Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Junípero Procumbens em situação precária

12
Seph190308/11/2010 10:01
Junípero Procumbens em situação precária
Bom dia pessoal!
Queria uma ajuda com um Junípero procumbens que possuo há uns tres anos, que nunca foi trocado ou podado. Como informações: a rega era feita inicialmente uma vez por dia, sempre no início da manhã. Inicialmente eu morava em apartamento, o que diminuia meu acesso ao sol. Ele perdeu um pouco a cor verde característica. Quando me mudei, passei a deixar mais tempo durante o sol, tipo das oito da manhã até o meio-dia mais ou menos. Como a minha região é muito quente nessa época, passei a regá-lo no início da manhã e ao fim da tarde.
Como ele passou a ficar cada vez mais sem cor, evitei podá-lo e fazer a troca de terra. Parei de adubá-lo com medo de deixá-lo mais debilitado. Agora não sei mais o que fazer, pois ele pede uma troca de terra e poda.
Sei que os juníperos escondem quando estão com problemas e isso torna mais difícil cuidá-lo.
Minha pergunta é a seguinte: qual o melhor meio de recuperá-lo?
Abaixo algumas fotos:

Desde já agradeço àqueles que poder me ajudar...
Agraços e ótima semana a todos.
Mcdonald08/11/2010 18:48
não está dando pra ver as fotos....
Seph190309/11/2010 00:58
Mcdonald escreveu:
não está dando pra ver as fotos....

Desculpe...como disse outro dia...tô pegando as manhas rsrsrs
As fotos estão ok agora...
Mcdonald09/11/2010 13:46
olá amigo... se a planta fosse minha eu a deixaria à meia sombra... pra pegar somente o sol da manhã.... nada de sol depois das 11hs até as 4 da tarde. ah.... eu retiraria essa mudinha de pitanga também pois o vaso já é pequeno e ainda com competição de raizes é fogo... planta a pitanga em uma garrafa pet q vai bem...
abração
Seph190309/11/2010 20:08
Mcdonald escreveu:
olá amigo... se a planta fosse minha eu a deixaria à meia sombra... pra pegar somente o sol da manhã.... nada de sol depois das 11hs até as 4 da tarde. ah.... eu retiraria essa mudinha de pitanga também pois o vaso já é pequeno e ainda com competição de raizes é fogo... planta a pitanga em uma garrafa pet q vai bem...
abração

Pois eh Macdonald... tu acredita que essa pitanga nasceu sem querer...tem um pé do lado de casa e simplesmente começou a crescer lá...pensei: vou deixar ela ficar um pouco mais forte e depois retiro, por isso não retirei ainda...quanto ao junípero, antigamente ele recebia pouca luz tipo duas a tres horas. Hoje, eu o deixo das 8:00 ao 12:00. Tenho colocado ele em um local onde somente pegue o sol desse horário, até por que trabalho fora das 9:00 às 16:00...
Na real acho que vou arriscar, tirar os galhos mais secos e diminuir a brotação menor (aquelas que crescem na junção dos galhos maiores) talvez eu retire ou dominua os galhos mais afoitos (como aqueles que aparecem na primeira foto)...
Vou esperar mais algumas dicas do pessoal, embora ache que o junipero precisa de urgência, é melhor ter cautela agora, já que não me agilizei antes neh...
Mas diminuirei a exposição como dica sua...valeu! Abraço!
Elio09/11/2010 20:16
Seph!

Me parece o substrato muito úmido! Estou certo!
Juníperus não gostam de solo muito úmido. Pode estar apodrecendo as raízes.
Outra coisa, não retiraria as brotos novos. Eles são o teu termômetro do comportamento da planta daqui pra diante, já que no momento, é dar condições de sobrevivência da planta.
Quanto ao sol, coníferas gostam de muito sol. Quando há excesso de sol as folhas queimam de fora para dentro. Quando há pouco sol ou muita umidade, as folhas amarelam de dentro para fora.

abraço
Seph190309/11/2010 23:47
Elio escreveu:
Seph!

