Caliandra 5
Ricardo Paiva15/11/2010 21:41
Caliandra 5
Olá amigos, esta é uma das minhas caliandras. Tem 12 anos, 4 em treinamento comigo. Foi comprada de um senhor que não sabia muito sobre técnicas de bonsai, mas que tem muito amor pelas plantas.
Ela foi treinada por 7 anos apenas com tração utilizando barbantes.
Quando comprada:
Agora antes do trabalho:
Depois - novo vaso:
Todo o desenvolvimento dela pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-5/Drop1315/11/2010 22:00
mto bonita! e gostei da tecnica pra tirar a foto hehehehe
Os galhos estao bem definidos e ramificados...utilizou mt arame para dar sinuosidade ou foi natural??
Tenho uma pequena caliandra e tenho notado que os galinhos ja sao naturalmente sinuosos... nao tenho mto trabalho com isso..
Parabens,
abraços
Pedro.
Tiago R16/11/2010 11:47
Bonitona. Daqui um tempo terei algumas assim. 😉
André dos Santos Guimarãe16/11/2010 15:23
Essa espécie é uma das que eu mais admiro e esta merece os parabéns, belo trabalho.
Edson Trevisan16/11/2010 17:21
Sr. Ricardo
Não me leve a mal, mas confesso não conseguir encontrar similaridade entre as plantas.
Por acaso o senhor não estaria utilizando foto errada?
Edson
João Crédito16/11/2010 17:54
Ricardo muito bacana a planta, está de parabéns!!
Edson depois que você falou que reparei, é verdade a bifurcação na primeira é logo embaixo, já nas outras duas a bifurcação está bem mais pra cima.
Tiago R16/11/2010 19:14
Creio que seja a mesma, aproveitando apenas o tronco mais alto da planta.
HudsonArpini16/11/2010 20:35
só se ele usou um tronco só e engordou bem ele,pq a bifurcação na 1ª foto é bem mais baixa q nas outras
Angela Fernandes16/11/2010 21:23
Querido Ricardo !!!!!!!!
Adorei sua planta !!!!
Explica o que você fez para modificar tanto a planta.....
Aguardo sua aula............
Ricardo Paiva16/11/2010 22:57
Drop13 - aramação apenas para posicionar galhos mais grossos, os mais finos posiciono com a técnica do cresce / corta.
Tiago e André - obrigado pelas palavras de incentivo. Tiago, mostre as suas!
Edson, João e Hudson - Tiago matou matou a charada, eliminei o tronco mais fino e crosntrui a árvore com o tronco mais grosso.
Querida Angela, não tem nada de aula, vou passar apenas duas coisas em relação a esta planta:
1 - Quando estudo uma planta para definir o que fazer com ela, analizo várias possibilidades com os galhos com a planta em várias posições: inclinada a esquerda, a direita, pra frente, pra trás. As vezes passo longo tempo analisando até que a árvore "dentro" da planta se revele. Já tive planta que levei mais de 1 ano para definir o que fazer nela.
2 - a técnica do cresce / corta proporciona resultados excelentes sempre.
Angela Fernandes17/11/2010 22:22
Querido amigo Ricardo !!!!!!!
Obrigada pela aula sim..........É UMA VERDADEIRA AULA............
Lúcio Manoel Picanço17/11/2010 22:50
Oi Ricardo,
A sua planta ficou muito bonita.
Parabéns.
Lucio
Ricardo Paiva17/11/2010 23:01
valeu Lúcio.
Victor Correa18/11/2010 12:37
Boa tarde,
Ricardo meus parabens, um espetáculo de trabalho, analisei por um bom tempo a planta e fui incapaz de perceber como a primeira foto transformou-se na segunda, só mesmo lendo o tópico encontrei a resposta. obra prima !
Gostaria de saber mais sobre está técnica do cresce/ corta me parece dar resultados exelentes onde encontro aqui no forum?
grato, abraços. 😄
Alexandre S. Coelho18/11/2010 15:53
Alô Ricardo...
Belo trabalho... E o nebari é show 😲 😄 ❗
Ricardo Paiva18/11/2010 22:36
Legal você ter "entendido" como atingi este resultado e obrigado pelas palavras de incentivo, Victor.
Quanto a técnica do cresce/corta é baseada no princípio de deixar um galho crescer até o calibre desejado e então cortar bem curto. A planta emitirá ali no mínimo 2 novas brotações, formando um "v". Então você deixa crescer e volta a cortar só que agora já nos novos ramos que cresceram que vão bifurcar e assim por diante, criando a ramificação.
Esta imagem da Bonsai Premier ilustra muito bem a técnica:
Nesta imagem também podemos perceber que assim como na caliandra, as folhas intercadas opostas proporcionam a opção de poda para conduzir a direção do galho. por exemplo: mantendo a última folha a direira, é para este ládo que o galho irá crescer com a nova brotação que acontecer neste folha que ficou. Se for o esquerdo, será para o lado esquerdo também.
Se necessitar mais esclarecimentos é só falar.
Ricardo Paiva18/11/2010 22:37
Brigadão Alexandre, o nebari está bom mesmo.
E o vaso, conjunto, o que você achou?
Victor Correa19/11/2010 12:36
Boa tarde,
Ricardo muito obrigado pelo post, jah copiei e colei no meus arquivos pessoais! rsrs 😄
Estou querendo utilizar está técnica em minha jabuticabeira, pretendo porstar fotos dela em breve para alguns conselhos e facilitar o entendimento.
Grande abraço 🙂