Mateus, não tenho experiencia com acer kaede myasama. Apenas cultivo a variedade kaede tridente, ou seja, o acer burgeranum simples. A variedade Myasama não vai muito bem no clima de Brasilia, que é mais seco, quente e de baixa umidade. Talvez em Goiania o cultivo seja melhor, pois na sua cidade a umidade é bem mais elevada que aqui, o que poderia ajudar bastante.
Em todo caso, o cultivo é igual ao do acer burgerianum (tridente ou kaede, que é a mesma coisa), com desfolha no outono e no final do inverno; adubação durante o ano inteiro, reduzindo no inverno. Rega sempre ao final da tarde, por volta das 16 horas. Aramação na primavera ou no verão, forçando o galho levemente até a posição desejada, antes de colocar o arame, para flexibilizá-lo e dessa forma obter o resultado mais satisfatório. O arame pode ficar até que se observe que começa a marcar, quando então deve ser retirado.
Reenvase a cada dois anos, pois as raízes crescem muito. Corte uns 30 a 40% do volume total, para reduzir. A melhor época é na primavera, e o substrato deve ser bem drenante, com algo de organico nele, como carvão e casca de pinheiro, o que ajuda a acidificar um pouco o solo, com a decomposição gradativa desses materiais. Fique atento a aracnídeos, pulgões e cochonilas, que contribuem para o desgaste prematuro das folhas, tornando-as pálidas e feias. O melhor combate é a desfolha total, com aspersão de acaricida ou outro defensivo.
A diferença entre o acer burgerianum kaede e o myasama está no tipo da folha, cor da casca e desenvolvimento da planta. Geralmente, as folhas são o maior diferencial, veja o myasama:
Agora, veja o kaede:
Eu tenho duas mudas de myasama, que estão do mesmo tamanho e praticamente com a mesma grossura do tronco, quando ganhei elas há uns oito anos atrás. No mesmo período, os outros aceres que cultivo, todos kaede, engrossarm até cinco vezes mais, bem como seu desenvolvimento e crescimento foram tão grandes quanto. Isso se deve a diversos fatores, mas o principal deles é o fato de que o myasama não se adaptou bem aqui no meu viveiro tanto quanto o kaede.
Por isso, as minhas duas mudas estão como estão. Não me preocupo com elas: faço reenvase a cada dois anos, adubação periódica, rega diária, aramação e desfolhas. Se não se desenvolvem, paciência. 🙁
Espero que voce tenha melhor sorte com o cultivo do myasama. 🙄