Me parece o substrato muito úmido! Estou certo!
Juníperus não gostam de solo muito úmido. Pode estar apodrecendo as raízes.
Outra coisa, não retiraria as brotos novos. Eles são o teu termômetro do comportamento da planta daqui pra diante, já que no momento, é dar condições de sobrevivência da planta.
Quanto ao sol, coníferas gostam de muito sol. Quando há excesso de sol as folhas queimam de fora para dentro. Quando há pouco sol ou muita umidade, as folhas amarelam de dentro para fora.

abraço

Realmente, Elio não havia pensado nisso...de que as raízes estivessem sofrendo eu tava ligado, mas que estivessem apodrecendo não havia pensado...o que fazer nesse caso? Fazer uma troca de substrato seria o recomendado, mas a copa não está muito grande? Nesse caso, eu podaria os galhos maiores, que demandam maiores esforços da árvore?
Quanto ao substrato rego duas vezes pela manhã], tipo 8 horas e lah pelas 18:00 pois minha região é muito quente e o substrato seca durante o dia...
Desde já agradeço tuas idéias...
Elio10/11/2010 10:32
Já que aparentemente a planta não está doente e sim muito úmida, sugiro não mexer nela e sim somente diminuir a rega. O substrato tem que secar antes de uma nova rega.
Faça o seguinte:

Regue somente pela manhã. Depois no final da tarde, levante a planta, tire do vaso e veja como está o fundo do vaso.
Só ao fazer isso vc já vai arejar as raízes.

abraço
HudsonArpini10/11/2010 16:27
esse seu vaso nao ta muito pequeno nao cara ?eu tenho um dessa espécie e to so esperando o fim de inverno pra transplantar
Seph190310/11/2010 17:06
Elio escreveu:
Já que aparentemente a planta não está doente e sim muito úmida, sugiro não mexer nela e sim somente diminuir a rega. O substrato tem que secar antes de uma nova rega.
Faça o seguinte:

Regue somente pela manhã. Depois no final da tarde, levante a planta, tire do vaso e veja como está o fundo do vaso.
Só ao fazer isso vc já vai arejar as raízes.

abraço

Seguirei tua dica...talvez eu tenha me passado na rega...minha dúvida persiste na quantidade de brotos intermediários, àqueles que nascem entre os galhos maiores e o tronco...como a planta não foi reenvazada nestes últimos três anos, minha impressão é de que há brotos demais nessas circunstâncias o que também pode estar fazendo a planta não possuir força suficiente para toda essa copa...o que achas?
Seph190310/11/2010 17:08
HudsonArpini escreveu:
esse seu vaso nao ta muito pequeno nao cara ?eu tenho um dessa espécie e to so esperando o fim de inverno pra transplantar

Olá...na real me parece que a copa eh que tah muito grande rs...o vaso eh de plástico e já adquiri um novo de cerâmica com um poco mais de tamanho...
Mcdonald10/11/2010 17:43
Seph1903"]
Gostei da atitude.. mas para transplantá-lo na minha opinião esperaria até o inverno.. os juníperos não devem ser transplantados agora.. pesquise sobre o assunto.....
abraço
Seph190310/11/2010 18:01
Mcdonald"]
"Seph1903"][quote="HudsonArpini escreveu:</div>esse seu vaso nao ta muito pequeno nao cara ?eu tenho um dessa espécie e to so esperando o fim de inverno pra transplantar</blockquote>

Olá...na real me parece que a copa eh que tah muito grande rs...o vaso eh de plástico e já adquiri um novo de cerâmica com um poco mais de tamanho...[/quote escreveu:

Gostei da atitude.. mas para transplantá-lo na minha opinião esperaria até o inverno.. os juníperos não devem ser transplantados agora.. pesquise sobre o assunto.....
abraço

Obrigado Macdonald...pra gente que tah no início às vezes uma dica legal dá novo animo pra seguir...abraço
Mcdonald10/11/2010 18:32
Eu sei bem disso... estou no início também.... transplantei uma nana (junípero) fora de época e o perdi.... por isso é bom sempre perguntar pro pessoal aqui..... pode ter certeza q sempre dá certo.. estou ficando viciado nesse fórum... rsrsrsrsrs.. muito bom...
HudsonArpini10/11/2010 18:43
vc deu sorte q o seu nao ta tao jacare assim nao,tem forma de arvore,agora o meu é realmente um horizontalis,com a forma de jacaré,crocodilo,lagartixa,o qual vc preferir,rsrsrsr
Seph190310/11/2010 18:47
Mcdonald escreveu:
Eu sei bem disso... estou no início também.... transplantei uma nana (junípero) fora de época e o perdi.... por isso é bom sempre perguntar pro pessoal aqui..... pode ter certeza q sempre dá certo.. estou ficando viciado nesse fórum... rsrsrsrsrs.. muito bom...

