Rogerio Shiratori23/11/2010 13:15
Brotos secando e planta morre
Olá amigos.
Estou tendo um problema quando coleto Azaléias e faço uma poda drástica nas mesmas.
Elas começam a brotar todas e parece que vão crescer lindas, mas não sei por qual motivo os brotos começas a secar e a planta morre.
O que posso estar fazendo de errado? Já perdi 3 azaléias e sempre com o mesmo problema. Uma até uns dias atrás estava cheia de brotos novos e as folhas estavam começando a crescer...me animei, mas logo elas começaram a secar as folhas e posteriormente vieram a óbito....
Alguem me ajuda?
abraço
Elio23/11/2010 13:34
Bom, Rogério, uma das explicações, creio eu, é que agora não é epoca de se fazer yamadori.
Outras, pode ser substrato, rega, quantidade de raízes que restaram, insolação, poda drástica,..........
abraço
Faugustobr23/11/2010 13:34
Rogério,
se possível coloque algumas fotos, fale sobre o substrato que você está usando, adubação, regas diárias, quantidade de luz solar que recebe e etc...
Abraço,
Fábio
Rogerio Shiratori23/11/2010 15:03
Então, elas não estão plantadas em vasos ainda nem nada. Eu coletei do chão da minha chácara e fiz uma poda drástica para redução do tamanho. Plantei em 40%areia 20% pedrisco 30% terra vegetal 20% terra vermelha granulada.
Rego sempre que o solo perde a umidade e borrifo água em dias mto quentes durante a noite para estimular brotação.
Ai elas brotam que é uma beleza...parecem que vão vingar....,, mas ai com 1 mês dpois os brotos começam a secar e a planta vem a óbito..!!
Elas foram retiradas com boas raizes, bem plantadas e estou regando como sempre fiz e mantendo em meia sombra, sem sol direto. Tenho ótimos resultados com todas as espécies dessa forma, menos com a azaléia que insiste em me chatear...rs
Leandro Ferraz23/11/2010 15:10
vou acompanhar o topico...
já matei 3 também igual ficam bonitas depois seca do nada...
a ultima ate flor soltou mais depois obito...
Mcdonald30/11/2010 00:46
olá pessoal... bom sou iniciante mas vou contar o que aconteceu comigo e mais 4 azaleias...
Eu acho q o erro está no substrato pois eu ouço falar q azaleia tem raizes muito finas e prefere substrato orgânico...
transplantei as 4 com 20% areia grossa, 20%terra vegetal e o restante com folhas apodrecidas esfareladas com a mão colhidas numa mata aqui perto de casa.. não perdi nenhuma. ahhh e sombra pelo menos por 20 diase rega somente quando o substrato está seco mesmo...
bom isso foi o que deu certo pra mim...
abração
Elio30/11/2010 14:55
Realmente, Mc, a azaléia precisa de substrato mais orgânico, pH baixo e leve (como diz o mestre Hidaka). Não pode ser substrato duro, pesado.
abraço