iaew Rodrigo,
Achei engraçado quando meti a tesoura e uma moça de um grito! rsrsr
Procurei pra ver se alguém tinha caído ai vi a cara dela de chocada pelo galho extirpado... rsrs
Passo a faca mesmo!!
😈 😈 😈
vi uma frase do Nick aki no fórum que achei muito boa e resolvi segui-la, bonsai não se faz com o maximo possível e sim com o mínimo necessário.
Mas voltando ao assunto que vc tocou.
Quando escolhi essa planta pra levar estava decidido a retirar o primeiro e o segundo galho(fundo) trabalhando com o 3º galho sendo o novo 1º.
alguns amigos não concordaram e pra não tomar decisão precipitada, resolvi deixar pra fazer isso no proximo reenvase, se ainda for o caso, os motivos para desistencia estavam na minha bolsa, um pedaço de regua de escola.
essa arvore tem atualmente 18 cm de altura
5.5 cm De base e o 1º galho sai em 6 cm de altura contando a partir do substrato da maneira como ela esta plantada.
Essa era uma discussão que gostaria de ter tido com mais calma com os amigos lá no encontro, mas esta planta acabou ficando pro final e acabei fazendo o serviço rápido pra terminar logo, pois havia alguns amigos indo em bora.
no entanto, alem de fazer uma nova substituição do apce para mante-la com menos de 20 cm pois eu plantei cerca de 2 a 4 cm abaixo do que ela deveria estar, pra ajudar no desenvolvimento de algumas raízes próximas ao tronco que foram drasticamente podadas.
Esse vaso apesar de muito bonito, ainda é de treinamento, pretendo trocá-la pra um vaso parecido, porem esmaltado, menor e mais baixo.
Não sei se vc reparou o tamanho das folhas da outra leocena que levei, segue a imagem para se ter uma idéia do quanto se pode reduzir a folhagem nessa espécie:
ontem esteva com um amigo e mostrei a comparação de uma folha normal da leocena com o tamanho dessa planta, só um ramo de folhas é maior que toda a planta.
Alem disso, na aramação dos galhos secundarios e terciarios existentes, eu dei formas tortuosa e pra cima.
Os entrenos tambem podem ser manipulados de forma parecida com a que fazemos para reduzir folhagem, no entanto, o processo de redução de folhas dura um mes, pra conseguir entrenos mais curtos, costumo fazer a adubação com o minimo de nitrogenio possivel e reduzir as regas ( não tanto quanto para redução da folhagem) por muito mais que um mes, até que eu tenha um resultado satisfatorio.
outra coisa que ajuda na distancia mais curta entre as gemas é ir podando assim que sai o broto. ai ele bifurca, ai vc poda cada um dos dois pares que sairam... e vai indo assim.
nessa materia aqui tem a explicação completa, tenho a revista mais não sei com que esta.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9138
VLW BROTHER
ABRAÇOS