neiluis30/11/2010 12:33
duvida com vermiculita
ola pessoal tenho uma duvida aqui posso substituir o caco de telhe e ou tijolo por vermiculita?
Elio30/11/2010 15:04
Neiluis, não recomendo.
A vermiculita retém muita umidade, ainda mais na nossa região (Sul).
abraço
neiluis30/11/2010 15:26
e se utilizar meio a meio?
Elio30/11/2010 15:36
Neiluis, depende do restante que compõe o teu substrato.
Vc pode me dizer a composição e qual espécie de planta vc quer colocar nesse substrato?
abraço
neiluis30/11/2010 15:45
nao elio seria em um geral nao e para uma especie especifica
mais estava pensando em usar
50% material drenante (25% pedrisco 25% vermiculita)
25% areiao
25% terra preta
mais ou menos esta base
claro que dependera da especie
Elio30/11/2010 16:57
Neiluis, nessa tua composição eu usaria, no máximo 10% de vermiculita.
No material drenate (pedrisco e areia) seria interessante substituir um pouco com material que retèm umidade sem encharcar: Caco de telha, casca de pinus, argila expandida triturada. Esses materiais retém umidade e nutrintes sem encharcar o que não é o caso da vermiculita que, em grande quantidade, encharca.
abraço
neiluis30/11/2010 17:58
ok elio vou seguir sua dica
valeu ai pela duvida sanada...
leonardo acris30/11/2010 19:51
ja pesquisei muito sobre substrato, hoje em dia estou utilizando o seguinte, e estou tendo um otimo resultado.
40% de turfa ( otimo material recomendo a todos)
20% de argila espandida
20% de terra vegetal
10% vermicculita
10% pedrico
o que voces acham?
Elio30/11/2010 22:21
Leonardo, na tua composição vc tem 30% de material drenante que, considerando o clima daí e, principalmente, se as plantas estão bem...........então está tudo bem.
Já, na minha região, preciso aumentar o percentual de matéria drenante.
abraço
Renato Rodrigues Roehrs01/12/2010 09:12
Elio e Leonardo, acabei de chegar no meu trabalho e passei antes na Casa do Salpique aqui em Porto Alegre.
Adquiri para dividir entre o Nei Luis e eu, saca de 25kg de seixo (10mm), saca de 10kg de vermiculita e saca de 40kg de pedrisco ônix (2mm).
Eu gosto do pedrisco ônix de 5mm, que já usei anteriormente, mas estava em falta.
Vamos montar o substrato neste final de semana.
Eu costumo utilizar a casca de pinus e terra preta na composição também, nas seguintes proporções;
10% - vermiculita,
10% - casca de pinus,
20% - terra preta,
60% - pedrisco (desta vez vou fazer um 30%-10mm-seixo e 30%-2mm-ônix).
Que vocês acham desta composição?
Abraço e obrigado.
neiluis01/12/2010 10:20
e oque vcs acham...
rsrsrsrs
PS.: eu so o nei luis
rsrsrsr
leonardo acris01/12/2010 13:14
galera da uma lida nesse artigo, muito bom, fala sobre cada componemte de um otimo substrato
http://www.bonsai.aveiro.co.pt/artigos/criacao-de-compostos-para-bonsai-art3.htmlElio01/12/2010 14:14
Renato e Neiluis!
Creio que a mistura está boa, para coníferas.
Já para mirtáceas, por exemplo, poderia diminuir o pedrisco e aumentar matéria orgânica. Azaléia então, aumentar bem a casca de pinus.
Antigamente eu usava terra (com o tempo ela compacta).
Depois passei a usar Turfa, no lugar (muito bom). Só que aqueles pauzinhos ficam na superfície do substrato e depois com a água, caem fora do vaso, deixando as prateleiras sujas.
3 anos atrás achei o Plantimax Florestais da Eucatex. Excelente. Não agrega, não compacta e tem carvão ativado, cascas, um pouco de nutrientes.
Só que a Eucatex fechou!!
Agora de depois de procurar muito: Biomix (não achei), Top Gardem (empelota muito), acebei achando o HOLAMBRA FLORESTAIS. Tem a mesma característica física do Plantimax.
Já comprei e vou começar a usar.
Todos esses citados, Biomix, Plantimax, Holambra, Top gardem são chamados CONDICIONADORES DE SOLO por conta de serem composição de vários produtos e não são terra pura.
Não confundir com CORRETIVOS DE SOLO. ( base de calcáreos)
É isso aí pessoal, cada um acaba achando seu próprio substrato vendo o resultado em suas plantas.
abraço
neiluis01/12/2010 14:32
obrigado ai elio pelas dicas...