Com certeza...mais adiante vou colocar fotos de outro junípero. Esse, possui uma copa legal, faz pouco que adquiri de um viveiro. Tentarei, com a ajuda do fórum (se tiverem paciência! rs), orientá-lo no formato cascata ou semi cascata, pois já possui a tendência. Esse está bem verde e forte...viciante é pouco...rs...abraço
HudsonArpini10/11/2010 18:52
quando eu transplantei minha tuia ouro,eu nem percebi data,sorte q era fim de inverno,dia 13/10,e tbm por nao saber das orientações eu logo depois meti ela no sol pleno,resultado pra minha surpresa:ela ta com as folhas verdinhas,tem brotos nascendo proximos ao tronco,e o nebari dela continua crescendo muito,depois de 6 dias o nebari tava aparecendo
Seph190310/11/2010 21:04
HudsonArpini escreveu:
quando eu transplantei minha tuia ouro,eu nem percebi data,sorte q era fim de inverno,dia 13/10,e tbm por nao saber das orientações eu logo depois meti ela no sol pleno,resultado pra minha surpresa:ela ta com as folhas verdinhas,tem brotos nascendo proximos ao tronco,e o nebari dela continua crescendo muito,depois de 6 dias o nebari tava aparecendo

Deu sorte...rs...mas eh isso o interessante é sempre conseguir novas experiências...abraço
Elio10/11/2010 23:02
Seph, eu não mexeria nos brotos agora. Nem transplantar.
Siga as etapas:
1. Diminua a rega
2. Coloque no sol
3. Levante a planta e recoloque no vaso (irá arejar as raízes)
4. Aproveite e veja se tem muitas raízes pretas e se tem muita umidade
5. Pode todos os galhos queimados (não servem mais para nada)

Mantenha vigilância sobre qualquer nova alteração na planta e postye aqui no fórum para o pessoal opinar.

abraço
Mcdonald11/11/2010 04:44
Elio escreveu:
Siga as etapas:
1. Diminua a rega
2. Coloque no sol

Mantenha vigilância sobre qualquer nova alteração na planta e postye aqui no fórum para o pessoal opinar.

abraço

Nada melhor do que a voz da sabedoria... pode seguir estes conselhos amigo q vai se dar bem...
abraço
Seph190311/11/2010 08:56
Elio escreveu:
Siga as etapas:
1. Diminua a rega
2. Coloque no sol

abraço

Bom dia, Elio...

Já diminui a rega...Essa de levantar a planta do vaso e ver se estava muito molhado eu não sabia. Já havia percebido que as raízes precisavam de poda pelo fato de já haverem se passado uns três anos desde que adquiri do viveiro mas...vi novos fatos ao levantar a planta:

1 - Ela possui uma grande rede de raízes, quase perfazendo uma malha ao centro do vaso. Essas raízes estavam úmidas, como vou dizer...macias, dando a impressão de que estão morrendo mas ainda produzindo energia pois não estão secas. Elas estão um pouco escuras;
2 - Nesse local onde existem essas pequenas raízes, quase não há substrato, quase somente raízes...existem, inclusive, dois "vácuos" ou como diriam os geólogos, "duas cavernas subterrâneas". Não sei se foram causados por excesso de água ou insetos, mas os dois furos quase estão chegando à superfície do vaso. Percebi isso pois o virei contra o sol e deu pra ver "luz no fim do túnel";
3 - Percebi a existência de caracóis e até uma minhoca para minha surpresa;
4 - Percebi que o pequeno pré-bonsai possui uns bons problemas a serem resolvidos mas possui boa chance, pois percebi que mesmo estando assim existem verdes brotos surgindo nas pontas dos galhos maiores...
5 - Cheguei a conclusão de que se o salvar, com certeza vai ter me ensinado muito...

