Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Leucena 15 anos desestilizada- atualização 30-06-11

gpsabino09/11/2010 12:53
Leucena 15 anos desestilizada- atualização 30-06-11
Por recomendações estou postando espécie por escpécie aqui.
Segue uma leucena que ja esta comigo há 8 anos.

Reparem na casca como ficou envelhecida.:

vista por cima:

O que fazer agora?
EZEQUIEL JUNIOR09/11/2010 19:55
Muito bonita a textura da casca...

Se fosse minha eu faria uma poda na linha vermelha e formaria a copa com os quatro primeiros galhos. Não sei como é ao vivo, mas pela foto percebe-se que dá pra posicioná-los bem para formar um hokidachi...

gpsabino10/11/2010 11:18
Olá, Ezequiel.

Você tem alguma experiencia com esse estilo para essa espécie?
Acho que por crescer bem rápido e ramificar com facilidade seria bem simples com podas constantes, certo?
Obrigado pela ajuda.

Mais alguém poderia opinar ?
Lucas da Silva e Silva10/06/2011 23:13
Olá sabino, estava pesquisando sobre leucena e achei esse tópico. Gostei muito do movimento do troco e sem contar no envelhecimento dele. Vc fez algo para envelhecer ou foi o tempo mesmo?
gpsabino11/06/2011 11:54
Olá, lucas!

Apenas e somente o tempo. Essa planta está comigo há um bom tempo. Logo posto as fotos do estado atual dela. Realizei a poda visando um hokidashi porém, por incrível que pareça ela soltou um galho continuando o movimento do tronco, pedindo para ser moyogi!

Abração
Lucas da Silva e Silva11/06/2011 13:24
Poxa eu ia sugerir isso kk. To na espectativa aqui, pq tenho uma que é muito novinha perto da sua kkk.
joão josé11/06/2011 16:31
Lutei anos para fazer moyogi com Leucena e os galhos de baixo vão definhando na medida que a ponteira cresce... Mudei para hokidashi, rs.
caiomalk11/06/2011 17:15
Belo material.

acompanhando.

abraço
nickyfury13/06/2011 11:51
bonsai
Um belo material, com uma ótima conicidade. Eu não cortaria no ponto em que o nobre colega Ezequiel indicou, mas eliminaria o galhinho que aparece no meio da curva, bem como o mais grosso logo acima dele. Replante ela numa posição mais inclinada para a esquerda, colocando o ápice em linha com a base, harmonizando melhor visualmente falando.

Arame os galhos, dando a eles um movimento levemente sinuoso lateralmente, para ficarem mais harmonicos com o tronco. Busque adubar adequadamente, cuidando de uma boa rega diária e sol pleno, para preencher mais o tronco com mais brotações, pois ela precisa de um bom numero de galhos com que vc formar uma estrutura aerea mais condizente. Fora isso, está de parabens pela planta.
SEKI - Elio Luis Secchi13/06/2011 22:53
Concordo com o Nicky, além do que fazer hokidachi com um tronco sinuoso como este, não dá prá querer!!!
A beleza desta planta esta exatamente neste tronco, sinuoso, enrrugado, envelhecido. Então é utilizar a ramificação para estilizar, reposicionar e estará aí um belo bonsai...
abraço
joão josé14/06/2011 08:46
Ficou um pouco estranho a minha colocação insistindo no hokidachi, concordo. Mas o que eu queria por em questão é que a espécie não se adapta (pelo menos na minha experiencia) a galhos espaçados como estes apresentados. A tendencia do primeiro é definhar a medida que o ápice se estica, dificultando a massa foliar inicial, necessária em um moyogi. Um moyogi baixo pode ser mais viável, com os ramos próximos e desfolhas frequentes, para conter o crescimento exagerado da espécie. Eu gosto da ideia do Ezequiel.
gpsabino30/06/2011 19:36
Atualizando
Apenas uma atualização dessa planta:

Por enquanto vizando um moyogi, decidi continuar o movimento do tronco principal. ]Minha intenção é diminuir um pouco a inclinação para parte traseira. Mas isso farei no próximo transplante, no começo da primavera.

Mesmo nesse frio essa espécie não para de crescer!

Visão frontal:

<script></script><noscript></noscript>

Visão superior:

Vista lateral direita:

Vista lateral esquerda:

Vista traseira: