Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Carmona

G-R20/11/2010 21:51
Carmona
Pessoal, preciso de ajuda com uma Carmona.

Troquei o vaso para um maior faz uns 2 meses e como dá pra perceber pelas fotos ela não tem muita forma.

Pergunto:
1. - É melhor colocar no escorredor + mamadeira, para engrossar o tronco e crescer mais rápido? Em caso positivo, poderia fazer logo isso, ou, por ter mexido a pouco tempo devo esperar?
2. - Devo aramar logo? Em caso positivo, gostaria de opiniões pois nunca o fiz...




WagnerArnaut21/11/2010 01:06
G-R,

segue link para uma materia sobre Aramação muito boa.

http://bonsai.idealgratis.com/aramacao_p01.html

Boa Sorte.
G-R21/11/2010 16:56
Valeu Wagner, deu uma olhada no site e já é um início, mas, como eu nunca fiz aramação gostaria mesmo de uma opinião sobre um possível projeto e se é necessário primeiro engrossar mais para depois aramar ou se já pode aramar logo e depois colocar para engrossar.
Pedro Reimão21/11/2010 22:01
G - R, eu colocaria em um escorredor, plantas de troncos mais grosso parecem mais velhas.
Outro ponto muito legal de ser pensado é que se você quer testar como aramar, com a mão abaixe os galhos com cuidado e veja qual lhe parece mais harmônico.
Espero ter ajudado.
nickyfury22/11/2010 19:40
bonsai
GR, a carmona é uma planta que pode ser formada quase que exclusivamente na base da poda, dispensando o uso de aramação, exceto, é claro, quando se deseja a formação estrutural mais sinuosa, seja em seu tronco, seja em alguns galhos. Um bom teste para usar o arame corretamente, é empurrar a ponta de um deles contra o galho a ser aramado. Se o galho não resistir a força do arame, isto é, se o arame empurrar o galho, então esse é o arame ideal para ser usado nesse galho. 😄

Como vc informa que reenvasou há apenas dois meses, eu sugiro deixar a planta se recuperar bem, antes de proceder a qualquer tipo de intervenção, seja na forma de poda, aramação ou replantio. Aguarde pelo menos um ano, para garantir que sua planta tenha uma boa recuperação, o que poderá ser visualizado ao final na forma de novas e vigorosas brotações. 😄

Essas brotações, inclusive, permitirão que voce possa analisar melhor a planta e selecionar galhos mais bem posicionados, com que formar uma estruturação mais interessante que a atual. Deixe os galhos crescerem livremente, sem podar. Carmona é melhor cultivada em meia sombra. Prefira, então, expor ao sol apenas pela manhã, evitando o sol forte da tarde. Rega só uma vez ao dia, preferencialmente ao final da tarde, mas apenas se o solo estiver seco. 😄
G-R22/11/2010 21:03
Agradeço a todos (Wagner, pedrojorge e nickyfury) pelas informações.

Tô vendo que o melhor é deixar para mexer só no ano que vem.

Nickyfury, pelo menos eu já estava fazendo o correto quanto à exposição ao sol e rega, ótimas informações. Quanto às novas brotações, ela já está com várias novidades, só que eu cortei algumas, após a 4ª folha, na intenção de novas brotações (cresce/corta), é melhor deixar crescer livremente?
nickyfury23/11/2010 09:50
bonsai
GR, é como escrevi: melhor deixar crescer livremente, sem podar. Novos galhos irão brotar dos galhos antigos nas junções onde surgem as folhas. Isso significa que, ao separar um determinado grupo de folhas, vc poderá ver que elas indicam a formação de um novo galho. Basta, então, retirar as folhas maiores e mais próximas do tronco, deixando apenas um par na ponta. Esse par irá se desenvolver, formando novo galho.

