Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Celtis (Trema) brasiliensis (?) - evolução

12
joão josé14/11/2010 08:45
Celtis (Trema) brasiliensis (?) - evolução
Amigos, esta é uma espécie que coletei um pequeno broto em 2007. Vi poucos trabalhos com ela, e ainda tenho dúvidas na nomenclatura (se alguém puder ajudar, agradeço). Aí vão as fotos:
set/07

ago/08

set/09

e ontem:

É isso aí. Opiniões, sugestões, comentários... manda ver.
Mcdonald14/11/2010 12:20
Olá João José...
Que beleza de trabalho heim... parabéns pela planta... fiquei até com vontade de fazer um bonsai sobre pedra tb... Por acaso essa planta floresce?
abração
joão josé14/11/2010 12:26
Mac, as flores são pequenas. Na natureza:

Tiago R14/11/2010 20:07
Muito bonita!
Paulo W.M.14/11/2010 20:11
Incrivel o desenvolvimento dela!!
nao tem muitas capilares nao? 😲
joão josé14/11/2010 20:18
Paulo, na ponta das raízes grossas desenvolveram-se muitas raízes de alimentação. Em cima algumas ficaram sem contato com o substrato, coloquei um pouco de turfa em cima, mas provavelmente não aguentarão.
Ricardo Paiva15/11/2010 10:32
Muito legal este trabalho João José.
A planta ficou com muita naturalidade agarrada a rocha. Parabéns.
Agora é só manutenção.
Astolpho Coelho Bicalho15/11/2010 20:29
jose a composição ficou mt equilibrada, gostei muito do seu trabalho, parabens...
joão josé15/11/2010 21:14
Ricardo e Astolpho, vindo de vocês, os elogios vale ouro! Muito obrigado!
Renato Rodrigues Roehrs16/11/2010 15:05
João, que bela condução!

Beleza de trabalho! Parabéns!
E esta espécie eu não conhecia... belas folhas!

Abraço.
LEAO16/11/2010 20:42
Meu amigo João, beleza de planta muito bem conduzida, parabéns.
joão josé16/11/2010 20:50
Renato, Leão... valeu!!! Estou feliz do sucesso de minha plantinha, meio despretensiosa no início, mas em 3 anos ela me surpreendeu!! Beleza!!
Filipe Henrique16/11/2010 20:59
tudo de bom no trabaho!

legal a especie, a pedra, a evolução da planta o conjunto!

parabens pelo trabalho!

mas acho que da pra evoluir nos detalhes...

um vaso de cor não marmorizado ficaria melhor.
por mais que fique um pouco estranho a principio vc poderia usar um vaso de bonsai um pouco maior que o ideal, dessa forma vc teria um crescimento mais livre para as raizes, engrossando um pouco mais estas e adiantando o processo de estruturação aerea da planta, pois mesmo sendo um raiz sobre rocha pode se adequar em algum estilo; hokidash, moiogy ou ham kengay
acredito que já escolheu o moiogy e vendo como tal, ficaria ainda melhor se substituise o apice, por um mais baixo, mas nem sei se vale a pena, pois já esta muito bonito como esta.

João, estava editando quando vc escreveu!
mas vc já mencionou o vaso de oncinha! rsrsrsrs
abraços
joão josé16/11/2010 21:03
Só o vaso de "oncinha" que eu preciso trocar na próxima, kkk! Valeu, amigo!
Filipe Henrique16/11/2010 21:42
estava editando meu post acima enquanto o amigo João estava respondendo...

eu escrevi;
mas acho que da pra evoluir nos detalhes...

um vaso de cor não marmorizado ficaria melhor.
por mais que fique um pouco estranho a principio vc poderia usar um vaso de bonsai um pouco maior que o ideal, dessa forma vc teria um crescimento mais livre para as raizes, engrossando um pouco mais estas e adiantando o processo de estruturação aerea da planta, pois mesmo sendo um raiz sobre rocha pode se adequar em algum estilo; hokidash, moiogy ou ham kengay
acredito que já escolheu o moiogy e vendo como tal, ficaria ainda melhor se substituise o apice, por um mais baixo, mas nem sei se vale a pena, pois já esta muito bonito como esta.

não ia postar esse texto acima pq achei espetacular o bonsai do amigo, mas as vezes da pra fazer algo mais... com um brotinho novo que nasce aqui ou ali.. e ir formando em paralelo alguma outra perspequitiva que não atrapalhe a atual...
quis dar uma opinião no sentido de acrescentar e não de fazer uma critica... como não sei se consegui me fazer entender, estou dando essa explicação!

