YAMADORI - ORIENTAÇÕES.........
Elio23/11/2010 14:01
YAMADORI - ORIENTAÇÕES.........
Pessoal, longe de ser um expert mas, aprendi na pele o que é fazer YAMADORI e transplantes fora de época.
Tenho visto no fórum, últimamente, muitos pedindo orientações; outros perguntando o que está acontecendo com sua planta após o yamadori.
Se transplante tem época certa (final do inverno ou início da primavera), falando em região Sul e Sudester,imaginem o YAMADORI, onde, normalmente, vc retira a planta do chão e a maioria das raízes ciliares (boca da planta) ficam no solo.
Feito isso na época certa já é um risco. Fora de época, é uma temeridade.
Não é sem razão que, dependendo do porte, se requer fazer a sangria e só depois de muitos meses realizar o YAMADORI.
O outono também se presta para fazer TRANSPLANTE de certas espécies (frutíferas, principalmente)
Mas, YAMADORI, deixemos para o final do inverno e não correremos o risco de ficarmos angustiados porque a planta não rebrota, ou rebrota e já secam os brotos.
Um grande abraço
Faugustobr23/11/2010 14:08
Elio,
Congratulações pela iniciativa e explicação.
Abraço,
Fábio
SEKI - Elio Luis Secchi23/11/2010 14:26
Meux Xará. Muito importante sua postagem sobre este assunto. Muitas boas plantas são mortas por serem coletadas na época errada. Muitos se preocupam em o que fazer, o que usar, vaso, substrato, enraizador, rega, tudo mais e esquecem ou não pergutnam o principal, que é a ÉPOCA.
Assino em baixo de tudo o que você colocou, especialemente em se tratando de região sul e sudeste.
Yamadori fora de época é quase certeza de óbito da planta.
abraço
Elio23/11/2010 14:41
Xará, bem lembrado a questão de REGIÕES. Já fiz a correção no texto inicial!
abração, brother!
Leandro Ferraz23/11/2010 15:17
mais YAMADORI durante a primavera não é aconselhado?
somente no inicio?
Elio24/11/2010 11:13
Leandro, depois que a planta largou intensa brotação, não é conveniente abortar!
abraço
Leandro Ferraz24/11/2010 11:31
eu confundo sempre essa questão das estações do ano.
aqui no centro-oeste temos praticamente duas estações a das chuvas e da seca os mais velhos sempre diz que quando chove é que ta no inverno, mais pelo calendário estamos na primavera e verão.
isso sempre me confundiu...
Elio24/11/2010 13:52
Leandro, veja no texto inicial, que o meu Xará me lembrou, eu citei que essas orientações servem para o Sul e Sudeste.
Sei que demais regiões a coisa é diferente. Existe estação da chuva e da seca.
Aí, quem pode melhor orientar nessa situação é o próprio pessoal daí.
De qualquer maneira a época melhor é quando as gemas começam a intumescer, ficarem gordinhas..........
Abraço
Renato Rodrigues Roehrs26/11/2010 10:32
Gente, mudando um pouco de saco pra mala...
E alporquia realizada no início desta primavera em um ulmus plantado no chão?
Aconselham a retirada dos alporques por agora?
Abraços e obrigado.
Elio26/11/2010 11:20
Renato, algumas considerações:
1. Já tem bastante raízes ?
2. Em se tratando de Ulmus, é uma planta resistente
3. Região sul, onde vc reside, não tem o sol inclemente do Norte/Nordeste
4. Deixar à sombra por uns 30 dias até as novas raízes começarem a cumprir suas funções.
5. Não esquecer de selar a parte do corte, tanto do alporque como da matriz.
6. Se deixar para o início de outono, talvez fique com muitas raízes novas enroladas e depois vc terá muita dificuldade para ajeitar o nebari.
Acho que é isso aí. A decisão de tirar é tua................hehehehehe!
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi26/11/2010 15:08
Renato, em suma é o que meu xará colocou aí. Adicionando que agora sendo já meio quente e a perda de água pelas folhas é mais intensa, tem que equilibrar, deixando menor quantidade de galhos e folhas no alporque retirado, a fim de compensar a pequena "boca" (raizes ainda pequenas) que a nova planta tem...
abraço