Com a aplicação dessa técnica, consegue-se ramificação lateral nos galhos, na carmona. Fácil, né? Graças a isso, pode-se escolher onde se quer os galhos laterais no galho principal, bem como galhos laterais nos galhos laterais, ramificando. Lembre-se que um galho de arvore na natureza apresenta justamente esse aspecto: uma mão espalmada com todos os dedos separados. Buscamos isso num galho de bonsai e o caminho, ao menos na carmona, para conseguir isso é o indicado acima.

Mas, até lá, é preciso deixar os galhos alongarem-se bastante, para linificarem, isto é, adquirir consistência madura, com a cor ficando mais escura, o que indica maturidade do galho. Aí sim, pode-se reduzir seu comprimento e buscar as brotações laterais que indiquei acima. 😉
Pedro Reimão23/11/2010 13:07
Nickfury, em sua opinião de um modo geral é melhor deixar as plantas crescerem ate o proxiumo inverno para que sejam aramadas e podadas?
G-R23/11/2010 23:11
Nickyfury,
Com essa afirmação: "Basta, então, retirar as folhas maiores e mais próximas do tronco, deixando apenas um par na ponta", essa par nas pontas seriam as últimas folhas do galho? Devo então tirar todas as folhas do galho? Ou apenas na junção onde pretendo que nasça nova brotação?

Por fim, vc coloca que "é preciso deixar os galhos alongarem-se bastante", isso quer dizer que esse processo de retirada das folhas só deve ser feito futuramente tb?

Desde já agradeço pela compreensão quanto as perguntas de um principiante. Vejo que vcs são sempre muito atenciosos com todos, e isso é uma das coisas pelo qual me interessei pela arte do bonsai: todos têm o intuito de se ajudar.

Valeu.
nickyfury24/11/2010 09:02
bonsai
GR, num galho qualquer temos "N" galhos laterais, que por sua vez terão tambem galhos laterais. A isso se chama ramificação fina, significando que, com esse método, pode ser formado uma estruturação de ramos ou galhinhos laterais, o que proporciona uma boa densificação numa planta.

A opção sugerida por mim, então, é para a formação de vários galhos laterais num determinado galho. Pode ser conseguida com a retirada das folhas iniciais, isto é, que brotam em "tufos" ao longo de um galho qualquer. Retirando-as, vc estimula que as brotações que ficam, sendo de folhas mais novas, irão dar ensejo ao crescimento e desenvolvimento de um galho lateral.

Observe na foto abaixo, onde eu seguro um galhinho que possui galhos laterais. Os dois novos galhinhos mais altos foram conseguidos usando essa técnica. Com eles, irei formar novos galhos, abrindo novas ramificações finas, aumentando a area ramificada desse galho em especial:





Esse galhinho, porém, não ficará muito tempo, nem permitirei que cresça em demasia, pois preciso de um ramo extra, não de um galho longo novo. Veja na imagem abaixo um galho bem ramificado, em que deverei formar outras ramificações, para melhorar:



Todos os galhos dessa planta estão sendo trabalhados nesse sentido. Seleciono um tufo, geralmente o mais próximo da área em que desejo um galho lateral, retiro as folhas mais antigas da base do tufo (de verde mais escuro, portanto, mais velhas), e aguardo a brotação surgir, que irá se desenvolver em um novo galhinho. Deixo crescer até determinado ponto, depois corto no tamanho aproximado do galho que pretendo formar ali:





Observe que, além de conseguir otimizar uma ramificação fina, ao mesmo tempo obtenho densificação, isto é, uma massa verde mais intensa e próxima do tronco. Veja o detalhe abaixo, de um novo galho obtido com esse recurso:



Na foto abaixo, o tachiagari dessa carmona, ainda num vaso de treinamento, pois falta um queijo e uma rapadura para chegar ao ponto final, portanto, ainda é um pré bonsai:



Abaixo, uma nova planta, que foi deixada crescer no chão nos ultimos tres anos, e que retirei há um ano. Aguardei a brotação de novos galhos, para então selecionar os que estavam mais bem posicionados, iniciando com eles a estruturação aerea da planta:



