Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Muda de Caliandra ATUALIZADO: 09/02/11

Pedro Catarin20/11/2010 21:21
Muda de Caliandra ATUALIZADO: 09/02/11
Olá a todos! Neste tópico irei mostrar minha caliandra, adquirida hoje de manhã (na verdade foi um presente de um vendedor que comprei várias mudas).

Eu já cortei ela, deixando-a bem mais baixa, e pretendo fazer um tronco duplo, logo logo eu atualizo mostrando como ficou.
Gostaria da opinião de vocês sobre ela.

Agradeço desde já!
Mcdonald21/11/2010 00:46
Olá pedro... vc podou a planta correto? e fez o transplante também?
seria bom vc colocar ela em um vaso grande ou bacia ou se preferir pode usar a técnica corredor X mamadeira... seria bom pra sua planta... com um bom substrato ela vai ficar da hora...
abraço
Pedro Catarin21/11/2010 19:41
Caliandra
Olá! Bom, ela chegou bem grande e fina então a cortei mais ou menos na altura das primeiras folhas da planta, deixando esse galho maior sem nenhuma folha, as folhas de baixo tirei só uma ou duas, aí plantei ela num vazo provisório, da largura de um pote médio.
Aguarde um pouquinho, logo irei postar novas fotos dela.
Abraços!
Mcdonald22/11/2010 00:02
beleza.. estamos no aguardo...
abraço
Pedro Catarin30/11/2010 10:57
Caliandra
Atualizando já com novos brotos (não abertos ainda):

Intenção de fazer um duplo tronco:

O galho que estou mostrando está seco... Agora, oque fazer com ele?

Tamanho do vazo:

Penso em fazer algo mais ou menos assim (utilizando a mesma frente mostrada na foto):

Também penso que, naquele galho seco, seria uma boa fazer um jin, que apareceria somente uma ponta saindo de dentro da copa densa.

Aceito dicas e novas projeções para ela 😉

Obrigado pela atenção!
Nikkei 10030/11/2010 19:40
Faz um jin sim. Senão gostar depoi tira. A caliandra tem um tronco bem denso, uma madeira gostosa de trabalhar. Pode até fazer com um estlite no caso 😄
Ricardo Paiva30/11/2010 21:07
Olá Pedro, adoro caliandras ... tenho várias.
Bom, sobre o galho seco, não faça nada pór enquanto mas se seu desejo é seguir sua projeção, pode eliminar na boa.
Pelas fotos da planta ainda no saco preto não fica evidente como é o nebari da planta. Se começa bem rente aquele galho mais fino que nasce bem baixo e se mais abaixo que ele.
Podes dar mais detalhes? Seria interessante se a gente pudesse `vê-lo.
É importante está analise para você definir o futuro estilo da planta.
Pedro Catarin12/12/2010 13:44
Passados 13 dias (desde o último post) a ppanta se encontra assim:

Brotos já abertos (e vários que estão por abrir):

"Nebari":

Outro lado:

Mais brotos! 😄

Depois do último post, passaram 3 dias e eu retirei todas as folhas que vieram na planta, deixando apenas os brotos que iam abrir, todo dia deixo ela no sol (das 9:00 às 11:00 e da 13:30 às 17:00), acreditem, ela nem muxa!

Irei deixar ela crescer livremente, para só daqui a um bom tempo começar a podar novamente.

Aguardo opniões, sujestões e críticas.

Abraços a todos!!!
Pedro Catarin29/01/2011 19:02
Atualização com fotos tiradas hoje.

A intenção é seguir um projeto parecido com aquele da Caliandra Tweedie do nosso querido amigo Elio, cláro, se ele permitir... 😄

Abraços!
lgbaldim30/01/2011 01:03
Bem Pedro, pelo pouco que ainda sei, pelo que li aqui no forum, as podas dos troncos, sao proporcionais ao seu tamanho. Entao na minha humilde opiniao, eu podaria mais baixo o tronco mais fino. Uma apenas sugestao. 🙂 abraços... E parabens pelos seus trabalhos...
Pedro Catarin30/01/2011 17:33
Ok... então podarei ele um pouquinho mais alto que aquela primeira brotação.

Abraços!!!
Pedro Catarin09/02/2011 14:43
Fotos das novas brotações!

Opinem! Critiquem! Projetem! Perguntem!

Abraços!