Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bouganvilea Yamadori

12
Roni29/11/2010 18:24
Bouganvilea Yamadori
Esta bouganvilea apresenta uma base muito interessante, até mesmo porque já traz alguns buracos naturais na base, foi coletada recentemente, mas já apresenta recuperação, então desde já venho pedir a opnião dos colegas para condução/estilo a seguir.

Por enquanto eu não a menor idéia do que fazer com ela em relação a condução e estilo.
Filipe Henrique29/11/2010 18:33
BRUTAÇO!!
HEHEHEHE

com certeza tem um futuro promissor.

da uma olhada na minha,
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10432&highlight=filipe

deixa ela se recuoerar bem e intaum ela mesma vai dar uma boa dica de como conduzi-la.

e nos aqui do forum ajudamos a interpretar as vontades dela!
hehehee

ela ainda esta na areia certo, tem quanto tempo de planta nesse substrato?

acho que primeiro é assim que possivel replanta-la em uma bacia mais larga e com um substrato adequado que ainda não encontrei.
depois das novas brotações fica mais facil dar pitacos.
com certeza é um topico que acompanharei !

parabens pelo achado!
abraços
Filipe Henrique29/11/2010 18:36
acho tb que seria melhor que ao replanta-la, mudase a inclinação fazendo com que o tronco da direita da foto abaixo fique mais na vertical.

acredito que deve ajudar a visuailizar projeções pq dessa forma ha uma conicidade favoravel.

abraços
Roni29/11/2010 18:49
Bouganvilea Yamadori
Felipe

Vi a sua planta, realmente conseguiu uma boa evolução com ela, parabéns. Quanto ao substrato da minha, está composta por pedrisco de telha, terra vegetal e um pouco de terra pura (solo), a areia que pode ser vista na foto esta somente por cima, numa camada de aproximadamente 5cm.

O vaso é realmente pequeno, mas era o que tinha no momento, posteriomente vou mudá-la para uma maior.

E quanto ao substrato, será que somente areia, num primeiro momento após o transplante seria o mais indicado?!!!!!!!
Filipe Henrique29/11/2010 19:20
acredito que não, somente areia usa-se quando a planta ainda não tem raizes (uma estaca) ou quando ha necessidade de se recuperar o sistema radicular.
já que ela esta nesse substrato que acredito não ser o mais indicado porem não é de todo ruim, seria bom colacar a planta em sol pleno, caso já tenha pelomenos 30 dias de replantada.
nao vou me arriscar a recomendar um substato pois o meu ainda não apresenta o desenvolvimento que espero para a planta.
eu tenho usado cacos de argila expandida 40%, 10% pedriscos e os outros 50% casca de pinus triturada. granulação media de 3mm.
quanto ao vaso, ela aquenta as pontas nesse ai por um bom tempo, mas acho que um mais largo pode ajudar na formação do nebary

abraços
André Luiz Santos29/11/2010 20:41
Isso não é um URO...é uma Bat-caverna!...Bonito e exótico.Assim que possível e seguro pra saúde da planta, coloque-a numa bacia.Valeu Roni!
O Filipe,porque tu não me falou desse tópico seu cara?!...muito boa o desenvolvimento do seu bonsai,manero!
Filipe Henrique29/11/2010 21:58
huashuas
bate caverna!
rs

intaum, já que vc gostou olha o desenvolvimento desse ficus.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9363&highlight=

abraços
André Luiz Santos29/11/2010 23:10
É...Sr. Filipe, você é chegou aqui em casa cheio de papo mole...e tal...você é um esconde leite...!!!rs
Roni30/11/2010 12:05
André Luiz;

Gostei da Bat Caverna, realmente são interessantes esses uros desta planta e assim que tiver um tempinho, vou tratá-lospara que não apodreça o tronco da planta.

Felipe;

Considerando que a planta tinha um troncão comprido abaixo de que está enterrado, o qual foi cortado aproximadamente uns 40cms, foram embora juntos uma boa quantidade de raízes capilares, ficando ainda algumas, mas não muito, então considero que i ideal teria sido colocar somente na areia, correto?
Porém no momento acho que o melhor mesmo é não mexer nela por enquanto.
Nikkei 10030/11/2010 19:46
Faz quanto tempo que está aí? Isto marrom em cima da bat caverna é terra?
Ricardo Paiva30/11/2010 20:55
Bom material Roni, cheio de possibilidades.
Apenasr de natural e de analisar bem as possibilidades, não consigo ver um trabalho legal com a Batcaverna.
Se minha, baseado na última foto, separava e fazia 2 plantas: um shokkan com o da esquerda e um han-kengai com o da direita.
Filipe Henrique01/12/2010 14:40
Roni,

eu particularmente, não gosto muito de usar areia pura, evito ao maximo, pois depois vc tem que fazer uma troca de substrato dentro de pouco tempo para que a planta possa cresscer com maior vigor. No seu caso acredito que não se fez necessario, a planta esta brotando afinal. Concordo com vc em não mexer nela agora até pq como eu disse anteriormente acho que o substrato não é ruim assim como o substrato que eu tenho usado tb não é ruim, mas acho que podemos melhorar ... vejo buganvilleas sempre com um vigor maior que a minha...