abraços
joão josé16/11/2010 22:22
Eu não acredito, Filipe, você quer acabar com a minha planta????? KKKKKKK!
Cara, eu coloco minhas plantas aqui para serem detonadas mesmo! É muito bom receber elogios, mas só isto não acrescenta muita coisa em nossa evolução, a não ser desenvolver o ego. E saber fazer críticas é uma arte! E a sua é totalmente construtiva! Realmente pensei em voltar a planta para o escorredor, mas não resisti a tentação, rs. Vaso maior, só tinha um Izumi que era muito caminhão pra pouca areia, rs.
Quanto ao estilo, sinceramente, atualmente estou tendendo ao naturalistic, sem radicalismo quanto as regras. Senão eu teria que retirar muitos galhos desta planta, o que poderia tirar muito da sua beleza. Os galhos nem aramados foram desta vez, não sei porque, mas minha intuição foi essa.
O 1º galho imagino em desce-lo mais, alguns dar mais tortuosidade, etc. Muitas coisas para serem feitas.
Mas tudo o que for falado aqui será anotado, e se possível, realizado. Por isto, pessoal, sugestões são sempre bem vindas! Valeu!
Filipe Henrique16/11/2010 23:33
obrigado por não me entender mal João.
vou levar como brincadeira...rsrsrs
Cara, eu coloco minhas plantas aqui para serem detonadas mesmo!

neim de longe quero detonar sua planta e muito menos sugerir alguma mudança radical, é só um trato mais fino mesmo... citei do engrossamento das raizes como consequencia e naõ como objetivo.

é exatamente nesse sentido que encaminhei minha opnião:
O 1º galho imagino em desce-lo mais, alguns dar mais tortuosidade, etc.

neim acho q um izumi é muito pra ela, achei muito boa a formação da planta e do conjunto, não é balela e não acho que essa parte confere:
Muitas coisas para serem feitas.

ha poucas coisas a serem feitas, acredito que é só um refinamento uma leve, uma lapdada... não sei se seria necessario um escorredor, acho que um vaso de bonsai de maiores dimensoes daria conta e ajudaria a visualizar os detalhes, aramações, podas etc.... o vaso de bonsai maior facilitaria a visualização do conjunto dando maior precisão no trabalho que é de refinamento e sem atrazar o serviço por falta de espaço para as raizes enquanto a parte de formação mais pesada que foi muito bem feita enquanto a planta estava no escorredor e por isso acho desnecessario valtar a usa-lo, no escorredor(principalmente depois de grudado a mamadeira) fica mais dificil fazer esses ajustes finos e o papel principal dele já foi desempenhado com merito.

quanto ao naturalistic, não li muito a espeito mas a meu ver o bacana é quando vc enquadra a planta em um estilo classico e esse fica natural para a especie. sua planta foi desenvolvida de forma muito natural, e naõ precisa perder essa naturalidade para se enquadrar a um estilo, tanto o han kengay dando o peso que vc citou no 1º galho quanto o moiogy ficarão dentro do estilo e naõ perderam o "'naturalistic".

novamente parabens pelo trabalho, e naõ se engane, ninguem é doido de detonar esse bonsai que vc formou!

😄 😄 😄

abraços
joão josé17/11/2010 10:06
Grande Filipão!!!! Valeu!
Renato Rodrigues Roehrs17/11/2010 10:13
Que bela discussão!
Olha o quanto já aprendemos aqui nesta troca... muito legal isso!

O que me chama a atenção neste trabalho, é que eu vejo tantas árvores com pedras pequenas e copas e estrutura enormes...
Acho que o diferencial neste, em particular, é a grande pedra com a dimensão desta árvore!
Coisa de penhasco na natureza!

Bem natural mesmo!

Abraços.
joão josé17/11/2010 10:21
Inspiração passada por um amigo:

O vaso em questão, acho bem viável, e encaixa nos comentários de Filipe.
Faugustobr17/11/2010 10:44
Belo trabalho, João!!! Meus parabéns!!!
Filipe Henrique17/11/2010 11:31
Renato Rodrigues,
Isso que vc percebeu é oq se busca ao formar a planta de acordo com o "tipo" de raiz sobre pedra, nos dois exemplos que vc citou,

a arovore do João no topo da pedra, tende a ter um tronco mais atarrancado terminando relativamente mais baixa com menor espaçamento entre os galhos.

já um bonsai afixados em pedras baixas, tendem a ter uma copa maior com maior espaçamento entre os galhos...

eu postei um trecho do livro do naka que explica um pouco disso nesse topico;
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16133

ha tambem nesse post uma fantastica explicação iluastrada, feita pelo Nickfury, esmiuçando outros por menores do estilo raiz sobre rocha, vale a pena dar uma conferida.

João, uma imagem valem mais que 1000 palavras;

já são bem parecidas, é um otimo caminho!

mas achei o movimento de tronco da sua mais bonito.

abraços
Alexandre S. Coelho18/11/2010 16:02
Amigo João

Achei fantástico este teu trabalho... Super natural ❗ ❗ ❗

Só mudaria o vaso futuramente 😉
joão josé18/11/2010 16:29
Beleza, Alexandre!!!
joão josé01/03/2011 23:25
Vamos lá:

12