Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda c Identificação-Que espécie de Fícus?

Donegá21/11/2010 17:48
Ajuda c Identificação-Que espécie de Fícus?
Olá Amigos,

Recolhi esta pequena muda, encrustrada na casca de um coqueiro ao lado das matrizes das fotos abaixo, gostaria que me ajudassem a identificar.

Abraços.
Pozzana21/11/2010 22:02
microcarpa
nickyfury22/11/2010 19:02
bonsai
As arvores em questão são ficus? Para mim parece a variedade Benjamina. 😲 Por que não aproveita e retira uma das raizes laterais dessas matrizes e forma um lindo bonsai a partir delas? Sugiro um alporque parcial (a parte a ser enraizada fica voltada para dentro do solo, evitando que alguem venha e retire antes da hora). Ou, então, suba na arvore e faça um alporque num galho mais grosso. 😄
Pozzana22/11/2010 19:45
As árvores grandes parecem ficus.
Já a planta do Donegá me parecem algo como uma muda de pitangueira, tangerina ou limão... basta macerar uma folha e cheirar para o veredito.
Donegá22/11/2010 21:18
Olá Amigos,

Com certeza é uma muda destas matrizes, que tb com certeza são fícus, porém fiquei na dúvida entre microcarpa e retusa, vejam que a folha tem formação contrária a das benjaminas que são mais arredondadas perto do pecíolo e mais pontiagudas nas extremidades, já esta é mais fina perto do pecíolo e mais arredondada nas extremidades. Qto a fazer um alporque ou retirar uma raiz, é quase imposível, pois estas árvores estão em um parque municipal muito vijiado, só consegui esta pq estava enraizada em uma palmeira ao lado destas matrizes, mesmo assim o guarda veio tirar satisfação, só me deixou retirar pq mostrei a ele que ela estava estragando o tronco da palmeira que estava bem podre no local onde ela estava.
Pozzana23/11/2010 09:58
microcarpa e retusa são a mesma espécie, certo?
Donegá23/11/2010 21:15
Posso estar enganado,

Mas pelo que andei pesquisando a retusa e uma derivação da microcarpa, porém a ramificação ñ é tão boa qto da microcarpa e a redução do tamanho das folhas tb é difícil.
Moreno23/11/2010 21:38
para mim é microcarpa com certeza, tem uma avenida cheia deles em minha cidade...
o retusa nunca vi grande, plantado por ai, apenas para bonsais...
Pozzana10/12/2010 00:09
F. Microcarpa e F. retusa são a mesma espécie segundo o livro "Figueiras do Brasil".
As designações Ficus retusa e F. nitida hoje são consideradas errôneas - (Corner, 1960).
Ricardo Paiva10/12/2010 00:22
Microcarpa.
Donegá10/12/2010 17:57
Olá amigos,

Obrigado pela ajuda.

Abraços.