quanto ao estilo, deixa o Alexandre ver isso que ele resolve rapidinho o rumo da prosa!o cara é ninja!
rsrsrsr

Andre,
escondo nada... rsrsrs
alem disso, deu umargem a uma ambiguidade de buteco essa frase sua! haushuashaushas

aparece ai pow!
ta convidado, é só marcar, de preferencia a partir do dia 10. que é quando vou estar mais folgado.

abraços
Tiago R01/12/2010 15:43
Bonita, dê uma olhada aqui: http://www.youtube.com/watch?v=pvs3RmuNk5E
André Luiz Santos01/12/2010 16:08
Koé Filipe!!! ....!!! kkkkkk
Vacilei mesmo...mas ta valendo!
André Luiz Santos01/12/2010 17:13
Concordo com o Ricardo, minha opinião é a seguinte: por mim o Batman se F..., que fique sem teto!!! Ta exótico o Uro gigante, mas não combina com estilo nenhum de Bonsai, fiz uma projeção...Eu dividiria o teto da Bat-caverna, estilo tronco rachado,no interior dele e onde tem o X rosa é onde entraria o trabalho com madeira morta, passando o produto pra ficar branco, não pintei de branco na foto pra não atrapalhar na visualização...Eu acho que ficaria bakana, um tronco rachadão cheio de madeira exposta...com flores então...pow...viagem hein!!!
Ricardo Paiva02/12/2010 02:30
Amigos, gostaria de pedir a gentileza que não sejam utilizados palavrões. temos muitos jovens, até mesmo crianças acessando o fórum. Também acredito que estas palavras possam ser substituidas facilmente.
Obrigado pela compreensão.
Renato Rodrigues Roehrs02/12/2010 08:38
Eu deixaria a batcaverna... mais natural que isso???
Não pode ficar...

O trabalho forte deve ser feito na copa!

Abraços.
Roni02/12/2010 09:16
Nikey 100;

Não há terra sobre a Bat Caverna, é madeira da planta mesmo, só que está suja pois estava enterrada, ela está neste vaso há aproximadamente 30 dias.

Ricardo Paiva;

Não entendi muito bem como seria a sua susgestão de fazer duas plantas, o que você sugere é mais ou menos o que o André Luiz desenhou? Caso não seja isto, acho inviável separar a planta pois teria que rachar a base do tronco para que os dois lados ficassem com raízes.

André Luiz;

Gostei da sua sugestão e até que surja algo novo, acho uma boa opção para a planta, obrigado.
Roni02/12/2010 09:19
Renato Rodrigues;

Também acho muito interessante e natural o uro, o que ocorre é que até o momento não consegui visualizar nenhuma condução para a planta aproveitando o mesmo.

Tiago R;

Obrigado pelo vídeo.
Tiago R02/12/2010 13:35
Eu deixaria a caverna, afinal é um material diferenciado. Fazer um trabalho legal na madeira...

Para seguir as regras mesmo, você encontra outro material.

Outro vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=9xqfbiqbjT8
Filipe Henrique02/12/2010 15:43
Roni,
SÓ PRA retificar oq disse no principio,

seria interessante deixar a planta se recuperar pelomenos durante uns seis meses.
a projeção do andre é boa tem a opição sugeriada pelo Ricardo Paiva oferece a oportunidade de aproveitar o material em mais de uma planta, mas dependo das brotações, e isso só vem com o tempo, vc poode tvir a ter mais possibilidades até lá o melhor é ir observando e analisando todas as formas angulos e estilos ate que vc verifique a viabilidade do projeto sugerido ou ahce algum outro que lhe agrade.
nesse topico da minha buga que postei aqui não aparece, mas da coleta do material até a 1ª intervenção foi quase um ano de espera. Pra só intaum, depois de replantada em outro angulo com as possibilidades que as novas brotações ofereceram e algumas podas para facilitar a visualização do material veio o iluminado projeto do Alexandre.

o segredo agora é sol pleno e dak + uns 20 dias começar uma adubação leve, arrisco sugerir uma adubação folhar, mas isso prefiro deixar pros mais experientes falar, adubação é um ponto falho meu.

abraços
Alexandre S. Coelho02/12/2010 16:23
Oi pessoal

É isso mesmo... Deixa ela mais ou menos um ano em recuperação! Esta espécie as vezes passa um tempão brotando e não desenvolve um bom sistema de raízes 🙁

Depois disto eu apostaria na "bat caverna" 😂 😂 😂
Filipe Henrique02/12/2010 19:32
Eu sou fã de carteirinha dese cara!

😄 😄 😄 😄

abraços
Filipe Henrique02/12/2010 19:33
só lembrando, deixa ela se recuperar, da pra seguir o projeto com armação sem fazer as podas agora.
Henrique Ribeiro02/12/2010 20:26
Acompanhando... 😄
12