Valeu amigo pela dica.
Me deram uma idéa de coloca-lo num vaso maior para as raizes se expandirem mais e facilitar a poda, pois estavam a mais de tres anos imprensada e fiz isso no transplante, como ele já estava fraco me aconselharam podar as raizes no proximo transplante, quando ele for para a escorredeira ou vaso mesmo, coloquei o mesmo numa mamadeira diretamente no solo, numa sombra, que fofei bastante e coloquei um pouco de esterco de gado e vou deixá-lo lá.
Me diga quanto tempo tenho que esperar para fazer a poda das raizes?
Só quando as raizes sairem pelo fundo ou quando começar a brotar as novas folhas?
Me ajude nessa.
Lhe serei muito grato!
Elio escreveu:
Sebastião, deixa eu ver se entendi. Vc já transplantou? É o que estou vendo no vaso. Assim, recomendo não retirá-lo para fazer a poda de raízes grossas sugeridas. Faça isso no próximo transplante; não agora.
Quando a planta apresenta uma situação dessa que aparece no início do teu post, vale lembrar que raízes grossas só servem para segurar a planta no solo. Não têm outra função mas, como tal, dificultam depois colocar num vaso raso.
Daí então a necessidade de cortar as raízes grossas e deixar as finas pois é por elas que a planta se alimenta.
Assim como foi plantado as raízes podem se expandir mas, as grossas também, o que dificultará ainda mais no próximo transplante.
Outra coisa, existe uma relação de proporcionalidade entre ramificação aérea e raízes. Ou seja, quando podamos uma planta é mister podar as raízes também. O inverso é verdadeiro, quando podamos raízes devemos podar a parte aérea também. Tudo isso para manter a proporcionalidade.
É isso aí amigo!
Vc tem um bom material, agora é esperar!
abração