Podarei os galhos secos durante o fim da tarde de hoje e se possível colocarei umas fotos do fundo do vaso e dos brotos para avaliação do pessoal do fórum...

Abraço e muito obrigado pela colaboração...
Seph190311/11/2010 09:13
Boa dia Macdonald...
As colocações do Elio foram de grande valia, comecei a ver o bonsai "de dentro"...coisas que só a experiência trazem...sempre soube qua não deveria mexer na planta...
Inclusive tenho um outro junípero da mesma espécie que pude perceber o mesmo problema com uma alteração: ele possui um vaso de apenas 10cm de comprimento e o substrato estava bem firme. Como a coloração do pinheiro estava parecida com o que mostrei nesse post, resolvi vê-lo por baixo do vaso...e qual não foi minha surpresa quando percebi atráves do furo do vaso, que não há substrato no centro do pequeno vaso...mais uma:
não havia telas de proteção para que o substrato não se perca durante a rega...
De quebra aprendi que o substrato desse segundo junípero está "socado no vaso" o que impede a respiração das raízes...
Moral da história: posso estar salvando dois pré-bonsais com um post só. A junção de todas as colaborações, tuas e de todos do fórum está sendo fantástica...
Abraço
Elio11/11/2010 15:37
Seph, pelo que vc relata a situação do sistema radicular está comprometida. Espaços vazios, bichos, raízes sufocadas (com certeza muitas mortas).
Diante disso sugiro tirar a planta do vaso e plantar em areia pura, sem mexer nas raízes.Se tiver condições de tirar as raízes pretas (não as marrons) sem mexer nas demais, faça.

Tire os galhos secos e coloque no sol. Parcimônia na rega. Sem adubar, também.

Depois que tirar os galhos secos, bata-os em cima de uma folha de papel branco e veja se não tem minúsculas aranhas (tamanho da ponta de uma agulha).

É por aí, véio!

boa sorte!
Seph190311/11/2010 18:55
Elio escreveu:
Seph, pelo que vc relata a situação do sistema radicular está comprometida. Espaços vazios, bichos, raízes sufocadas (com certeza muitas mortas).
Diante disso sugiro tirar a planta do vaso e plantar em areia pura, sem mexer nas raízes.Se tiver condições de tirar as raízes pretas (não as marrons) sem mecher nas demais, faça.

Depois que tirar os galhos secos, bata-os em cima de uma folha de papel branco e veja se não tem minúsculas aranhas (tamanho da ponta de uma agulha).

É por aí, véio!

boa sorte!

Boa tarde Elio.
Seus conselhos tem sido de grande validade.
Quanto a colocar a planta em areia pura, eu devo colocá-la com substrato que ela já possui, em uma vasilha maior ou devo colocá-la diretamente no chão?

Retirando os galhinhos secos, não percebi pequenas aranhas, mas, em compensação percebi alguns galhos novos necrosados. Bem de perto consegui identificar que continham uma espécie de larva ou ruga de cerca de 1 a 2 mm e as folhas estavam com uma espécie de pólen ou pontinhos claros em uma grande quantidade de galhos... possuo um inseticida chamado Forth Defende que posso utilizar nesse caso?

Achei de bom tom colocar fotos aqui que mostrassem o que achei sob a terra como forma de ilustrar...a qualidade não está muito legal devido a ser de celular...

Aqui está o fundo, contendo a falta de substrato de que falei e não imaginava...

Aqui foi o que encontrei (minhocas e caracóis)

Ponta dos galhos maiores possuem brotos bem verdes mas em pouca quantidade...

Mais alguns...

Seguirei com os teus conselhos, caso queira dispor de mais alguma ajuda, estarei grato.
Abraço...
Seph190315/11/2010 18:06
Elio escreveu:
Diante disso sugiro tirar a planta do vaso e plantar em areia pura, sem mexer nas raízes.Se tiver condições de tirar as raízes pretas (não as marrons) sem mecher nas demais, faça.

É por aí, véio!

boa sorte!

Olá Elio
Desculpe a chateação...eu deixo o substrato que ele já possui e anexo areia? E quanto a areia eu coloco areia pura simplesmente como ela é ou precisa ter uma gramatura entre 2 e 5 mm?
Obrigado pela atenção e desculpe mais uma vez.
12