Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CALIANDRA

Drop1311/11/2010 14:47
CALIANDRA
Olá pessoal,

Este ano comprei tres mudas de caliandra num viveiro... duas deixei no sitio e estao crescendo livremente... e uma eu trouxe para a cidade.

Estou começando a trabalhar nela... mas gostaria de opnioes e sugestoes. grande abraço

Abaixo algumas fotos e um video
OBS: nao liguem para a qualidade pois sou amador no assunto rsrsrsr

Set /2010


Nov /2010 - ANTES DA PODA
VIDEO YOUTUBE









Nov / 2010 - DEPOIS DA PODA







OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS !! 😄
Drop1311/11/2010 15:47
🙄 🙄
Ricardo Paiva16/11/2010 23:53
Drop13, sua caliandra é bem jovem o que vai te ajudar a ter respostas rápidas. Minhas sugestões;
1 - replante ela no meio do vaso para evitar que alguma raiz encontre a parede e faça uma curva.
2 - elimine todos estes arames finos. Pelo calibre dos galhos eles não estão ajudando em nada, inclusive podem facilmente marcar os galhos que vão crescer rapidamente. Na falte de arame adequado, use fio de luz encapado mesmo, fica até mais fácil de trabalhar.
3 - eu cortaria os galhos curtos, tipo os primeiros deixando apenas um terço do comprimento e os demais a medida que sobre em direção ao ápice menores ainda formando a triangulação imaginária. Isto vai estimular novas brotações e vai melhorar a ramificação e consequentemente a compactação da copa.
4 - no mínimo 3 horas de sol e adubação sistemática TM+FO de 15 em 15 dias.

Veja este exemplo do que fiz em uma das minhas caliandras:
Planta bruta


Poda drástica (poderia ter sido até mais curta)


Com as sucessivas podas com a técnica do cresce/corta, veja a ramificação que alcancei.


Hoje a planta encontra-se assim:


Espero ter ajudado.
Drop1317/11/2010 18:53
Olá ricardo!!

Ja tinha visto essa sua planta é realmente magnifica!!!💡

Bom, acho que a minha está se desenvolvendo bem, pra 3 meses achei um crescimento bem considerável!... mas realmente poderá começar a se pensar numa copa mais cheia apartir de agora com novas ramificações.

Ela agora está se recuperando da segunda poda, nao tao drastica quanto a sugerida por vc de deixar apenas 1/3 do galho.

Para o galho engrossar mais facilmente, é melhor deixa-lo crescer livremente e dps sim corla-lo sobrando 1/3 ou ir podando assim que viável?
li alguns comentarios por ai e fiquei confuso...

Grande abraço e obrigado pela atenção que tem dado! 😉
Ricardo Paiva17/11/2010 21:18
Deixe engrossar um pouco e pode, deixe crescer o novo broto até diminuir a diferença de calibre dos dois e volte a corta, e assim por diante.
joão josé17/11/2010 23:24
A aramação está meio a desejar mesmo. Dá uma estudada a mais de como fazê-la, amigo. Principalmente quanto ao cruzamento (sobreposição) dos arames, Isto pode ser perigoso. Concordo na poda curta, para melhorar a ramificação. E dar mais espaço é fundamental!