Henrique Ribeiro15/11/2010 21:29
Olá Sehp, tudo bem?!
Eu utilizo areia grossa sem cessar.
Isso mesmo! Sem cessar!
Muitas pessoas dizem que temos que lavar essa areia antes de usar, deixar com uma determinada granulação e etc...
Já perdi algumas plantas, por não fazer minhas próprias observações.
Neste caso de recuperação de sistema radicular eu faço da seguinte maneira:
O tamanho da bacia deve ser 40 à 50% maior que o vaso definitivo.
tem que fazer furos em baixo e nas laterais da bacia.
Coloco um pouco da areia grossa de construção sem cessar, até chegar na altura ideal para colocar a planta. Depois de estabilizar a planta, acrescentar o restante da areia.
Utilizar nas primeiras regas, enraizador. Como aqui na minha cidade só encontro enraizador em embalagens de 1L, eu substituo por POTENAY
que se encontra com facilidade em casas veterinarias, na proporção de 01ml por litro d'água.
Pode deixar o substrato antigo, mas é bom vc separar algumas raízes e colocar em contato com a areia.
Meus juníperos eu costumo deixar de 5 à 8 meses nesse sistema.
A partir do trigésimo dia, eu começo com uma adubação "homeopática" de preferência orgânica.
No terceiro mês a adubação já deve ser normal, como a de um bonsai.
No princípio as regas deverão ter um tempo maior entre elas. 1dia e meio
dependendo do clima.
Com o passar dos dias o pó da areia irá sair por completo e a areia manterá cada vez menos a umidade, tendo que aumentar a frequência das regas, podendo chegar a molhar até 2 vezes ao dia.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estou aqui!
Abraço!
Seph190316/11/2010 09:07
Legal Henrique, colocarei areia entre 1 e 1,5 mm como o Elio aqui mesmo do forum colocou, e seguerei tuas dicas (pra não secar tão rapidamente).
Eu só não entendi uma observação tua. Desculpe a minha desinformação, ainda estou aprendendo os macetes. O que quer dizer com "...areia grossa sem cessar"?
Abraço e Obrigado
Filipe Henrique16/11/2010 09:43
fiquei na mesma duvida, seria uma marca ou qualidade?!
as vezes dependendo da região dão nomes diferentes pra mesma coisa.
eu particularmente nunca usou apenas areia grossa...
Henrique Ribeiro16/11/2010 18:52
Eu digo areia grossa sem cessar, pois alguns colegas passam essa areia em peneiras para obter determinada granulação tipo 2mm, 3mm, 4mm e etc...
Mas respondendo as perguntas, é apenas areia de construção comum! 😉
Do jeitinho que compro eu coloco!!!
Seph190316/11/2010 20:15
Henrique Ribeiro escreveu:
Eu digo areia grossa sem cessar, pois alguns colegas passam essa areia em peneiras para obter determinada granulação tipo 2mm, 3mm, 4mm e etc...
Mas respondendo as perguntas, é apenas areia de construção comum! 😉
Do jeitinho que compro eu coloco!!!
Ah!!! Por aqui chamam "sem peneirar" rsrs
Entendido...
Grande abraço...te retorno se deu certo aqui!
E vc continue postando os estágios da tua tuia-monstrinho 😄
Raoni Moraes31/01/2011 15:19
henrique
tem novidades sobre essa planta!??
um grande abraço