Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus microcarpa - 12cm

Cláudio C. Ratto31/10/2005 08:35
Ficus microcarpa - 12cm
Olá pessoal !

Esse é mais um dos Ficus que estou trabalhando. O primeiro galho a direita já está fusionado, mas como eu o aramei recentemente deixei o fitilho. Gostaria da opinião de vocês, ok ?
A foto foi tirada com web cam....

Abraços,

Mário A G Leal31/10/2005 09:27
Cláudio, está linda a árvore. Para minha compreensão cortaria um pouco o galho da direita. Você não tem uma foto mostrando a copa pois poderia mudar de opinião.
Alexandre S. Coelho31/10/2005 12:07
Grande Ratto

acho que nesta foto realmente não dá pra ver direito os detalhes da distribuição dos galhos, mesmo assim pra mim tá pra lá de bom ❗ ❗ ❗ Parabéns ❗ ❗ ❗

abraços
Cláudio C. Ratto31/10/2005 15:22
Oi Mário !

Acabei de fazer essa edição para ilustrar melhor para você.

Um abraço,

Oi Alexandre,

Sei que você gosta muito dessa espécie de Ficus também, não é mesmo ?

Obrigado pelo elogio amigo !

Abração,

Mário A G Leal31/10/2005 18:21
Sei não! Minha opinião é bastante rudimentar, diminuiria um pouco aquele galho.
Apenas opinião.
Grande abraço.
Cláudio C. Ratto31/10/2005 20:13
Mário,

Concordo com você. Se você reparar nas fotos, eu já fiz uma poda na margem do galho. Irei encurtar mais quando houver novas brotações. Assim terei opções para o arranjo do galho primário. Como ele é um enxerto, ainda está com as folhas grandes e com pouca ramificação. Com o tempo vou acertando. Também tem galhos que vou baixar mais e outros que tenho que retirar. Quando eu fizer a próxima desfolha vou postar para que vocês possam ver os detalhes da distribuição dos galhos, ok ?

Grande abraço e obrigado pela sua opinião,
Mário A G Leal31/10/2005 23:50
Cláudio, todos estaremos esperando.
Marcelo01/11/2005 00:02
Em meio a tantos comentários de gente que sabe bastante, aqui vai uma pergunta iniciante:
como se mede o tamanho? é do "chão" (mesa ou qualquer outra superficie) até o topo ou do solo do bonsai até o topo?
Pedro Stumm01/11/2005 07:40
Marcelo
Primeiro, em plena SEGUNDA você me coloca esta camiseta aí do lado... tira isso!!!
SEGUNDO, está é uma discussão antiga, sem consenso. Algumas escolas dizem ser da borda superior do vaso, outras dizem ser do "chão", do pé do vaso.
Um abraço
Pedro
Alexandre S. Coelho01/11/2005 09:19
Cláudio C. Ratto escreveu:

Oi Alexandre,

Sei que você gosta muito dessa espécie de Ficus também, não é mesmo ?

Obrigado pelo elogio amigo !

Abração,

é... minha primeira paixão no mundo do bonsai ❗ ❗ ❗

valeu pela edição, uma aula pra nós!!! Que achas de colocar uma foto da planta sem o enxerto...?

abraços
Pedro Stumm01/11/2005 12:08
Ratto
Eu tenho até medo de ver esta planta de perto no feriado!
Um abraço
Pedro
Charles01/11/2005 13:30
Grande Ratto....

Seus shohin e mamê são sempre surpreendentes! 😲
Fico admirado com seu trabalho em busca de uma estrutura robusta e balanceada nessas pequenas árvores!
Acho que seria interessantíssimo, após voce retirar o fitilho e fazer os refinamentos de galhos, nos mostrar uma foto desse bonsai sem folhas! Aí veríamos com mais clareza todos os moviementos dele!
A julgar pelos nebaris lindos que voce desenvolve nos seu pequenos ficus, fico curioso em conhecer o deste! 🙄

Parabéns e um abraço,
Charles
Átila02/11/2005 00:27
🙂 Grande trabalho 😲 E muito técnico também, como de costume nas suas plantas ❗ Aproveitando vc poderia me dizer se o microcarpa é o mesmo que fícus retusa??? 😕

Obrigado pela sua atenção
Atila
pedro pires02/11/2005 19:51
Que lindo trabalho
Cláudio C. Ratto03/11/2005 09:15
Mário,

Obrigado pelo incentivo. Com certeza estarei colocando fotos deste sem as folhas num futuro próximo, ok ?

Caro Marcelo,

Como conselho, quando fizer seus MAME pense nas duas hipóteses. ........Ao menos você estaria exercitando e evoluindo nos seus trabalhos de modelagem com bonsai, não é mesmo ?

Alexandre,

Creio que eu não tenha uma foto antiga mostrando este exemplar sem o enxerto infelizmente. Já procurei pelos meus cd`s e nada.
Então vou ficar te devendo essa, falou ?

Pedro,

Na verdade, eu é quem estou com medo. Por outro lado, fico muito contente com a sua visita e já estou preparando uma surpresa para você, falou ?

Charles,

Como sempre você incentivando a gente ..........Valeu !
Pode deixar, que não esquecerei de colocar fotos dele sem as folhas, ok ?
Vai ser legal ver as opiniões de vocês !

Atila,

Respondendo a sua pergunta, a taxonomia botânica indica o epíteto retusa como sinônimo do microcarpa, ok ?

Pedro Pires,

Valeu pelo elogio patrício !

Abraços a todos vocês,