Donegá15/11/2010 12:43
Preciso de ajuda - Problemas com doença em Pitangueira
Olá Amigos,
Minha pitangueira este ano está demorando p/ brotar cm em anos anteriores, ela pega bastante luz, tenho feito a adubação normalmente, a última adubação foi com Fo+Tm há mais ou menos 10 dias.
Além da menor brotação os brotos novos estão saindo com problemas. As folhas ficam enrugadas, com uma aparência de casca de laranja e mt brilhosas, conforme nas fotos abaixo:

hraphi15/11/2010 15:14
Já aconteceu com duas das minhas uma vez, e resolvi com SPB, aquele laranja com base d"agua, ela estava sendo atacada por micro organismos quase invisíveis a olho nú, e as folhas nasciam assim mesmo, depois de quase seis meses é que ela se recuperou totalmente. Pode as folhas novas e conserve as mais velhas que estão livres do problema, se fizer desfolha total a planta pode enfraquecer demais, pq já está debilitada, fiz desfolha total nas minhas, e por isso demoraram tanto para recuperação. se possível queime as folhas contaminadas, pois se deixar por perto podem contaminar as outras plantas, abraço.
Drop1315/11/2010 15:32
Donegá,
de onde é a origem da sua muda?? observo folhas novas com um vermelho muito vivo, diferente da que tenho aqui!!
Bom, tive um problema parecido e percebi que haviam bichos muito miudos parecendo poeira.... limpei bem as folhsa com algodao e agua mesmo, deu literalmente um "banho" na planta... e fiquei regando com uma solucao de FUMO DE ROLO + SABAO DE COCO....
Bom, os bixos se foram e as folhas voltaram a nascer bem... a planta e um cedro espanhol
espero ter ajudado abraços
Donegá15/11/2010 18:35
Olá Amigos,
Valeu pelas dicas. Vou implementar um defensivo e podar as folhas afetadas.
Qto a origem Drop, aí vc me pegou, esta planta tem em torno de 17 anos e foi plantada por meu pai, que algum tempo atrás me autorizou fazer um bonsai com ela. Se ñ me falha a memória ele comentou algo sobre ter apanhado alguns frutos em uma praça aqui em São Paulo, das quais ele retirou as sementes.
Mcdonald16/11/2010 12:12
Fala ai marcio..
Cara.. que coincidência.. ganhei uma pitangueira da irmã da minha sogra e tava com esse problemas em muitas folhas.... tirei todas no talo mesmo, parece q deu certo.. fiz o transplante faz um tempo e agora estou esperando a planta se recuperar. vamos ver no que dá...
abraço