Bouganvillea - atualizada setembro 2012
Ricardo Paiva14/11/2010 02:34
Bouganvillea - atualizada setembro 2012
Faz tempo que não posto nada mas segue trabalho que realizei em uma velha bouganvillea adquirida em uma floricultura.
A planta quando comprei, em um vaso de 50 litros. Carregar foi meu primeiro desafio.
Janeiro de 2010:
Comecei a trabalhar esta planta num workshop com o Carlos Tramujas, no 1º Encontro Regional de Bonsai das Associações e Clubes do Rio Grande do Sul, em Novo hamburgo. Na ocasião, defini o estilo moyogi sob as orientações do Tramujas. Seguem imagens do trabalho.
Depois de crescer por 6 meses, e já florida, mãos a obra:
Seleção de gahos, podas e aramação - resultado por enquanto:
Como o estilo já está definido e a estrutura inicial também, gostaria de sugestões para o vaso e uma opinião sobre o trabalho executado até agora.
Mais fotos dos trabalhos nesta planta podem ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/bougaville/marco_avelar14/11/2010 03:16
Ricardo bom trabalho até aqui! A escolha do estilo foi muito boa e o movimento do tronco é muito interessante, parece que foi desenhado a mão!
O vaso, para mim, seria um marrom ou terracota e retangular, para destacar a forma bem masculina da planta.
Eu só te aconselharia a replantá-la em um vaso menor, isso facilitaria o trabalho de ramificação, já que as primaveras crescerem muito rápido e os galhos são grossos, é só dar uma bobeada que você vai ter que cortar vários galhos fora e recomeçar. Pouco adubo e água também são úteis para esse controle.
Outra coisa que eu observei nas minhas é que a madeira apodrece com muita facilidade e a podridão avança por baixo da casca saudável, o que dificulta o controle do problema, então, cuidado com as cicatrizes!
Abraço e parabéns pela planta!
joão josé14/11/2010 09:45
Muito bom, Ricardo! Ainda mais com o auxilio do Tramujas! Eu gosto do vaso oval e escuro, fosco.
Danilo Muto14/11/2010 10:13
Seus posts são uma verdadeira aula, seus trabalhos servem de inspiração para quem está começando.
Obrigado por compartilhar com a gente.
Abraço.
Ricardo Paiva15/11/2010 00:38
Marco - obrigado pelas dicas sobre as brotações e a madeira morta. Amanhã vou ver se consio colocar ela num novo pote/bacia. A do vaso também.
João José - Tramujas é o cara !!!! Oval escuro ... anotado.
Danilo - valeu. Minha intenção é compartilhar conhecimento: eu aprendo com você e você comigo!
Gustavo Gonçalves15/11/2010 12:16
Movimento muuito bacana adorei.Quanto ao vaso se minha seria um retangular..a cor nao sei.
qual a altura dela?
Ricardo Paiva17/11/2010 00:28
Olá Gustavo, valeu pela sugestão.
A planta está com uns 40 cm de altura.
Ricardo Paiva17/01/2011 23:29
Atualizando ... janeiro 2011. Mesmo com muitas podas ela me presenteou com algumas flores:

Pedro Catarin17/01/2011 23:41
Que linda que ela está! 😲
Só uma pergunta, vi que depois de cortada, boa parte da planta foi retirado, então, o que você fez com o resto?
Ah, e uma dúvida que está acabando comigo, quando se corta a bougainvillea não fica "verde" no local né? E sim "vermelho", agora, porque? E no caso, o que seria essa área vermelha?
Desculpe-me se não fui muito claro nas perguntas... espero que de para você entender 😮ops:
Abraços e parabéns plo lindo trabalho!
Gustavo Gonçalves17/01/2011 23:50
FICA VERMELHO!?!? dessa eu nao sabia 😲
Pedro Catarin17/01/2011 23:57
É, tecnicamente não FICA vermelho... de uma olhadinha na primeira foto, onde, a esquerda, há um corte bem de frente com a câmera, você ira ver um ponto vermelho, e logo a direita, a outro lugar avermelhado...
Pedro Catarin18/01/2011 00:04
Para ajudar:

Gustavo Gonçalves18/01/2011 00:05
aaata!bem..creio eu que é pasta cicatrizante.
Existe uma que é feita a base de própolis que tem a cor vermelha.
hehe 😄
nickyfury18/01/2011 09:45
bonsai
Ricardo, sua primavera está bem encaminhada. Nada como uma boa orientação inicial, como a que recebeu do Tramujas, para ter um material otimizado com que trabalhar. Parabens pelo excelente trabalho nela realizado até agora por voce. 😄
Gostaria de sugerir, s.m.j., podar a raiz lateral esquerda, pois ela está muito longa em relação às demais, deixando o nebari um tanto quanto alterado nesse ponto. Cortanto-a, reduzindo seu comprimento, o nebari ficará mais interessante, um excelente final para esse belissimo trabalho. 😄
Pedro Catarin18/01/2011 17:12
Creio que não Gustavo, a minha quando quebrei o galho ficou vermelho no local... E num tocão que eu tenho também, eu fiz um corte e ele apodreceu na região, quando descasquei em volta do corte, apareceu uma "pele" vermelha por baixo da casca... É meio complicado dizer, só vendo mesmo...
Fiquei de olho que logo posto fotos mostrando.
Abraços!
Ricardo Paiva18/01/2011 18:59
Pessoal, a bouganvillea, quando cortada, as vezes apresenta uma camada de cor avermelhada. É da própria planta mesmo.
Ricardo Paiva18/01/2011 19:05
Nickyfury, muito obrigado pelas palavras de incentivo.
Tramujas é o cara mesmo. Minha história com o bonsai está dividida assim: antes do Tramujas, e depois. Fiz um workshop com ele e mudei TUDO como fazer bonsai.
Quanto ao nebari, ele será sim cortado e mais enterrado. Espero ali, no corte, que ela emita novas raízes. O nebari certamente ficará melhor.
Pedro Catarin18/01/2011 19:12
Finalmente essa questão está resolvida! Valeu Ricardo!
Abraços!
O Guardião19/03/2011 18:54
acompanhando
acompanhando
Ricardo Paiva07/04/2011 20:11
Atualizando. Já fiz algumas podas para estimular a ramificação.
O galho a direita está baixo daquele jeito para forçar seu posicionamento.
E é claro, tirei a foto dela com flores.
Para ver todo o trabalho acesse
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/bougaville/hraphi08/04/2011 01:20
Linda , linda, linda...
Já está merecendo um vaso, adorei a planta.
flavio bonsai08/04/2011 10:55
ta ficando muito fera essa primavera , parabens !!
oamit08/04/2011 12:19
primavera?
😢
Ricardo Paiva09/04/2011 17:07
hraphi, valeu mas ainda há muito por fazer nesta planta. Ela realmente precisa ser transplantada, está neste substrato há muito tempo. Vai ficar pra agosto.
Obrigado Flávio.
Oamit, primavera é um dos nomes populares da Bouganvillea. Também é chamada de Três Marias.
oamit09/04/2011 20:07
😄