Veja que as brotações ainda estão numa fase bem inicial. É preciso, portanto, deixar os galhos alongarem-se bem, antes de cortar, reduzindo seu tamanho. Aguardo tambem uma boa linificação, isto é, a madeira do galho deverá ter um bom cerne, antes de ser cortada. Mas isso não impede que, aos poucos, vá selecionando os tufos que irão originar novos galhos laterais:



Os galhos laterais podem ser formados quase que só na base da poda de refinamento. Mas para formar um tronco com boa conicidade e movimento, é preciso selecionar o galho mais bem posicionado, eleito como galho apical, e aramar:



Aqui, um detalhe de um dos galhinhos, onde aparecem alguns "tufos" bem iniciais. Neles, retiro duas folhas maiores e mais velhas, para forçar a ramificação lateral:





A cor verde escura das folhas mostra que estão prontas para serem retiradas da base do "tufo", liberando um novo segmento na area escolhida:



Galhos na base do tronco ou próximas a cortes podem ser mantidos por um período, como forma de corrigir algum defeito ou permitir uma cicatrização melhor no corte:



Fora isso, devem ser prontamente eliminados, pois irão subtrair energia da planta necessária nos pontos mais importantes. No detalhe, um galhinho ainda "verde", isto é, que não está devidamente linificado para permitir formação de ramificação lateral. A cor da madeira deve ser mais escura, o que denota madurecimento:



Nessa outra planta, observe a boa densificação, com os "tufos" bem próximos uns dos outros. Isso permite uma seleção criteriosa e bem proporcional, em termos de posição correta, na hora de escolher os galhos das ramificações laterais. Esses galhos serão deixados crescer livremente pelos próximos dois anos:





Como a planta anterior, um galho apical foi selecionado e aramado, para formar conicidade e movimento continuado ao tronco:



Observe a cor verde escura da folha que seguro, em relação as mais próximas. Isso aponta que ela pode ser retirada, oportunamente, para permitir a ramificação lateral:



Nessa outra carmona, alguns galhos mais bem posicionados foram mantidos. Seu crescimento vigoroso foi estimulado, devendo ser mantidos longos para engrossar pelos próximos tres anos. Findo esse prazo, terão seu comprimento bem reduzido, algo em torno de no máximo um palmo cada, para então serem reiniciados com vistas a formação estrutural lateral:





No caso dessa planta, em que o tronco apresenta um bom diametro, e sua altura devendo ficar nuns 30 a 40 cm, ainda é prematura a formação de ramificação lateral. Por isso os galhos foram estimulados em seu crescimento alongado, o que irá favorecer o engrossamento deles:





Tachiagari:



A cor verde escura denota, ainda, o cultivo em local sombreado (embaixo de uma mangueira bem copada), sendo que o substrato ideal, para essa fase, é composto basicamente de matéria organica em decomposição, com pouco pedrisco e pouco caco ceramico.

Bem, espero que as fotos e explicações possam auxiliar o entendimento quanto ao emprego da técnica que mencionei. 😉

Pedro Jorge, quanto a sua pergunta, gostaria que o nobre colega explicasse se está relacionada ao cultivo da carmona ou a outras espécies. 😲
Leandro Ferraz24/11/2010 09:39
Nicky aproveitando sua aula esses ganho finos da carmona se estaquear eles enraizam facil? ou tem algum outro meio de propagação?
G-R24/11/2010 23:14
Caramba, uma verdadeira aula!

Valeu mesmo pela explicação. Vou tentar seguir as orientação e após um período tiro novas fotos e publico.

Só reparei uma coisa, nas suas fotos verifiquei vários tufos com muitas folhas e na minha carmona não brota tantas folhas assim nos tufos (no máximo 4 folhas), será que necessita de um melhor substrato e hormônio enraizante ajudaria?

Leandro, sobre a sua pergunta eu posso dizer que a carmona enraíza fácil sim, mas o nickyfury pode responder com melhor propriedade, com certeza - hehehe...

No mais nickyfury, outra vez agradeço pelas preciosas dicas!