
Rsrsrsrsrsrsrs!............Mc, vc consegue em loja agropecuárias!

abraço
nickyfury10/11/2010 16:25
bonsai
Elio, amigo velho, pela sua frase:

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7

Creio que podemos depreender ter sido Jó o primeiro bonsaista de que se tem notícia. Se não, conclamo a todos os foristas a elegerem-no. Afinal, todos precisamos de um santo padroeiro nessa terra de Deus, e Jó é um exemplo tão gratificante quanto paciente. Não pregamos nós a divina paciência para lidar com bonsai? Vejam como fecha bem esse circulo.... 😄
Mcdonald10/11/2010 17:41
Um ótimo pensamento.... acho q desde os primórdios já se faziam bonsais. A cada dia q passa sinto uma vontade maior de estar com minhas plantas. Fui atleta profissional e aprendi com isso q esperar talvez seja a maior virtude dos grandes atletas, vc tem q subir degrau por degrau para chegar onde se almeja. E com a arte bonsai creio q não seja diferente só q temos vidas em nossas mãos. Não ousaria brincar com um presente de Deus. Espero um dia ter um pouquinho da sabedoria de vcs aqui do fórum.
Um abraço à todos e espero conheçê-los pessoalmente um dia em algum encontro....
Até breve
Elio10/11/2010 22:53
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Elio, amigo velho, pela sua frase:

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7

Creio que podemos depreender ter sido Jó o primeiro bonsaista de que se tem notícia. Se não, conclamo a todos os foristas a elegerem-no. Afinal, todos precisamos de um santo padroeiro nessa terra de Deus, e Jó é um exemplo tão gratificante quanto paciente. Não pregamos nós a divina paciência para lidar com bonsai? Vejam como fecha bem esse circulo.... 😄

SUPIMPA!!!
Elio10/11/2010 22:55
Mcdonald escreveu:
Um ótimo pensamento.... acho q desde os primórdios já se faziam bonsais. A cada dia q passa sinto uma vontade maior de estar com minhas plantas. Fui atleta profissional e aprendi com isso q esperar talvez seja a maior virtude dos grandes atletas, vc tem q subir degrau por degrau para chegar onde se almeja. E com a arte bonsai creio q não seja diferente só q temos vidas em nossas mãos. Não ousaria brincar com um presente de Deus. Espero um dia ter um pouquinho da sabedoria de vcs aqui do fórum.
Um abraço à todos e espero conheçê-los pessoalmente um dia em algum encontro....
Até breve

Mc, certamente nos encontraremos pelas quebradas da vida, qualquer dia desses!

abraço
Donegá10/11/2010 23:13
Fala Grande Mac,

Olá Grandes amigos,

Cara vou te falar da minha experiência pessoal sobre o mastique com cera de abelha.

O que fiz e usei tinha cera de abelha, breu e cebo de vaca. Ñ fui feliz ñ, além de grudar mais do que cola, o que torna a cicatrização ruim p/ a planta que ñ consegue expulsar o mastique, que por sinal é complicado até p/ a gente retirar, notei que formam-se pequenos pontos de fungos nos cortes, ficam bem visiveis, pois ficam escuros e ao retirar a pasta dps de mt raspar alguns cortes notei que nos locais onde haviam as manchas estava apodrecendo a madeira.

Tirando algumas dicas aqui e ali, preparei uma pasta por minha conta e risco e estou testando por isso nem vou divulgá-la ainda, pois ainda estou testando. Porém até o momento os resultados têm sido ótimos, sem sinais de fungos e com boa selagem evitando umedecer o local mesmo dps de mts regas e chuvas.

Tb fiz o teste com a cola de madeira, porém uma decor amarela que vendem em depósitos. Apesar de usar por pouco tempo, portanto ñ sei o efeito final, ela foi boa isolante de água, mas com o advento de deixar secar antes de qualquer rega ou chuva.
Mcdonald11/11/2010 04:43
Grande Marcio Donegá.....

Cara vc me deixou curioso sobre sua fórmula... se for boa me passa a receita depois, hehe... por enquanto vou usando a cola madeira tb, só pra não deixar a madeira exposta.... e quanto ao seu mastic, tive mesmo um trabalhão pra tirar do ficus q me deu. rsrsrsrsrsrs. eita bichinho grudento q não queria sair nem a pau. Percebi q estava dificultando a cicatrização. tive q pegar um canivete. mas saiu bem e depois apliquei cola madeira neles.
fiz a desfolha e o envasei... deixa a planta se recuperar agora q te envio fotos....... acho q vc vai gostar......
abração
Elio11/11/2010 15:25
O meu Mastic não ficou grudento. Talvez por ter usado querosene na composição. Aplico com uma pequena espátula e com muita atenção em cobrir toda a borda do corte.Quanto à tirar, eu simplesmente não tiro...........deixo lá!

abraço
Donegá11/11/2010 18:00
Bjz, fico no aguardo das fotos.

Qto a pasta, eu comecei a usar tem um pouco mais de 1 mês, então ainda acho arriscado divulgar e acabar prejudicando a planta de alguém, mas dps conforme os resultados vou passar sim, ou melhor, se for boa mesmo vou vender, rsrsrs.
Mcdonald12/11/2010 01:08
Ai vai as fotos dos procedimentos.... sugestões ou críticas serão bem vindas.

As raizes estavam saindo do vaso por cima e por baixo... não tinha aonde crescer mais.. muito compacto mesmo, pra tirar o substrato usei um rachi de bambu pra não machucar muito as raizes.. e foi difícil heim.
O alporque foi feito com musgo e vitamina b1 e uns 2 cm acima de onde foi indicado pelos companheiros... os galhos foram usados para estaquia em areia grossa. Usei um bom substrato e coloquei a planta em um vaso maior. agora é só ver no que vai dar.....
Vanderlei E. Döge12/11/2010 07:12
na minha sincera opinião acho que deveria ter deixado uns galhos mais baixos, porém nao sei também se isso prejudica ou nao o alporque.

abs
Donegá12/11/2010 18:14
Olá Mc,

Acho que o alporque ficaria melhor se tivesse feito um anel em torno de todo o tronco p/ que a chance de as raízes nascerem de forma radial fossem maior. Tb acho que retirou uma parte mt grande de casca no sentido vertical, se havia o medo de cortar o fluxo de seiva totalmente p/ o ápice então seria indicado fazer vários cortes como este que vc fez, porém com tamanho um pouco menor intercalando com partes sem retirar a casca, um corte, uma parte de casca, um corte, uma parte de casca e assim por diante até circundar toda a planta.
123