Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Araça Atualizado 19/02/2013

Djalmo17/11/2010 10:34
Araça Atualizado 19/02/2013
Amigos, trago este problema de tamanho incomum, "ao menos para mim", se alguem puder me ajudar sera de muita valia pois tive algumas idéias mas tive medo de mecher demais e acabar perdendo a planta, pensei em cortar ela toda na altura do encontro dos galhos em 2 cortes um / e outro \, restando um ponto entre os galhos para um possível implante de um galho, segue fotos.
Por hora ela esta plantada na areia, terra preta, pedrisco, caco de tijolo, brita no fundo para tapar o furo que é meio grande, sem adubo.
Qual o melhor adubo????
Quando começo a adubar????
Desde já muito obrigado.

Leandro Ferraz17/11/2010 11:46
adubo so da qui 40 dias... qual adubo é complicado cada um vai ter uma opinião...

Eu podaria no rumo da tampinha...
Leandro Ferraz17/11/2010 11:48
para descontração
😂 😂 😂

gostei da cruz .....

😂 😂 😂
Mcdonald17/11/2010 12:47
Muita sombra e água fresca até uns 30 dias amigo...
Pelo menos até passar todo este estresse da planta. Fiz um yamadori de uma duranta recentemente, deixei na sombra e tá brotando pra todo lado...
Água, somente quando vc perceber q o substrato está secando, como é areia, puxe um pouco da areia de cima, quando ver q está secando, regue, senão, evite, para q não apodreça as raizes...
boa sorte
Marcos Jose Hereck17/11/2010 16:10
Djalmo que belo material, otimo nebari com certeza vai dar um belo bonsai, como sou iniciante não tenho muito a falar, mas eu podaria ela bem mais baixo, isso porque o tronco é muito reto e proximo a bifurcação existe uma conicidade invertida, com uma brotação mais baixa vc consegue uma boa conicidade no tronco.
Djalmo mas esta é minha opnão de iniciante, aguarde a opnião dos mais experientes com certeza eles tem ampla visão.
att.
Marcos
neiluis17/11/2010 16:20
foi como te falei meu velho acho que vc deveria cortar um palmo abaixo da bifurcaçao...
Nikkei 10017/11/2010 17:07
Eu cortaria bem baixo também. Tipo abaixo da tampinha. Já está em poda radical mesmo. Faria apenas um corte, meio diagonal e depois da brotação aí sim, faria o acabamento no corte.
neiluis17/11/2010 17:12
talvez entao um corte em cone surtiria um efeito bom eu acho so que a area aberta seria grande e teria que ser usada uma boa pasta cicatrizante...
Nikkei 10018/11/2010 09:08
Eu faria corte reto porque não tem como prevermos aonde irão surgiar as brotações. Acho que assim é o jeito menos "agressivo" para a planta. Depois das brotações aí sim veria como proceder o acabamento.
joão josé18/11/2010 09:22
Eu deixaria como está, aguardaria as brotações, lugar sobreado. Como as folhas são um um pouco grandes pode ser que fique interessante do modo que está. Eu não seria radical ainda.
O forista Jefferson Paulo tem um ligustro que serve como inspiração:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10456&postdays=0&postorder=asc&start=15

A sua planta é um pouco mais alta, mas acho que deve ficar interessante. Quem sabe os projetista de plantão não te dão uma luz maior. Alexandre??
joão josé18/11/2010 09:33
Tudo bem que este é um araçá-piroca, mas olha só o trabalho do mestre Luis Galvão:
.
Tem tudo a ver com tua planta! Sei lá, só minha opinião.
Djalmo18/11/2010 11:25
Leandro Ferraz

Mcdonald

Marcos Jose Hereck

neiluis

Nikkei 100

joão josé

Muito obrigado a todos, mas por hora acho que vou seguir o conselho do João José e deichar ela lançar os primeiros brotos.
Apartir dai sigo a idéia do Marcos, Nei ou Nikkei, dependendo da brotação.
Muito obrigado a todos, agradeço o carinho e atenção.
Djalmo25/10/2011 13:50
Atualizando!!!!

