Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pontos Brancos no fundo do vaso da Serissa

WagnerArnaut15/11/2010 05:56
Pontos Brancos no fundo do vaso da Serissa
Caros amigos do Forum,

na semana passada resolvi dar uma olhada como estava a raiz de uma Serissa bem pequena que ganhei do amigo Nickfury.

Para minha surpresa quando levantei a Serissa do vaso vi que existiam vários pontos brancos na raiz e no vaso conforme as imagens abaixo.

Será que isso é ovo de algum bicho? Agluém tem idéia de como tratá-la?

A planta está super bem, com nova brotação, ramos e folhas verdes e várias flores brancas.

Muito Obrigado.
gpsabino19/11/2010 11:59
Wagner,
Parecem ovos de formigas.
Ja tive um pre bonsai colonizado por um formigueiro.

Abraços
WagnerArnaut20/11/2010 04:00
Sabiuno,

muito obrigado pela sugestão.

O que achei muito estranho é que após procurar por formigas não achei nenhuma para contar história, ainda bem.

Alguém tem mais alguma sugestão do que possa ser?

Obrigado.
WagnerArnaut20/11/2010 18:08
Pessoal,

levantei o torrão desse vaso novamente hoje e vi que alguns dos "pontos brancos" viraram larvas brancas.

O que fazer? Estou preocupado com a saúde geral da minha serissa apesar dela estar florida.

Obrigado.
Leandro Ferraz20/11/2010 18:19
por esses dias deu uma revoada de aleluias por ai?
pq pra mim é ovo de formiga tambem.
WagnerArnaut20/11/2010 18:28
Leandro,

muito obrigado pela ajuda.

Desconfio que possa ser formiga também. Tenho uma piracanta que achei várias formigas nela, mas no vaso da serissa não achei nenhuma.

O que vc uso para combate das formigas?
Leandro Ferraz20/11/2010 18:37
aqui estou com um serio problema com formigas
eu morava em outra casa a 2meses mudei e agora ja nao sei o que faço comprei uma pasta vem numa seringa apliquei diminuil um pouco
agora to alicando diazinon mais e muito fedorento elas some por uns dias e volta de novo.

andei lendo não lembro onde falava que muito adubo a planta começa a produzir açucar e por isso atre muitos insetos.
eu to diminuindo a adubação antes tava de 15 em 15 dias agora passei para 30 em 30

ainda nao solucionou 100% hoje olhando vi uma serissa cheia de formigas
WagnerArnaut20/11/2010 18:57
Eita praga ruim.....

Estou bastante preocupado com as formigas na minha Piracanta e agora essas possíveis formigas na serissa.

Obrigado por compartilhar a sua experiência.
Elio20/11/2010 19:44
Wgner, contra formiga, deixe a planta mergulhada em água por 24 horas. Elas se sentirão passageiros do "Titanic"...............hehehehe!

É sério!
WagnerArnaut20/11/2010 19:48
Elio,

muito obrigado pela dica. Bem prática!

Agora, e as que ainda estão incubadas em "ovos", nascem depois do mergulho?

Um abraço.
Elio20/11/2010 21:00
..............pior é que nascem!!!!!!!!!!!!
WagnerArnaut21/11/2010 00:59
Puxa Elio, que pena....

E o que devo fazer para exterminar os ovos das formigas?
Elio21/11/2010 13:44
Wagner, eu utilizo o mesmo princípio de que quando tive ataque de ácaros (Aranhiço vermelho em 2 Shimpaku).
Na primeira aplicação de acaricida a maioria dos ácaros morrem mas, os que estão bem escondidos debaixo das escamas das folhas e os ovos sobrevivem. Daí a necessidade de se aplicar durante 3 semanas, uma vez por semana. com isso vc atinge todos os ácaros e os que nasceram.

O principio para formiga é o mesmo!

abraço
WagnerArnaut21/11/2010 15:16
Elio,

muito obrigado pelas dicas e estratégias. Foram muito úteis.