Anderson Neuhaus25/10/2011 21:48
Otimo trabalho! se eu fosse vc tirava os brotos mais baixos assim deixa mais força para os outros. faça uma seleção de galhos que vc vai usar e tire os outros. abraço.
Djalmo19/02/2013 13:25
Atualizando:

Aberto a sugestões e criticas!!!!

Djalmo20/02/2013 15:09
Gostaria de saber se algue que entenda do assunto, se tem uma epoca mais adequada para trabalhar a madeira morta????
Sergio Batalini20/02/2013 17:24
Boa tarde , Djalmo!

Na minha humilde visão acredito que deveria aportar mais adubo neste substrato , que me parece unico de areia. Como a planta já esta a um bom tempo no vaso, não vai apenas suportar, como adorar , uma carga extra de alimento. Achei fraca a brotação, salvo engano pode ser falta de comida.

Outra dica seria com relação ao apce , se não o cortar ele vai engrossar muito mais rapido, deste modo o ideal seria manter como continuação do tronco até ficar proporcional , depois cortar baixo , deixa crescer e corta... consecutivamente , para que aconteça de fechar mais a cicatriz e possibilitar um trabalho com menor com a retifica.

Os demais galhos podem ser podados e aramados como já o tem feito muito bem .
Djalmo20/02/2013 17:29
Bonsérgio escreveu:
Boa tarde , Djalmo!

Na minha humilde visão acredito que deveria aportar mais adubo neste substrato , que me parece unico de areia. Como a planta já esta a um bom tempo no vaso, não vai apenas suportar, como adorar , uma carga extra de alimento. Achei fraca a brotação, salvo engano pode ser falta de comida.

Outra dica seria com relação ao apce , se não o cortar ele vai engrossar muito mais rapido, deste modo o ideal seria manter como continuação do tronco até ficar proporcional , depois cortar baixo , deixa crescer e corta... consecutivamente , para que aconteça de fechar mais a cicatriz e possibilitar um trabalho com menor com a retifica.

Os demais galhos podem ser podados e aramados como já o tem feito muito bem .

Uso osmocot nela, e coloquei 100g enterrado nos pontos da irrigação, mas posso colocar mais e regar com mangueira, pode surtir efeito.
É sempre bom ter a opinião dos esperientes do forum.
Atenciosamente
LEAO20/02/2013 19:36
aumente o vaso, passe para uma bacia.
Djalmo21/02/2013 12:56
LEAO escreveu:
aumente o vaso, passe para uma bacia.

O atual vaso, tem 40cm de diametro e 60cm de altura, acho que poderia então podar as raizes e replantar no mesmo vaso ou uma bacia menor, mais baicha????
Paulo R B de Medeiros22/02/2013 00:00
excelente material !!
LEAO22/02/2013 22:41
Foto engana, a planta parece apertada dentro do vaso, mas se acha que está bem, me parece e pode ser impressão que não tem espaço para raízes capilares.
Victor Néto23/02/2013 02:30
Djalmo escreveu:
Gostaria de saber se algue que entenda do assunto, se tem uma epoca mais adequada para trabalhar a madeira morta????

A época ideal é no final do inverno/começo da primavera.
O ideal,também, é que não seja feito em galhos muito finos.
A madeira morta é vista mais naturalmente em coníferas, não sendo tão comuns em frutíferas, mas não impede de realizar a técnica.
Djalmo25/02/2013 14:03
LEAO escreveu:
Foto engana, a planta parece apertada dentro do vaso, mas se acha que está bem, me parece e pode ser impressão que não tem espaço para raízes capilares.

Vou esperar para o inverno e reenvasar, tenho tbm que eliminar a pivotante, pois antes deichei um pedaço meio grande, se as raizes responderam bem poderei ilimina-la e plantar em uma bacia mais baixa!!!
JOICIMAR MAGGIONI25/02/2013 15:51
Grande evolução, Acompanhando!!!!!!!!!!!